Pular para o conteúdo principal

O questionário arrogante dos seguidores de Chico Xavier

(Autor: Professor Caviar)

Os seguidores de Francisco Cândido Xavier são dotados de muito fanatismo. Mas, no Brasil em que muitos se promovem através da dissimulação de suas qualidades pouco agradáveis, as pessoas fingem que não existe fanatismo no "espiritismo" brasileiro, que a idolatria "inexiste" e que só há uma "admiração saudável" pelos "médiuns imperfeitos".

O que também chama a atenção é que os seguidores de Chico Xavier são temperamentais, vingativos, rancorosos e raivosos, contrariando o mito de que esses adeptos - alguns "não-sectários" - estão protegidos por energias elevadas, porque a menor contrariedade os transforma em pessoas altamente perigosas, a espumar ódio pela boca e pelo olhar.

Há muita gente assim, agindo com muita arrogância, se atrapalhando em argumentações frágeis e confusas, mas sempre apelando para a "posse da verdade", não assumidamente como tal, mas através do desespero de ficar sempre com a última palavra, ao menos.

Um exemplo são os dois responsáveis por um extinto portal hospedado pelo finado servidor Geocities, o Plenitude, Marcos Arduin e Jefferson, que com indisfarçável fúria desqualificaram os questionamentos do paranormal Padre Quevedo, recentemente falecido, ao "médium" Chico Xavier. Os textos hidrófobos dos dois chiquistas produzidos em 2003, podem ser lidos aqui.

Num desses textos, "Conclusão sobre as acusações do Padre Quevedo a Chico Xavier", os dois elaboram um questionário no qual se acham certos de que não ofereceriam respostas desfavoráveis ao "médium", que resolvemos reproduzir nesta postagem. O que surpreende é que, realmente, todas essas questões oferecem respostas desfavoráveis a Chico Xavier, sim.

Antes de apresentarmos esse questionário, mostremos o que dizem os dois, após mostrarem as referidas questões, com um pretensiosismo que incluiu até citação de um texto prolixo da Bíblia e a falsa modéstia em "não querer convencer, porque seria falta de caridade e a intenção é só mostrar o caminho":

"Poderíamos colocar várias questões, mas para que ? 

Não é nosso objetivo convencer quem não quer ser convencido, seria falta de caridade de nossa parte, vamos apenas mostrar o caminho... 

Recomendo ao Pe. Quevedo a leitura de um livro que nós temos em comum........A Bíblia........especialmente Tiago 3:1 

" Meus irmãos, não haja muitos entre vós a se arvorar em mestres, sabendo que seremos julgados mais severamente, por termos ofendido todos nós em muito. Se alguém não pecar por palavra, já é homem perfeito, capaz de governar com freio todo o corpo. Pomos freios na boca dos cavalos para que nos obedeçam e assim lhes governamos todo o corpo. Vede também os navios: por grandes que sejam e mesmo agitados por ventos impetuosos, um pequenino leme os governa segundo a vontade do piloto. Assim também a língua é um membro pequeno mas se gloria de grandes coisas. Vede como uma pequena chama basta para incendiar todo um grande bosque. Também a língua é um fogo. Como um mundo de iniquidade, a língua está entre nossos membros a contaminar todo o corpo. Inflama o ciclo de nossa existência, sendo atiçada pelo inferno. " 

Vamos então ao questionário:

1) Em toda vida de Chico Xavier, quantas pessoas Ele prejudicou ? 

Chico Xavier prejudicou milhares delas. Ao produzir "psicografia" de valor duvidoso e indícios de irregularidades, ele prejudicou a memória dos autores mortos famosos e das pessoas comuns falecidas. Ao defender a Teologia do Sofrimento, ele sonegou socorro a muitos sofredores, aos quais se pedia para aguentar as desgraças sob a desculpa de ser um "atalho para Deus". Em um livro "psicográfico", ele acusou os humildes frequentadores do Gran Circo Norte-Americano (destruído por um incêndio criminoso em Niterói, em 17/12/1961) de terem sido romanos sanguinários em suposta encarnação antiga. Ofendeu os amigos do falecido engenheiro e universitário Jair Presente chamando de "bobagem da grossa" a natural desconfiança dessa turma às supostas psicografias. Seduziu o viúvo de Irma de Castro Rocha, Meimei, o ex-atleta Arnaldo Rocha, que, fascinado pelas supostas psicografias, acabou virando parceiro do "médium". Defendendo a ditadura militar, Chico Xavier agiu em prejuízo das milhares de vítimas desse tenebroso regime. Só esses exemplos mostram o quanto teve gente que foi prejudicada por Chico Xavier, e são provas contundentes.

