Pular para o conteúdo principal

Quem vai lançar o livro de Attila Paes Barreto hoje?

(Autor: Professor Caviar)

É de máxima urgência a necessidade de lançar o livro O Enigma Chico Xavier Posto à Clara Luz do Dia, que o jornalista Attila Paes Barreto havia lançado em 1944, pouco após o fiasco do processo judicial dos herdeiros de Humberto de Campos contra Francisco Cândido Xavier e a FEB.

O livro investiga as fraudes da "psicografia" de Chico Xavier, com isenção e sem sucumbir às paixões sedutoras da imagem do "caipira bondoso", que décadas depois se somou a de um "velhinho frágil", trabalhada com tendenciosismo pelas Organizações Globo, antes hostis ao "médium", depois parceiras apaixonadas da FEB.

É um livro cujas abordagens são atualíssimas, num raro esforço de jornalismo investigativo, uma atividade tão deturpada quanto a Doutrina Espírita, no Brasil. Nele Attila investiga o caso Humberto de Campos e lança dúvidas até mesmo à autoria de Emmanuel nos livros de Chico Xavier.

O livro é instigante para debates e estudos, e é lamentável que ninguém queira lançá-lo, não há um exemplar nos sebos, não existe cópia em PDF e tudo fica nisso mesmo. Enquanto isso, bobagens acadêmicas como as da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Núcleo de Pesquisa em Saúde e Espiritualidade, prevalecem atribuindo falsos pioneirismos científicos a Chico Xavier.

Mentiras a favor de Chico Xavier são permitidas, porque são agradáveis. Verdades contra Chico Xavier são proibidas, porque são dolorosas. A ideia é preservar um mito religioso na marra, sob a desculpa de que nosso dom de raciocinar não sobrevive ao túmulo, e no mundo espiritual deixamos de ser inteligentes para só ficar "acreditando, acreditando e acreditando", feito anjos imbecis.

Mostramos aqui a única passagem do livro que nos é disponível: o sumário. O que mostra como deve ser o conteúdo instigante e interessantíssimo do livro, que precisa ser resgatado e levado a público para os dias de hoje, para assim ver o que está por trás do "bondoso médium" que os seguidores fanáticos preferem ver como "cientista pioneiro" e não como um plagiador literário. Aqui o sumário:

O DEDO NO MUNDO INVISÍVEL

O DR. MILTON BARBOSA, A CIÊNCIA OFICIAL E O ESPIRITISMO

O SACO DE BORRACHA

O ENIGMA CHICO XAVIER POSTO À CLARA LUZ DO DIA

I - O sr. Agripino Grieco vítima de uma ilusão

II - "Nós não aprovamos isso", disse-nos o sr. Henrique de Campos, filho de Humberto de Campos - "Nem o mesmo estilo, nem o mesmo ardor", disse-nos o escritor João Alfonsus

III - O sr. Agripino Grieco retira as entrevistas que deu

DECLARAÇÕES DO SR. HUMBERTO DE CAMPOS FILHO À "REVISTA DA SEMANA"

PUBLIUS LENTULUS (EMMANUEL) DE PEDRO LEOPOLDO E SUAS ORIGENS

EIS, MEUS SENHORES, O QUE É O ESPIRITISMO NO BRASIL

OS GRANDES BOATOS DO ESPIRITISMO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Silêncio da imprensa em torno do caso Divaldo Franco-João Dória Jr. é grave

(Autor: Professor Caviar)
De repente, até a imprensa de esquerda desaprendeu a fazer jornalismo. O prefeito de São Paulo, João Dória Jr., enquanto divulgava a intragável "farinata", composto alimentar de procedência e valor nutricional duvidosos, exibiu o tempo todo a camiseta do evento Você e a Paz, comandado pelo "médium" Divaldo Franco. O silêncio total da imprensa quanto a este aspecto tem muito o que dizer, e não são coisas boas.
Em primeiro lugar, João Dória Jr. não exibiu a camiseta do Você e a Paz porque foi a única camiseta branca que encontrou ele que costuma usar camisas de colarinho e paletó. Também não foi uma iniciativa comparável à de um moleque usando camiseta de banda. Houve um propósito para João Dória Jr. aparecer vestindo a camiseta do Você e a Paz, na qual havia o crédito do nome de Divaldo Franco.
Nenhum jornalista, por mais investigativo que fosse, chegou sequer a perguntar: "ora, se a 'farinata' era apoiada pela Arquidiocese de…

Por defender a ditadura militar, Chico Xavier devia perder homenagens em logradouros

(Autor: Professor Caviar)

Pode parecer, para muitos, cruel e injusto, mas a verdade é que Francisco Cândido Xavier deveria perder as homenagens dadas a logradouros por todo o país.
Na famosa entrevista ao programa Pinga Fogo, em julho de 1971, Chico Xavier exaltou a ditadura militar, com muita convicção, e disse para orarmos para as Forças Armadas, porque os militares estavam construindo o "reino de amor" do Brasil futuro.
Demonstrando um raivoso direitismo, Chico Xavier simplesmente disparou comentários contra manifestantes sem-terra e operários, com um reacionarismo descomunal e que muitos não conseguem imaginar, apegados à "dócil imagem" atribuída ao anti-médium mineiro. Quem duvida, é só ver o vídeo no YouTube. E é o próprio Chico Xavier quem diz, para tristeza de seus seguidores.
Ele defendeu a ditadura militar num contexto em que ela se mostrou bem mais repressiva. Era a época do DOI-CODI, principal órgão de repressão, que aprisionava, torturava e matava pri…

Planeta "X", Chupão ou Nibiru: Respondendo a um leitor ramatisista

(Autor: Artur Felipe Azevedo)
Nosso Sistema Solar é composto de 8 planetas. Um leitor anônimo escreveu um comentário, dizendo o seguinte:

"Respeito a opnião (sic) de vocês, mas estão um pouco desatualizados. Se não sabem, foi descoberto um planeta próximo a Plutão, denominado Planeta X, mas que anteriormente foi citado pelo medium Chico Xavier como o Planeta Chupão. Se voces ligarem a teoria espirita com a lógica, viriam que jamais ela errou, mas se exitam em falar sem ao menos saber em que se resume tal coisa. http://geniusvirtual.blogspot.com/2009/07/seria-o-apocalispe-o-planeta-chupao.html  Esse link acima é para a reportagem completa, e abaixo dela está a fonte. Essa repostagem nao é espirita, é científica.
Parem um pouco e leiam para depois falar. É por isso que sempre digo: NÃO PODEMOS FALAR MAL DE ALGUMA COISA QUE NAO CONHECEMOS COMPLETAMENTE, APENAS SE APOIANDO EM SUPOSTOS COMENTARIOS OU SUPOSIÇÕES."


Bem, vemos que o colega ramatisista parece convencido da existência do …