Pular para o conteúdo principal

Sociólogo Jessé Souza define como injustas ideias análogas às de Chico Xavier

(Autor: Equipe Estudo Espírita)

O sociólogo Jessé Souza, um dos mais conceituados intelectuais brasileiros, jogou uma pá de cal não só nos seguidores de Sérgio Buarque de Holanda e Raimundo Faoro, que segundo ele são divinizados pelos círculos intelectuais não só de direita, mas também de esquerda.

Também jogou uma pá de cal naqueles que pensam que o "medium" Francisco Cândido Xavier, o Chico Xavier, é "eminência parda" do pensamento progressista brasileiro.

Em seu livro A Radiografia do Golpe: Endenta como e por que você foi enganado (São Paulo, LeYa, 2016), ele fala sobre o chamado "privilégio injusto" que a sociedade da ordem impõe aos excluídos sociais.

Ele afirma que esse processo, antigamente, era feito pela religião, mas hoje é feita pela ciência, através do discurso que ele define como "racismo científico" dentro de um conjunto de valores que se fundamentam na demonização do Estado e na santificação do mercado.

Através desses valores, Jessé contrapõe o mito do "protestantismo racional" do indivíduo do "mundo desenvolvido" com o mito do "homem cordial" que se acreditava haver no Brasil.

É a contraposição entre o indivíduo "impessoal", "racional" e "honesto" simbolizado pelo mito dos "paises desenvolvidos" e o indivíduo "emotivo", "sensual" e "corrupto" que é promovido em países "emergentes" como o Brasil.

Nesta abordagem, identificamos um trecho do referido livro no qual Jessé fala da religião.

Sem mencionar o nome da Teologia do Sofrimento e evocando apenas o exemplo católico, Jessé descreve ideias análogas ao pensamento moral de Chico Xavier.

A aceitação do sofrimento, sob o pretexto de que se será recompensado no "outro mundo", é bem caraterístico no Espiritismo brasileiro através das ideias do "médium".

Para piorar, a abordagem religiosa que Jessé atribui ao passado como um recurso obscurantista das elites é, lamentavelmente, vendida hoje como "causa progressista" pelas esquerdas complacentes com o Espiritismo de ideias medievais existente no Brasil e simbolizadas pelo "bondoso médium".

Iludidas pela embalagem agradável que envolve o mito de Chico Xavier, as esquerdas menosprezam que o "médium" defenda um repertório ideológico bastante conservador, baseado na ideia de que os sofredores devem "suportar as adversidades, sem queixumes".

Entende-se como "privilégio injusto", da parte dos desafortunados da sorte, a sua situação degradante ou de pesadas adversidades, vista como "positiva" e "merecida" pelo discurso religioso.

No final do texto, Jessé menciona que outras religiões adotaram o mesmo discurso católico de justificação dos privilégios, até de maneira mais elaborada. É o que podemos inferir, a partir do trecho abaixo, com o que fizeram com o Espiritismo no Brasil.

Para quem duvida disso, reproduzimos um pequeno trecho no qual se comprova a analogia de tais ideias. Os grifos no trecho selecionado são nossos:

"(...) As elites do dinheiro e do poder precisaram, em todas as épocas, convencer a imensa maioria dominada e explorada que seus privilégios são merecidos e justos. Se esta justificação hoje em dia é feita pelos 'cientistas', no passado a elite intelectual que se incumbia desse trabalho era religiosa. Era a religião, e não a ciência, que interpretava o mundo. Por conta disso, todas as grandes religiões mundiais desenvolveram mecanismos de justificação do privilégio e da riqueza. Antes que a política se diferenciasse como uma esfera autônoma, a religião fazia também o trabalho da política. O cristianismo ocidental, por exemplo, levou ao paroxismo a justificação do privilégio injusto ao sacralizar a ordem mundana, repetindo-a na hierarquia religiosa. Se os reinos tinham seus reis, duques e condes, a igreja tinha o papa, o cardeal, o bispo etc. A correspondência entre as hierarquias profana e sagrada era perfeita e servia para justificar por 'vontade divina' o mundo como ele era. O dado fático, a vida injusta, era transformado em desejável e moralmente justo. Por conta disso, dados potencialmente revolucionários do cristianismo, a noção de humildade e a experiência da humilhação, percebidas como virtudes redentoras, e não como fraquezas, foram vistas como ensejo para uma recompensa no 'outro mundo', e não 'neste mundo'. Com isso, a justificação do privilégio fático e injusto se torna perfeita. Todas as outras grandes religiões mundiais construíram mecanismos de justificação do privilégio semelhantes ou até mais elaborados".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Publio Lentulus nunca existiu: é invenção de "Emmanuel" da Nóbrega! - Parte 3