2) Em todos os livros Psicografados (mais de 400) quantos entraram em desalinho com a verdade ? 

Todos eles, sem a menor sombra de dúvida. Como a Doutrina Espírita original tinha um compromisso com a lógica e o bom senso (ferramentas que sustentam a verdade), sendo os livros lançados por Chico Xavier legítimos atestados de puro igrejismo, eles sempre entraram em desalinho com a verdade. Um bom exemplo é Nosso Lar, que concebe um "mundo espiritual" parecido com o da Terra, sem qualquer fundamento nem base teórica com um mínimo de racionalidade, o que é uma demonstração evidente de desonestidade intelectual do "médium". E há livros também com sérias falhas de abordagens históricas, como Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho e Há Dois Mil Anos.

3) Em qual dos livros, encontraremos mensagens que possa nos levar a cometer crimes ? 

Dependendo do crime, há vários indícios, sim. O próprio exemplo de Chico Xavier em produzir obras explicitamente fake - só em Parnaso de Além-Túmulo e na série "Humberto de Campos / Irmão X", a falsidade ideológica é um crime praticado, através do uso dos nomes de mortos ilustres, uma prática reprovada por Allan Kardec nas condições referentes, que envolvem mistificação, sensacionalismo e "despersonalização" e "universalização" de opiniões pessoais (de Chico Xavier, abertamente um ultraconservador). Quanto à Teologia do Sofrimento, o moralismo de Chico apelava para as pessoas nunca reclamarem nem questionarem, aguentando as desgraças em silêncio, o que significa sufocar a revolta dos sofredores extremos, que, em dado momento, mediante dificuldades intransponíveis, poderão cometer crimes que vão de furtos a homicídios. E o "espiritismo" brasileiro, embora se afirme contra o suicídio, apela para a ideia do "combate ao inimigo de si mesmo", o que, mesmo por acidente, pode ser uma sutil apologia ao suicídio. Esta apologia é um crime previsto no artigo 122 do Código Penal Brasileiro. Outro crime é o de charlatanismo, que aqui pode ser definido pelas pretensas psicografias que se tornam fraudulentas e produzidas, coletivamente, não pelos benfeitores do além-túmulo, mas por gente ambiciosa da Terra, ligada à Federação "Espírita" Brasileira.

4) Somente com as vendas dos livros, Chico poderia ter tido uma vida de regalias e riqueza, por que motivo viveu num lugar simples e humilde ? 

Ele teve vida "modesta" porque isso era um protocolo para se tornar um ídolo religioso. Mesmo assim, Chico Xavier teve regalias, sim. Era sustentado por terceiros, à maneira da realeza britânica, guardadas as diferenças de contexto. Ele apenas não mexia em dinheiro, mas vivia com significativo conforto mesmo no aparato de "humildade". Mas sempre viajava em bons aviões, era tratado como celebridade, vivia com muita fama e prestígio e acreditava que, no mundo espiritual, iria conquistar as riquezas de lá, "parecidas" com as da Terra. Nos seus últimos momentos de vida, Chico Xavier não foi internado no SUS, mas em um bom hospital de Uberaba. 

5) Qual o motivo que levaria Chico a "fingir" receber mensagens de desencarnados a troco de nada ? 

Muitas coisas. É o que lembra a literatura kardeciana quanto ao uso de "nomes ilustres" para enganar as pessoas e induzir conceitos mistificadores (como supostas "cidades espirituais" concebidas sem fundamento teórico algum e conceitos medievais como a Teologia do Sofrimento, que prega a aceitação da desgraça humana) se deixando valer do prestígio dos grandes escritores falecidos. No caso dos mortos comuns, Chico Xavier usou seus nomes para se promover pessoalmente, explorando de forma sensacionalista as tragédias humanas e criando histeria nas multidões de incautos, iludidos com o pretenso messianismo das "cartas mediúnicas" (que apresentavam irregularidades como denúncias de "leitura fria" e pesquisas bibliográficas).

