Pular para o conteúdo principal

O "Espiritismo" Cristão e a "Bancada da Bíblia": tudo a ver

(Autor: Kardec McGuiver)

Há uma mania insistente em dissociar o "Espiritismo" Cristão das outras religiões cristãs como se a seita que revelou Chico Xavier e Divaldo Franco fosse diferente das outras. Na essência não é.

O desprezo a racionalidade científica de Allan Kardec e a opção pelo igrejismo lançado por Jean Baptiste Roustaing que nunca é assumido publicamente pelas personalidades que lideram a seita, fez com que o "Espiritismo" se transformasse numa igreja cristã com todas as características que a definem como tal. A Ciência e a racionalidade são apenas utilizadas para legitimar seus dogmas absurdos e forjar um diferencial que nunca é visto na prática.

Essa atitude de optar pela religiosidade, mesmo usando a "racionalidade" como "atestado de qualidade" colocou o "Espiritismo" brasileiro em pé de igualdade às outras religiões cristãs. O que leva a crer que suas lideranças poderiam muito bem integrar a bancada da Bíblia, pois é nítida a preferência dos "espíritas" brasileiros pela Búblia em detruncamento as "complicadas" obras kardecianas. Kardec sempre serviu apenas de mero objeto de bajulação para os "espíritas" brasileiros, com as suas lições literalmente jogadas no lixo.

O conservadorismo das lideranças "espíritas" que tradicionalmente vivem de bajular os governos correntes para obter favores (que não vão para a caridade) permite que a bancada pudesse aceitar integrantes "espíritas" que certamente se sentiriam bem dentro dela, encontrando a oportunidade de legislar pelos seus interesses particulares.

Os "espíritas" nunca foram ativistas de nada embora há uma grande parcela de seus seguidores pensem que há ativismo no "Espiritismo" brasileiro. Ao entrar em contato com as autoridades, as lideranças "espíritas" se limitam a um festival de bajulação recíproca, perdendo a oportunidade de usar esses encontros para reinvindicar melhorias reais para a população carente, ficando tuno na mesma e a miséria humana sendo usada como meio de promoção para essas lideranças e para os políticos que as premiam.

O próprio Chico Xavier, confundido como um "colecionador de qualidades" (divindade, professor, cientista, profeta, astrônomo, analista político, ativista social, etc.) que nunca teve de fato, estaria muito à vontade na bancada, como beato católico que nunca deixou de se, dialogando com absoluta perfeição com legisladores católicos e com alguns evangélicos menos radicais. O repertório dogmático do "Espiritismo" brasileiro é totalmente afinado com os ideais de outras igrejas e a crença em vida pós morte (sempre acreditada mas nunca provada) é apenas um detalhe, para uma seita preocupada em caridade paliativa, especulação ideológica e a canonização de suas lideranças.

E o que o "Espiritismo" brasileiro poderia fazer na bancada da Bíblia? Certamente a mesma coisa que os outros já fazem: defender o moralismo retrógrado e lutar pela manutenção de suas instituições, fontes certeiras de arrecadação financeira em prol de suas próprias lideranças.

Não esperem muitos avanços na possível participação de um "espírita" na bancada da Bíblia: se os cristãos se igualam em dogmas (com poucas diferenças relevantes), certamente se igualam em atitudes e em interesses. Ainda mais os "espíritas" que alardeiam a caridade cujo resultado nunca foi de fato percebido. Pois em mais de 100 anos de "Espiritismo" no Brasil, tudo continua na mesma, com ricos mais ricos e privilegiados e pobres mais pobres e subservientes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Publio Lentulus nunca existiu: é invenção de "Emmanuel" da Nóbrega! - Parte 3

OBS de Profeta Gandalf: Este estudo mostra que o personagem Publio Lentulus, utilizado pelo obsessor de Chico Xavier, Emmanuel, para tentar dizer que "esteve com Jesus", é um personagem fictício, de uma obra fictícia, mas com intenções reais de tentar estragar a doutrina espírita, difundindo muita mentira e travando a evolução espiritual. Testemunhos Lentulianos Por José Carlos Ferreira Fernandes - Blog Obras Psicografadas Considerações de Pesquisadores Espíritas acerca da Historicidade de Públio Lêntulo (1944) :   Em agosto de 1944, o periódico carioca “Jornal da Noite” publicou reportagens investigativas acerca da mediunidade de Francisco Cândido Xavier.   Nas suas edições de 09 e de 11 de agosto de 1944, encontram-se contra-argumentações espíritas defendendo tal mediunidade, inclusive em resposta a uma reportagem anterior (negando-a, e baseando seus argumentos, principalmente, na inexistência de “Públio Lêntulo”, uma das encarnações pretéritas do

Provas de que Chico Xavier NÃO foi enganado por Otília Diogo

 (Autor: Professor Caviar) Diante do caso do prefeito de São Paulo, João Dória Jr., que divulgou uma farsa alimentícia durante o evento Você e a Paz, encontro comandado por Divaldo Franco, o "médium" baiano, beneficiado pela omissão da imprensa, tenta se redimir da responsabilidade de ter homenageado o político e deixado ele divulgar o produto vestindo a camiseta do referido evento. Isso lembra um caso em que um "médium" tentava se livrar da responsabilidade de seus piores atos, como se ser "médium espírita" permitisse o calote moral. Oficialmente, diz-se que o "médium" Francisco Cândido Xavier "havia sido enganado" pela farsante Otília Diogo. Isso é uma mentira descarada, sem pé nem cabeça. Essa constatação, para desespero dos "espíritas", não se baseia em mais um "manifesto de ódio" contra um "homem de bem", mas em fotos tiradas pelo próprio fotógrafo oficial, Nedyr Mendes da Rocha, solidário a

Um grave equívoco numa frase de Chico Xavier

(Autor: Professor Caviar) Pretenso sábio, o "médium" Francisco Cândido Xavier é uma das figuras mais blindadas do "espiritismo" brasileiro a ponto de até seus críticos terem medo de questioná-lo de maneira mais enérgica e aprofundada. Ele foi dado a dizer frases de efeito a partir dos anos 1970, quando seu mito de pretenso filantropo ganhou uma abordagem menos confusa que a de seu antigo tutor institucional, o ex-presidente da FEB, Antônio Wantuil de Freitas. Nessa nova abordagem, feita sob o respaldo da Rede Globo, Chico Xavier era trabalhado como ídolo religioso nos moldes que o jornalista católico inglês Malcolm Muggeridge havia feito no documentário Algo Bonito para Deus (Something Beautiful for God) , em relação a Madre Teresa de Calcutá. Para um público simplório que é o brasileiro, que anda com mania de pretensa "sabedoria de bolso", colecionando frases de diversas personalidades, umas admiráveis e outras nem tanto, sem que tivesse um