Pular para o conteúdo principal

Fatos que comprovam a impossibilidade de Chico Xavier ter sido a reencarnação de Allan Kardec


(Autor: Equipe Espírita Secular - via e-mail)

Apesar da própria FeB e de várias lideranças (como Raul Teixeira) terem afirmado que Chico Xavier não foi a reencarnação de Allan Kardec, a fé religiosa de seus seguidores, que não admitem fatos e sim convicções, ainda insiste com este absurdo, por ser mais confortável.

Mas nós, da equipe do site Espiritismo Secular, ao lermos um texto publicado aqui no dia 14/04, resolvemos enviar um e-mail, pedindo para que a equipe do Intruso Espírita publicasse como texto complementar ao que já foi publicado, pois nós temos os fatos que comprovam a impossibilidade de um beato religioso que reprovava a racionalidade ter sido a reencarnação de um cientista. 

É mais do que lógico ofato de Chico Xavier nunca ter sido Allan Kardec. Acreditamos que Chico Xavier, por afinidade de ideias e de postura, tenha sido a reencarnação de Jean Baptiste Roustaing, sendo inclusive uma espécie de tradutor brasileiro das ideias do advogado de Bordéus.

Vamos listar aqui uma série de fatos que servem como prova incontestável de que Chico Xavier nunca foi nem poderia ser a reencarnação de Allan Kardec. Os que ainda acreditam neste absurdo que continuem a espernear raivosos. Em tempos de pós verdade, muitos querem moldar a realidade de acordo com o seu gosto, não com o que de fato acontece.

CHOQUE IDEOLÓGICO

Quem acredita na possibilidade de Xavier ter sido Kardec nunca leu com atenção as obras de qualquer um dos dois. Quem leu percebeu um contraste violento. Chico e Kardec discordavam de quase tudo. Somente a ideia de vida pós morte e da comunicação com os mortos era ponto comum.

Chico Xavier transformou uma doutrina que deveria ser científica em uma igreja de fé cega, cheia de enxertos doutrinários, maioria vindo do Catolicismo medieval, dominante da Pedro Leopoldo do início do seculo XX. 

Xavier tinha muitos pontos em divergência com Kardec, desde a aversão a racionalidade até o conservadorismo político. Kardec era uma socialista convicto e de ideias progressistas. Chico era conservador, apoiou direitistas e em sua obra há  sinais de racismo e machismo, além do entusiasmado apoio a ditadura militar em sua pior fase. Kardec reprovaria as atitudes do beato mineiro.

Os fiéis brasileiros sempre preferiram o beato, reduzindo o codificador a um reles obeto de bajulação.Vários dos pontos da codificação foram esquecidos, pois os fiéis "espíritas", muitos também oriundos da igreja católica, acharam conveniente seguir esta espécie de Catolicismo reencarnacionista e sem batina e pompa. 

Mesmo assim, o verniz intelectual herdado da matriz francesa serviu como forma de autenticar vários dogmas tolos que contaminaram toda uma doutrina. A suposta intelectualidade do "Espiritismo" brasileiro sempre serviu de isca a atrair quem procurava uma religião diferenciada que na prática nunca foi além de uma igreja de fé cega, igualzinho às outras.

ESPIRITO NÃO REGRIDE EM SUA EVOLUÇÃO

Diz a codificação que espíritos nunca regridem. Para que Chico fosse a reencarnação de Kardec, esta definição deveria ter sido contestada. É evidente que Chico era muito mais atrasado em evolução que Kardec. Os que ainda acreditam na tese de que os dois eram um só, não sabem que a racionalidade é sempre mais avançada que o igrejismo crédulo.

Pois as ideias de Chico Xavier, todas herdadas do Catolicismo medieval, representaram um atraso muito grande de evolução espiritual. Kardec não retornaria ao mundo carnal defendendo ideias e postura piores das que defendia em vida anterior.

INTELECTUAL FALIDO

Na polêmica entrevista para o talk-show Pinga Fogo, da TV Tupi, em 1971, Chico Xavier havia dito que era a reencarnação de um intelectual falido. Apesar de não acreditarmos que  pessoas possam ter certeza de suas reencarnações anteriores, vamos considerar esta hipótese e analisá-la.

Quem seria o "intelectual falido"? Allan Kardec? Não poderia, pois não houve sinais de falência no trabalho de Kardec, que foi brilhante até o fim de sua vida. Mesmo doente, o pedagogo que estudou a comunicação espiritual não conseguiu produzir nada que fosse inferior ao de uma obra prima, dando um show de racionalidade e de objetividade.

