Pular para o conteúdo principal

"Cartas mediúnicas" de Chico Xavier eram uma forma de apoiar a ditadura militar

(Autor: Professor Caviar)

Tida como a "maior caridade" de Francisco Cândido Xavier, as chamadas "cartas mediúnicas", supostamente creditadas aos mortos que "enviaram" mensagens para os familiares que deixaram, foram na verdade um grande e terrível embuste.

Sabe-se que essas "psicografias" eram fraudes nas quais as informações colhidas, mesmo as mais "difíceis", eram obtidas através de "leitura fria" e de pesquisas bibliográficas. Houve casos de familiares de cidades distantes de Uberaba, como os de Jair Presente (1949-1974) que teriam enviado jornais para Chico Xavier se informar melhor sobre o caso.

A "leitura fria", vale lembrar, é um recurso da hipnose para colher informações através da interpretação subliminar de gestos e detalhes dados pelo entrevistado. O entrevistador, forjando um ar amistoso, tenta envolver o entrevistado emocionalmente e este lhe dá detalhes que nem tem ideia do que se tratam, e tem reações específicas diante de episódios narrados.

Assim, informações "difíceis" podem ser obtidas por uma interpretação subliminar, como o fato de, por exemplo, o falecido filho de uma senhora, por ele ter ido a praia surfar com os amigos e, em outras ocasiões, assistir às corridas de Fórmula Um na TV e a passear de moto durante a noite, mesmo que a senhora não informe, o entrevistador entenderá que o rapaz gosta de "esportes radicais" e desenha uma personalidade que coincide com os dados que não foram descritos pela depoente.

Voltando às "psicografias" propriamente ditas, além delas terem sido uma fraude, através dos truques mencionados, elas também causaram prejuízos, prolongando os lutos familiares através da ampla publicidade de tais tragédias e, além disso, explorando de forma sensacionalista tais ocorrências, promovendo a glamourização da morte ou mesmo da "vida após a morte", entendida à revelia da Ciência Espírita.

Mas um aspecto que chama a atenção é que as "cartas mediúnicas", que também pecavam por promover um espetáculo de catarse nas reuniões promovidas por Chico Xavier, verdadeiras orgias de fé e mistificação, é que essas atividades eram feitas para forçar o povo a apoiar a ditadura militar.

As "cartas mediúnicas" eram uma "cortina de fumaça" para desviar o povo pobre da indignação com os abusos da ditadura militar. E sua mensagem subliminar apelava para a aceitação das mortes ocorridas nos porões da repressão militar.

Dessa forma, a argumentação que se dava era que, se os parentes e amigos que faleceram de repente "estavam bem no mundo espiritual", então as vítimas da repressão militar "estavam em situação melhor ainda", o que fazia com que Chico Xavier agisse em benefício àqueles que promoveram a repressão militar.

Vale lembrar que Chico Xavier, no Pinga Fogo da TV Tupi, em 1971, considerou a repressão militar necessária, para "combater o radicalismo comunista". Além disso, o "médium" pedia aos brasileiros para rezarem em favor dos militares, porque eles estavam "construindo um reino de amor" para o Brasil futuro.

Diante disso, entendemos que, se um Jair Presente "está bem no mundo espiritual" - como se interromper um projeto de vida estimado em cerca de 60, 80 anos, fosse bom, o que não é verdade - , então Vladimir Herzog, Zuzu Angel, Stuart Angel, Rubens Paiva, Carlos Lamarca, Yara Yavelberg e Carlos Mariguella, entre outros, estão "muito felizes na verdadeira vida". Neste sentido, ponto para os militares que, sob a ótica de Chico Xavier, se cometeram "atos desumanos", irão "responder por eles" em outra vida, sob o "arbítrio de Deus".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Publio Lentulus nunca existiu: é invenção de "Emmanuel" da Nóbrega! - Parte 3

OBS de Profeta Gandalf: Este estudo mostra que o personagem Publio Lentulus, utilizado pelo obsessor de Chico Xavier, Emmanuel, para tentar dizer que "esteve com Jesus", é um personagem fictício, de uma obra fictícia, mas com intenções reais de tentar estragar a doutrina espírita, difundindo muita mentira e travando a evolução espiritual. Testemunhos Lentulianos Por José Carlos Ferreira Fernandes - Blog Obras Psicografadas Considerações de Pesquisadores Espíritas acerca da Historicidade de Públio Lêntulo (1944) :   Em agosto de 1944, o periódico carioca “Jornal da Noite” publicou reportagens investigativas acerca da mediunidade de Francisco Cândido Xavier.   Nas suas edições de 09 e de 11 de agosto de 1944, encontram-se contra-argumentações espíritas defendendo tal mediunidade, inclusive em resposta a uma reportagem anterior (negando-a, e baseando seus argumentos, principalmente, na inexistência de “Públio Lêntulo”, uma das encarnações pretéritas do

Provas de que Chico Xavier NÃO foi enganado por Otília Diogo

 (Autor: Professor Caviar) Diante do caso do prefeito de São Paulo, João Dória Jr., que divulgou uma farsa alimentícia durante o evento Você e a Paz, encontro comandado por Divaldo Franco, o "médium" baiano, beneficiado pela omissão da imprensa, tenta se redimir da responsabilidade de ter homenageado o político e deixado ele divulgar o produto vestindo a camiseta do referido evento. Isso lembra um caso em que um "médium" tentava se livrar da responsabilidade de seus piores atos, como se ser "médium espírita" permitisse o calote moral. Oficialmente, diz-se que o "médium" Francisco Cândido Xavier "havia sido enganado" pela farsante Otília Diogo. Isso é uma mentira descarada, sem pé nem cabeça. Essa constatação, para desespero dos "espíritas", não se baseia em mais um "manifesto de ódio" contra um "homem de bem", mas em fotos tiradas pelo próprio fotógrafo oficial, Nedyr Mendes da Rocha, solidário a

Um grave equívoco numa frase de Chico Xavier

(Autor: Professor Caviar) Pretenso sábio, o "médium" Francisco Cândido Xavier é uma das figuras mais blindadas do "espiritismo" brasileiro a ponto de até seus críticos terem medo de questioná-lo de maneira mais enérgica e aprofundada. Ele foi dado a dizer frases de efeito a partir dos anos 1970, quando seu mito de pretenso filantropo ganhou uma abordagem menos confusa que a de seu antigo tutor institucional, o ex-presidente da FEB, Antônio Wantuil de Freitas. Nessa nova abordagem, feita sob o respaldo da Rede Globo, Chico Xavier era trabalhado como ídolo religioso nos moldes que o jornalista católico inglês Malcolm Muggeridge havia feito no documentário Algo Bonito para Deus (Something Beautiful for God) , em relação a Madre Teresa de Calcutá. Para um público simplório que é o brasileiro, que anda com mania de pretensa "sabedoria de bolso", colecionando frases de diversas personalidades, umas admiráveis e outras nem tanto, sem que tivesse um