
(Autor: Profeta Mentalista)
O espiritismo praticado no Brasil é uma verdadeira gororoba. Sob o pretexto de supostamente "atualizar" (sic) a doutrina codificada por Kardec, vale qualquer coisa, desde a adoção de teses fantasiosas, a priorização da pieguice e o enxerto de rituais de outras religiões.
O espiritismo praticado no Brasil é uma verdadeira gororoba. Sob o pretexto de supostamente "atualizar" (sic) a doutrina codificada por Kardec, vale qualquer coisa, desde a adoção de teses fantasiosas, a priorização da pieguice e o enxerto de rituais de outras religiões.
Listo aqui o que o Movimento Espírita brasileiro enxertou do catolicismo e do protestantismo em sua prática, coisas que nada tem a ver com a proposta original do espiritismo, ajudando a desviar cada vez mais do caráter científico defendido durante o processo de codificação.
Enxertos católicos no Movimento Espírita:
MARIOLATRIA - O culto a Maria é um estranho enxerto do Catolicismo, já que não há nenhum fato concreto que evidencie a superioridade moral da mãe de Jesus e nem a sua importância prática para a evolução da humanidade. Me parece apenas uma versão ampliada - e desesperada - do amor filial, na tentativa de forjar uma espécie de "mãe da humanidade". Sinceramente prefiro cultuar as mães da invenção de Frank Zappa. Pelo menos ajuda a evoluir a cultura da humanidade.
CELIBATO DOS MÉDIUNS - Curioso, mas os médiuns mais famosos do Brasil, como Chico Xavier, Divaldo Franco e José Medrado não tem vida afetiva. Mesmo que isso seja decisão pessoal deles, é impossível evitar a comparação com o celibato imposto aos sacerdotes católicos.
CARIDADE MATERIAL - Tudo bem, ajudar os outros é ótimo. Mas nota-se que os centros estão se dedicando quase que exclusivamente à caridade material, se esquecendo da caridade moral e mais ainda da caridade intelectual, já que seus cursos de "estudo" mais parecem catecismo oco adaptado ao movimento.
FESTAS E EVENTOS - Lembram das quermesses católicas? Pois é. O Movimento Espírita também tem as suas quermesses, com quase nenhuma diferença.
EVANGELIZAÇÃO - Catequismo católico puro, cuspido e escarrado. A única diferença é que fala da vida pós-morte. O resto é puro catolicismo.
SANTOS E SACERDOTES ESPÍRITAS - O culto aos médiuns-gurus e aos espíritos de maior visibilidade se assemelham e muito com o culto a santos e sacerdotes, com direito ao mesmo fanatismo cego e irracional.
FREQUÊNCIA A CENTROS ESPÍRITAS - "Você já foi a missa no domingo? Não foi? Xiiii...". A obrigatoriedade de se ir aos centros é a mesmíssima coisa.
RITUAIS COM HORA E DATA MARCADA - Espiritismo não tem ritual e muito menos firma hora marcada para os mesmos. Orações e estudos devem ser feitos com espontaneidade, não como se fizessem parte de algo feito para "agradar" aos espíritos.
MENSAGENS DE AMOR, PAZ E ESPERANÇA - Prioridade absoluta no Movimento Espírita brasileiro, as mensagens desses tipos dão um caráter piegas a doutrina e corrompem ainda mais a mesma, eliminando de uma vez por todas o caráter racional do Espiritismo. Não dá para enxergar um futuro melhor sem racionalidade, senão tudo vira fantasias que podem resultar em decepções profundas.
UMBRAL E COLÔNIAS - Nem é preciso pensar muito para perceber que são o inferno e o céu católicos traduzidos para o entendimento da doutrina, apenas alterando nomes e algumas características.
BRASIL, TERRA ESCOLHIDA - Lembra muito a tese da Terra como o centro do universo, muito defendido pela igreja na Idade Media, mas atualmente negado pelo catolicismo. Lembra também a tese do "povo escolhido" dos judeus. Deus não tem preferência nenhuma por povos. Se é estranho para os país da Terra, espíritos em aperfeiçoamento, terem preferência por filhos, imagina o Pai Celeste, a perfeição absoluta!
ÁGUA FLUIDIFICADA - Embora ainda não tenha uma opinião formada a respeito - preciso ler mais sobre magnetismo - me parece que a tese da água fluidificada é uma adaptação da água-benta católica.
Enxertos protestantes no Movimento Espírita:
VITÓRIA EXCLUSIVA ATRAVÉS DA FÉ - Fé, fé e fé. Apenas com a fé se chega ao objetivo desejado. Não é o que os protestantes de diversos ramos insistem em dizer?
MÚSICA COMO AMBIENTAÇÃO - A utilização de musicas piegas como meio de "purificar" o ambiente e "sintonizar" os espíritos "superiores", vem favorecendo o surgimento de uma espécie de "gospel espírita". Apesar de incluir muitas músicas católicas no cancioneiro "espírita", o hábito de superestimar a musica nos eventos do Movimento Espírita, é herdado dos protestantes.
DEFESA AGRESSIVA DAS CRENÇAS - O hábito que os espiritólicos ou petencospíritas tem de acusar os "ortodoxos" (espíritas que, como eu, desejam a volta do caráter científico original da doutrina) de "obsediados" e de "sintonizados com os maus espíritos", lembra bastante a acusação dos protestantes aos que criticam seus rituais de "pactuados com o demônio".
SESSÕES DE DESOBSESSÃO - Semelhantes aos exorcismo protestante, em muitos casos não possui caráter de estudo científico. São válidos quando utilizados para melhorar a índole de espíritos levianos, mas a prática em vão soa puro exorcismo barato, que é desnecessário.
A ESTRUTURA FÍSICA DOS CENTROS - A aparência e o modo como são organizados os centros espíritas se parecem muito com o ambiente das igrejas protestantes, a começar pela distribuição das cadeiras e a posição da mesa/palco.
VAI CORRER A SACOLINHA! - Muitos centros pedem ajuda financeira com o proposito de ajudar as obras dos mesmos. Muitos realmente utilizam as doacoes nessas obras, mas sempre ha quem prefira utilizar em causa propria.
Comentários
Postar um comentário