6) O que leva um ser humano a ficar nas noites frias alimentando os pobres, sem receber nada em troca ? 

Desde quando Chico Xavier passava noites frias alimentando os pobres? Não há uma prova de que ele estava à noite na cozinha, produzindo sopas e refeições, e oferecer aos pobres como um misto de cozinheiro e garçom. Era só o que faltava criar uma atribuição a mais a Chico Xavier, o suposto "colecionador de qualidades": supor que ele também havia sido chef de cozinha. Quanto pensamento desejoso que molda a imagem de Chico Xavier ao gosto do freguês...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Publio Lentulus nunca existiu: é invenção de "Emmanuel" da Nóbrega! - Parte 3

OBS de Profeta Gandalf: Este estudo mostra que o personagem Publio Lentulus, utilizado pelo obsessor de Chico Xavier, Emmanuel, para tentar dizer que "esteve com Jesus", é um personagem fictício, de uma obra fictícia, mas com intenções reais de tentar estragar a doutrina espírita, difundindo muita mentira e travando a evolução espiritual. Testemunhos Lentulianos Por José Carlos Ferreira Fernandes - Blog Obras Psicografadas Considerações de Pesquisadores Espíritas acerca da Historicidade de Públio Lêntulo (1944) :   Em agosto de 1944, o periódico carioca “Jornal da Noite” publicou reportagens investigativas acerca da mediunidade de Francisco Cândido Xavier.   Nas suas edições de 09 e de 11 de agosto de 1944, encontram-se contra-argumentações espíritas defendendo tal mediunidade, inclusive em resposta a uma reportagem anterior (negando-a, e baseando seus argumentos, principalmente, na inexistência de “Públio Lêntulo”, uma das encarnações pretéritas do

Provas de que Chico Xavier NÃO foi enganado por Otília Diogo

 (Autor: Professor Caviar) Diante do caso do prefeito de São Paulo, João Dória Jr., que divulgou uma farsa alimentícia durante o evento Você e a Paz, encontro comandado por Divaldo Franco, o "médium" baiano, beneficiado pela omissão da imprensa, tenta se redimir da responsabilidade de ter homenageado o político e deixado ele divulgar o produto vestindo a camiseta do referido evento. Isso lembra um caso em que um "médium" tentava se livrar da responsabilidade de seus piores atos, como se ser "médium espírita" permitisse o calote moral. Oficialmente, diz-se que o "médium" Francisco Cândido Xavier "havia sido enganado" pela farsante Otília Diogo. Isso é uma mentira descarada, sem pé nem cabeça. Essa constatação, para desespero dos "espíritas", não se baseia em mais um "manifesto de ódio" contra um "homem de bem", mas em fotos tiradas pelo próprio fotógrafo oficial, Nedyr Mendes da Rocha, solidário a

Um grave equívoco numa frase de Chico Xavier

(Autor: Professor Caviar) Pretenso sábio, o "médium" Francisco Cândido Xavier é uma das figuras mais blindadas do "espiritismo" brasileiro a ponto de até seus críticos terem medo de questioná-lo de maneira mais enérgica e aprofundada. Ele foi dado a dizer frases de efeito a partir dos anos 1970, quando seu mito de pretenso filantropo ganhou uma abordagem menos confusa que a de seu antigo tutor institucional, o ex-presidente da FEB, Antônio Wantuil de Freitas. Nessa nova abordagem, feita sob o respaldo da Rede Globo, Chico Xavier era trabalhado como ídolo religioso nos moldes que o jornalista católico inglês Malcolm Muggeridge havia feito no documentário Algo Bonito para Deus (Something Beautiful for God) , em relação a Madre Teresa de Calcutá. Para um público simplório que é o brasileiro, que anda com mania de pretensa "sabedoria de bolso", colecionando frases de diversas personalidades, umas admiráveis e outras nem tanto, sem que tivesse um