Roustaing? Porque não? Jean Baptiste Roustaing dava sinais de que era um intelectual falido, que arruinou a sua capacidade intelectual com o igrejismo fuleiro cheio de contradições e absurdos, algo de acordo com a alucinada pieguice religiosa do beato mineiro.

ALLAN KARDEC ESCOLHEU REENCARNAR NO BRASIL?

A alucinada tese tem como únicas bases o prestígio que tanto Kardec (merecido) e Xavier (não-merecido) tem na doutrina brasileira e o desejo de fiéis mais fanáticos de que o Brasil seja "o povo escolhido" e por isso o lugar que o codificador teria escolhido para reencarnar.

Isso é uma bobagem e não serve de prova para que os dois tenham sido um só. É na verdade uma fake news criada para satisfazer o pensamento desejoso (wishful thinking) de um bando de fanáticos com baixa auto-estima a achar que um país subdesenvolvido e de mentalidade medíocre liderasse o planeta nos assuntos relativos a espiritualidade. Uma tolice a apenas satisfazer tolos.

O CASO OSWALDO POLIDORO

O "Espiritismo" brasileiro é cheio de condições, mesmo entre os deturpadores. É uma religião feita de disses-me-disses, onde cada um inventa uma tese a seu gosto e difunde, em geral derrubando uma tese contraria, igualmente difundida em palestras em "centros".

Mesmo com uma imensa quantidade de fiéis preferindo aceitar a tola tese de que, mesmo divergentes, Chico e o codificador seriam uma só pessoa, um líder "espírita" se assumiu como reencarnação de Allan Kardec: Osvaldo Polidoro, já falecido no natal de 2000.

Polidoro se afirmava reencarnação de Allan Kardec, apesar de ser, da mesma forma que Chico Xavier, contradizente ao codificador. Osvaldo criou uma sub-seita mística, o Divinismo, que deveria ser incluída na lista de seitas malucas, como a Cientologia, O Santo Daime, o racional Superior e o próprio "Espiritismo" brasileiro, que em si já tem dogmas bem alucinados.

Claro que Osvaldo também não foi a reencarnação de Kardec, sendo mais um delírio dele. Mas é legal ver esta contradição dentro do próprio "Espiritismo", algo que irrite os defensores da tese maluca do "Chico codificador", colocando mais um dogma alucinado da doutrina em cheque, para que todos aprendem com fatos e não com tolices confortáveis.

"DIZEM QUE SOU MEDIEVAL..."

O medievalismo nas ideias de Chico Xavier é uma prova bem segura de que ele nunca teria sido o codificador. Chico Xavier nunca foi de fato "espírita", sendo um católico na linha medieval até morrer. O pensamento medieval entra em evidente e incontestável contradição com as obras do codificador. É só ler e conferir.

Mesmo que Chico Xavier tenha ganhado um verniz de modernidade em sua obra retrógrada (ETs, esoterismo, etc.), graças em parte a Waldo Vieira, co-autor das obras atribuídas ao fictício "André Luiz" e fanático por ficção científica, é explícito o caráter conservador e de certa forma preconceituoso, totalmente incompatíveis com o pensamento progressista do codificador.

Pois a igreja medieval era a forma de Catolicismo que Chico Xavier teve a oportunidade de conhecer e seguir até o fim da vida, tendo a oportunidade de importar de sua crença vários dogmas que contaminaram a doutrina, praticamente aniquilando-a.

Se Xavier fosse realmente o codificador, isso estaria claro em suas ideias, que seriam muito mais avançadas que as do codificador. Não seria essas tolices igrejeiras que se lê nas obras assinadas como Francisco Cândido Xavier, facilmente derrubadas pelos fatos.

KARDEC NUNCA FOI MÉDIUM PRATICANTE

O própria forma e metodologia de trabalho de Kardec á serve como prova da impossibilidade dele ter voltado no corpo do beato de Pedro Leopoldo. Kardec era um pesquisador e nunca foi médium, tendo que entrar em contato com sensitivos - anônimos e não-líderes de doutrinas, vale lembrar - para obter comunicações com o mundo espiritual.

Mesmo sendo Chico Xavier um falso-medium - o que fortalece a impossibilidade da tese do "Chico-codificador" - o beato de Pedro Leopoldo nunca foi um pesquisador e reprovava a racionalidade, nítida na obra kardeciana, que o "médium" definiu como "Tóxico do Intelectualismo" em uma de suas obras.