OBS de Profeta Gandalf: Este estudo mostra que o personagem Publio Lentulus, utilizado pelo obsessor de Chico Xavier, Emmanuel, para tentar dizer que "esteve com Jesus", é um personagem fictício, de uma obra fictícia, mas com intenções reais de tentar estragar a doutrina espírita, difundindo muita mentira e travando a evolução espiritual. Testemunhos Lentulianos Por José Carlos Ferreira Fernandes - Blog Obras Psicografadas Considerações de Pesquisadores Espíritas acerca da Historicidade de Públio Lêntulo (1944) :   Em agosto de 1944, o periódico carioca “Jornal da Noite” publicou reportagens investigativas acerca da mediunidade de Francisco Cândido Xavier.   Nas suas edições de 09 e de 11 de agosto de 1944, encontram-se contra-argumentações espíritas defendendo tal mediunidade, inclusive em resposta a uma reportagem anterior (negando-a, e baseando seus argumentos, principalmente, na inexistência de “Públio Lêntulo”, uma das encarnações pretéritas do

Provas de que Chico Xavier NÃO foi enganado por Otília Diogo

 (Autor: Professor Caviar) Diante do caso do prefeito de São Paulo, João Dória Jr., que divulgou uma farsa alimentícia durante o evento Você e a Paz, encontro comandado por Divaldo Franco, o "médium" baiano, beneficiado pela omissão da imprensa, tenta se redimir da responsabilidade de ter homenageado o político e deixado ele divulgar o produto vestindo a camiseta do referido evento. Isso lembra um caso em que um "médium" tentava se livrar da responsabilidade de seus piores atos, como se ser "médium espírita" permitisse o calote moral. Oficialmente, diz-se que o "médium" Francisco Cândido Xavier "havia sido enganado" pela farsante Otília Diogo. Isso é uma mentira descarada, sem pé nem cabeça. Essa constatação, para desespero dos "espíritas", não se baseia em mais um "manifesto de ódio" contra um "homem de bem", mas em fotos tiradas pelo próprio fotógrafo oficial, Nedyr Mendes da Rocha, solidário a

Um grave equívoco numa frase de Chico Xavier

(Autor: Professor Caviar) Pretenso sábio, o "médium" Francisco Cândido Xavier é uma das figuras mais blindadas do "espiritismo" brasileiro a ponto de até seus críticos terem medo de questioná-lo de maneira mais enérgica e aprofundada. Ele foi dado a dizer frases de efeito a partir dos anos 1970, quando seu mito de pretenso filantropo ganhou uma abordagem menos confusa que a de seu antigo tutor institucional, o ex-presidente da FEB, Antônio Wantuil de Freitas. Nessa nova abordagem, feita sob o respaldo da Rede Globo, Chico Xavier era trabalhado como ídolo religioso nos moldes que o jornalista católico inglês Malcolm Muggeridge havia feito no documentário Algo Bonito para Deus (Something Beautiful for God) , em relação a Madre Teresa de Calcutá. Para um público simplório que é o brasileiro, que anda com mania de pretensa "sabedoria de bolso", colecionando frases de diversas personalidades, umas admiráveis e outras nem tanto, sem que tivesse um