(Autor: Professor Caviar)
A mídia de esquerda precisa resolver sua situação ao apoiar o "espiritismo" brasileiro, que, na verdade, nada tem de progressista, mas sim de altamente conservador.
Isso não é uma declaração de "Fla X Flu" ideológico nem de qualquer calúnia imaginária. Está nos textos e depoimentos de Francisco Cândido Xavier, Divaldo Franco, nas palestras "espíritas", nos livros etc: apologia ao sofrimento, condenação ao senso crítico, criminalização da vítima pelos "reajustes espirituais", condenação ao aborto até em caso de estupro e outras pautas conservadoras.
O problema está nos esquerdistas, que, para explicar algum esquerdismo imaginário que dizem ver em Chico Xavier e Divaldo Franco - até agora os "espíritas" estão se coçando diante das fotos de Divaldo com João Dória Jr. e sua "farinata" - , estão tão perdidos quanto o Poder Judiciário no trato das leis. Setores das esquerdas se perdem no wishful thinking de achar que os "médiuns espíritas" que tanto admiram são "progressistas", apenas por uma questão deles aparecerem ao lado de crianças pobres sorridentes. Mas isso até Jair Bolsonaro pode fazer e nem por isso será socialista.
Uma frase no texto sobre uma entrevista coletiva com o ex-presidente Lula, do leitor Edilberto Pires, mostra o deslumbramento dessas pessoas que "desenham" os "médiuns" não da forma como eles realmente são, mas como gostariam que fossem. É um tipo de pessoa que deve não ter visto Chico Xavier defendendo a ditadura militar num programa de TV.
Ele não citou o "médium", mas a obra fake atribuída a Humberto de Campos, Brasil Coração do Mundo, Pátria do Evangelho, ignorando que o autor maranhense NUNCA iria escrever um texto desses, que foge completamente ao estilo do escritor. Sugerimos a Edilberto que leia as obras originais de Humberto e tomar cuidado para não cair da cadeira diante da disparidade de estilos entre a obra original e a suposta psicografia. Vejamos o comentário, em caixa alta:
"SÓ UM MISSIONÁRIO É CAPAZ DE UNIR OS POVOS. LULA EXEMPLO DE MISSIONÁRIO ENVIADO DE JESUS. SALVE-NOS A TODOS. FRATERNIDADE É A SENHA. O ÓDIO CRUCIFICOU JESUS. LEMBRAM/ SER CRISTÃO – SOCIALISTA, DEMOCRATA E IRMÃOS É O VERDADEIRO CAMINHO. JESUS É O GUIA E MODELO DA HUMANIDADE E LULA O MISSIONÁRIO A SERVIÇO DE JESUS. PARA QUE NO DIZER DE HUMBERTO DE CAMPOS “BRASIL CORAÇÃO DO MUNDO E PÁTRIA DO EVANGELHO” PASSA PELA POLÍTICA DE FRATERNIDADE SEM ÓDIO E LULA É O CAMINHO DE JESUS. O MISSIONÁRIO DE DEUS".
Há vários equívocos relacionados. Primeiro, um igrejismo descarado, piegas e de certa forma adulador, que não ajuda a enobrecer a imagem do ex-presidente Lula. Além disso, a própria citação de Jesus se refere a um mito lançado pelo Catolicismo medieval.
Edilberto embola as coisas, misturando o Jesus católico com o socialismo e cometendo a leviandade de ainda citar como "no dizer de Humberto de Campos" uma obra que nem de longe lembra o autor maranhense.
A mensagem de Edilberto Pires pode até parecer bem intencionada e motivada pela boa-fé, mas ela reflete uma série de erros e contradições de alguém que quer ser esquerdista na opção política, mas, no âmbito da religião, se inclina a uma religião bastante conservadora que, só pela parte de Chico Xavier, demonstra claramente valores retrógrados como a Teologia do Sofrimento.
Comentários
Postar um comentário