TEOLOGIA DO SOFRIMENTO

A Teologia do Sofrimento, tese, criada pela Santa Teresa de Lisieux, que defende que a evolução espiritual é acelerada pela experiência através de situações ruins, é frequente nas farses e livros de Chico Xavier, ele mesmo um entusiasta da tese.

Isso é o suficiente para derrubar a tese de que Chico era o codificador pois Kardec reprovava quaisquer dogmas medievais, incluindo a Teologia do Sofrimento, algo irracional e ao mesmo tempo sadomasoquista, incompatíveis com os pontos da codificação.

CONSERVADORISMO POLÍTICO

Kardec era um socialista convicto e assumido. Defendia ideais progressistas (tidos como "de esquerda") e há quem diga que entrou em contato com Karl Marx, embora não exista evidências de que isso tenha acontecido.

Como é que um socialista convicto, de ideais avançados, iria retornar na figura de um conservador medieval, que odeia movimentos sociais, acreditava que pobres deveriam sofrer e que odiava a maior liderança progressista do país, Luiz Inácio Lula da Silva?

Para piorar, Xavier apoiou a ditadura militar em sua pior fase - quando nem o mais convicto conservador apoiava mais - e sempre declarou voto em candidatos capitalistas, afirmando sempre que o esquerdismo era algo nocivo que merecia ser extirpado da Terra.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Publio Lentulus nunca existiu: é invenção de "Emmanuel" da Nóbrega! - Parte 3

OBS de Profeta Gandalf: Este estudo mostra que o personagem Publio Lentulus, utilizado pelo obsessor de Chico Xavier, Emmanuel, para tentar dizer que "esteve com Jesus", é um personagem fictício, de uma obra fictícia, mas com intenções reais de tentar estragar a doutrina espírita, difundindo muita mentira e travando a evolução espiritual. Testemunhos Lentulianos Por José Carlos Ferreira Fernandes - Blog Obras Psicografadas Considerações de Pesquisadores Espíritas acerca da Historicidade de Públio Lêntulo (1944) :   Em agosto de 1944, o periódico carioca “Jornal da Noite” publicou reportagens investigativas acerca da mediunidade de Francisco Cândido Xavier.   Nas suas edições de 09 e de 11 de agosto de 1944, encontram-se contra-argumentações espíritas defendendo tal mediunidade, inclusive em resposta a uma reportagem anterior (negando-a, e baseando seus argumentos, principalmente, na inexistência de “Públio Lêntulo”, uma das encarnações pretéritas do

Provas de que Chico Xavier NÃO foi enganado por Otília Diogo

 (Autor: Professor Caviar) Diante do caso do prefeito de São Paulo, João Dória Jr., que divulgou uma farsa alimentícia durante o evento Você e a Paz, encontro comandado por Divaldo Franco, o "médium" baiano, beneficiado pela omissão da imprensa, tenta se redimir da responsabilidade de ter homenageado o político e deixado ele divulgar o produto vestindo a camiseta do referido evento. Isso lembra um caso em que um "médium" tentava se livrar da responsabilidade de seus piores atos, como se ser "médium espírita" permitisse o calote moral. Oficialmente, diz-se que o "médium" Francisco Cândido Xavier "havia sido enganado" pela farsante Otília Diogo. Isso é uma mentira descarada, sem pé nem cabeça. Essa constatação, para desespero dos "espíritas", não se baseia em mais um "manifesto de ódio" contra um "homem de bem", mas em fotos tiradas pelo próprio fotógrafo oficial, Nedyr Mendes da Rocha, solidário a

Um grave equívoco numa frase de Chico Xavier

(Autor: Professor Caviar) Pretenso sábio, o "médium" Francisco Cândido Xavier é uma das figuras mais blindadas do "espiritismo" brasileiro a ponto de até seus críticos terem medo de questioná-lo de maneira mais enérgica e aprofundada. Ele foi dado a dizer frases de efeito a partir dos anos 1970, quando seu mito de pretenso filantropo ganhou uma abordagem menos confusa que a de seu antigo tutor institucional, o ex-presidente da FEB, Antônio Wantuil de Freitas. Nessa nova abordagem, feita sob o respaldo da Rede Globo, Chico Xavier era trabalhado como ídolo religioso nos moldes que o jornalista católico inglês Malcolm Muggeridge havia feito no documentário Algo Bonito para Deus (Something Beautiful for God) , em relação a Madre Teresa de Calcutá. Para um público simplório que é o brasileiro, que anda com mania de pretensa "sabedoria de bolso", colecionando frases de diversas personalidades, umas admiráveis e outras nem tanto, sem que tivesse um