Pular para o conteúdo principal

As lideranças "espíritas" e as autoridades

(Autor: Kardec McGuiver)

As lideranças "espíritas" brasileiras são estigmatizadas como os "maiores filantropos do mundo", praticamente sem fazer nada de significante em prol do progresso da sociedade como um todo. No máximo, criar uma instituição para cuidar de carentes como qualquer ONG simplória já faz, mas sem estimular uma transformação social que justifique a consagração dessas lideranças.

Na verdade o que o "Espiritismo" brasileiro já faz é o que qualquer mortal pode fazer. As lideranças do "Espiritismo" brasileiro desperdiçam o prestígio, o poder de influência e o suposto conhecimento das necessidades humanas, deixando de fazer atividades que realmente trariam um real progresso social e a melhoria da qualidade de vida da coletividade.

As lideranças "espíritas" na verdade, usam a fama de caridosos para obter promoção pessoal. Nunca percebemos o resultado dessa caridade (caridade não se mostra? estranho...) já que os problemas que afligem os mais carentes não só continuam como nunca parar de crescer. O "espíritas", acostumados a explicar tudo por meio de desculpas esfarrapadas, atribuem o "desconhecimento da 'doutrina' " como responsável pela manutenção dos problemas que conhecemos. Papo furado!

Essas lideranças, que nunca entenderam Kardec e não sabem o que significa a verdadeira caridade, se limitando a defini-la da mesma form que fazem os católicos (o "Espiritismo" brasileiro nunca passou de um Catolicismo sem batina e sem ouro que acredita em reencarnação), se limitando a medidas paliativas que consolam mas nada resolvem.

E por estas medidas paliativas, as lideranças "espíritas" são imediatamente canonizadas como "maiores exemplos de bondade". E por isso mesmo não param de receber prêmios e títulos de autoridades. Lideranças premiadas por autoridades por causa de medidas paliativas. Hummm... Chegamos finalmente ao objetivo desta postagem.

LIDERANÇAS "ESPÍRITAS" E AS AUTORIDADES

Desperdício: uma boa palavra para definir a relação das lideranças "espíritas" com as autoridades (políticos, juristas e grandes/médios empresários). Tendo prestígio e influência o suficiente para convencer qualquer autoridade e a população como um todo, as lideranças "espíritas" nunca se empenharam em um ativismo sólido que pudesse garantir ou no mínimo impulsionar melhorias reais nas localidades onde vivem.

 Ao receber os prêmios de autoridades, se recusam a cobrar destas iniciativas melhores para mudar as leis e condições com a finalidade de construir melhorias reais para os que vivem nas tais localidades. 

Sequer usam a popularidade e o poder de influência para estimular uma iniciativa popular, medida altamente burocrática e que exige a participação mínima de 5 estados e de uma quantidade de pessoas para virar lei. Como exige adesão de um grande número de pessoas, as lideranças "espíritas" teriam poder de influência o suficiente para convencer brasileiros (normalmente desinteressados em participar de atividades por melhorias de vida) a participar de alguma dessas iniciativas.

Os "espíritas", como todo religioso preferem consagrar a caridade paliativa que é mais comovente do que lutar por melhorias reais que eliminem problemas. As autoridades, que utilizam maliciosamente a religiosidade como forma de estimular a submissão de cidadãos a elas, ficam satisfeitas com o fato do ativismo se limitar a essa caridade superficial que não resolve problemas, não transforma a sociedade e serve apenas como prêmio de consolação ara quem suportar problemas que crescem feito câncer.

Ambos, autoridades e "espíritas" preferem fazer vista grossa para esses problemas e usar o encontro entre eles como forma de bajulação recíproca que reforça a promoção irresponsável de suas falsas reputações.

Considerados responsáveis pela tutela de multidões, autoridades e lideranças religiosas tem demonstrado durante muitas décadas alto nível de negligência pelo bem estar social. Confiar nelas é um grave erro que na verdade serve para perpetuar tudo de errado que há em nossa sociedade. Esqueçamos as e vamos nós mesmos, cidadãos, para a luta difícil pela eliminação definitiva dos problemas que assolam a sociedade. Sem contar com lideranças oportunistas, muito mais interessadas em se promover às custas da caridade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Publio Lentulus nunca existiu: é invenção de "Emmanuel" da Nóbrega! - Parte 3

OBS de Profeta Gandalf: Este estudo mostra que o personagem Publio Lentulus, utilizado pelo obsessor de Chico Xavier, Emmanuel, para tentar dizer que "esteve com Jesus", é um personagem fictício, de uma obra fictícia, mas com intenções reais de tentar estragar a doutrina espírita, difundindo muita mentira e travando a evolução espiritual. Testemunhos Lentulianos Por José Carlos Ferreira Fernandes - Blog Obras Psicografadas Considerações de Pesquisadores Espíritas acerca da Historicidade de Públio Lêntulo (1944) :   Em agosto de 1944, o periódico carioca “Jornal da Noite” publicou reportagens investigativas acerca da mediunidade de Francisco Cândido Xavier.   Nas suas edições de 09 e de 11 de agosto de 1944, encontram-se contra-argumentações espíritas defendendo tal mediunidade, inclusive em resposta a uma reportagem anterior (negando-a, e baseando seus argumentos, principalmente, na inexistência de “Públio Lêntulo”, uma das encarnações pretéritas do

Provas de que Chico Xavier NÃO foi enganado por Otília Diogo

 (Autor: Professor Caviar) Diante do caso do prefeito de São Paulo, João Dória Jr., que divulgou uma farsa alimentícia durante o evento Você e a Paz, encontro comandado por Divaldo Franco, o "médium" baiano, beneficiado pela omissão da imprensa, tenta se redimir da responsabilidade de ter homenageado o político e deixado ele divulgar o produto vestindo a camiseta do referido evento. Isso lembra um caso em que um "médium" tentava se livrar da responsabilidade de seus piores atos, como se ser "médium espírita" permitisse o calote moral. Oficialmente, diz-se que o "médium" Francisco Cândido Xavier "havia sido enganado" pela farsante Otília Diogo. Isso é uma mentira descarada, sem pé nem cabeça. Essa constatação, para desespero dos "espíritas", não se baseia em mais um "manifesto de ódio" contra um "homem de bem", mas em fotos tiradas pelo próprio fotógrafo oficial, Nedyr Mendes da Rocha, solidário a

Um grave equívoco numa frase de Chico Xavier

(Autor: Professor Caviar) Pretenso sábio, o "médium" Francisco Cândido Xavier é uma das figuras mais blindadas do "espiritismo" brasileiro a ponto de até seus críticos terem medo de questioná-lo de maneira mais enérgica e aprofundada. Ele foi dado a dizer frases de efeito a partir dos anos 1970, quando seu mito de pretenso filantropo ganhou uma abordagem menos confusa que a de seu antigo tutor institucional, o ex-presidente da FEB, Antônio Wantuil de Freitas. Nessa nova abordagem, feita sob o respaldo da Rede Globo, Chico Xavier era trabalhado como ídolo religioso nos moldes que o jornalista católico inglês Malcolm Muggeridge havia feito no documentário Algo Bonito para Deus (Something Beautiful for God) , em relação a Madre Teresa de Calcutá. Para um público simplório que é o brasileiro, que anda com mania de pretensa "sabedoria de bolso", colecionando frases de diversas personalidades, umas admiráveis e outras nem tanto, sem que tivesse um