Pular para o conteúdo principal

Roberto Carlos gravou música para Chico Xavier e se deu mal


(Autor: Professor Caviar)

Que Roberto Carlos sempre foi um sujeito conservador, isso é verdade. Mas mesmo os conservadores pagam algum preço por aderirem ao maquiavélico "espiritismo" brasileiro, sobretudo pela figura retrógrada de Francisco Cândido Xavier.

Em 1996, Roberto Carlos, então casado com Maria Rita Braga, considerada a maior paixão do cantor - os dois se conheceram em 1977, mas só começaram a se relacionar amorosamente em 1991 - , já na sua fase de menor inspiração musical, gravou a canção "O Homem Bom", em homenagem a Chico Xavier, que havia sido blindado pela mesma ditadura militar apoiada por Roberto e pela mesma Rede Globo que promovia o ídolo capixaba e que "reinventou" o mito "bondoso" do "médium" mineiro.

A música não é de autoria de Roberto, sendo de Clayton Querido e Paulo Sete, mas o cantor acolheu a composição com tamanho empenho que ela acabou sendo associada ao seu repertório, embora seja também uma canção pouco lembrada em suas apresentações.

Reproduzimos o texto de Morel Felipe Wilkon, do blog Espírito Imortal, e, abaixo, a letra da canção, de uma pieguice descarada. E lembremos que, depois de homenagear o "médium", Roberto Carlos  (que teria visitado Chico Xavier nos anos 1970, pouco antes de sua decadência musical) passou a viver sérios infortúnios, como o câncer devastador que matou, em 1999, Maria Rita Braga, e os problemas com o Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) que o cantor teve durante anos. Isso mostra o quanto não se deve cortejar um deturpador do Espiritismo, pois dá azar.

===========

Roberto Carlos e o Espiritismo

Por Morel Felipe Wilkon - Espírito Imortal

O que Roberto Carlos tem a ver com Espiritismo?

“Eu vou pedir que as estrelas não deixem de brilhar, que as crianças não deixem de sorrir…”

A letra de A montanha é um hino de gratidão:

Eu vou seguir uma luz lá no alto

Eu vou ouvir uma voz que me chama

Eu vou subir a montanha e ficar bem mais perto de Deus e rezar

Eu vou gritar para o mundo me ouvir e acompanhar toda minha escalada e ajudar a mostrar como é o meu grito de amor e de fé

Eu vou pedir que as estrelas não parem de brilhar e as crianças não deixem de sorrir e que os homens jamais se esqueçam de agradecer

Por isso eu digo obrigado, Senhor, por mais um dia; obrigado senhor que eu posso ver que seria de mim sem a fé que eu tenho em Você

Por mais que eu sofra, obrigado, Senhor, mesmo que eu chore; obrigado, Senhor, por eu saber que tudo isso me mostra o caminho que leva a Você

Mais uma vez obrigado, Senhor, por outro dia; obrigado, Senhor, que o sol nasceu; obrigado, Senhor, agradeço; Obrigado, Senhor, pelas estrelas, pelo sorriso, pelo perdão!

Um homem com mais de setenta anos que continua fazendo sucesso e lotando shows, num tempo de artistas descartáveis e sucessos efêmeros, é um homem que  merece um pouco de atenção.

Na minha adolescência gostava muito de Raul Seixas, e aprendi bastante com ele. Numa apresentação ao vivo Raul cantava Ouro de Tolo quando adaptou um verso da canção para dizer: “Eu devia ter feito como Roberto Carlos fez – ‘eu agradeço ao Senhor’”. Bêbado, decadente e deprimido com o rumo que dava à sua vida, fez um deboche com Roberto Carlos. Eu achava isso muito interessante na adolescência.

Não estou mais na adolescência, e aprendi algumas coisas de lá pra cá. Uma delas é que Não tem caminho alternativo! O caminho que leva à felicidade é o caminho reto das Leis de Deus. Não existem caminhos alternativos. Isso é coisa pra revoltadinhos.

Todos sabem que Roberto Carlos é católico. O que nem todos sabem é que desde os anos 70 ele era grande admirador de Chico Xavier. A música O homem bom é de autoria de Paulo Sette e Claiton Querido, e Roberto Carlos gravou em homenagem a Chico Xavier. Roberto Carlos é um homem essencialmente cristão, correto, discreto em relação à mídia fiasquenta.

Roberto Carlos foi o primeiro artista a abordar o sexo em suas músicas de maneira natural, sem ser vulgar ou malicioso. Falava de Ecologia quando muitos nem sabiam o que era isso. Suas músicas de temática cristã são belíssimas, independem de credo religioso. Dizem que a música O homem foi baseada numa mensagem de Emannuel. Não encontrei fontes que confirmassem isso. De qualquer modo, é um linda canção, que poderia ter sido escrita por um espírita. Aliás, o pai de Roberto Carlos era espírita.

Resolvi falar de Roberto Carlos porque tenho me sentido muito tocado por seu amor a Jesus manifestado em suas músicas, pela sua maneira simples e sem artifícios de tratar dos assuntos ligados à verdadeira Vida. Nunca haverá ninguém que se assemelhe a Roberto Carlos, no alcance e durabilidade de seu sucesso, na maneira discreta com que conseguiu manter sua vida pessoal e sua família, na sua ética cristã irretocável. Quem mais poderia fazer músicas como essas? O homem, Estou aqui, Jesus Salvador, Quando eu quero falar com Deus, Fé, Força estranha. [Coloquei links do Youtube sobre os títulos]

Uma carreira tão longa deixa notar as transformações que ocorrem na vida de um homem durante a sua reencarnação. Começou sua carreira quando eu não tinha nascido, como um líder jovem sem grandes pretensões. Quando eu era criança Roberto Carlos já era um homem maduro e vivido. Hoje é um senhor de mais de setenta anos, religioso e em paz. 

===========

O Homem Bom

Composição de Clayton Querido e Paulo Sete, interpretada por Roberto Carlos. Sony Music, 1996

Vai como um vento solto numa campina
Desliza na relva verde
E vai subindo pela colina
Todas as folhas secas
Viram tapete aqui neste chão
Nos pés desse homem bom
Que só tem amor no seu coração
Vê outra madrugada que vem chegando
Fala com os passarinhos
Brinca com as flores vai meditando
Ele é um mensageiro
Da alegria e jamais da dor
Quer a felicidade da humanidade
Seja onde for
Ele é uma pessoa
Que ama e perdoa e não vê a quem
Anda pelos caminhos
Levando a paz ajudando alguém
Por todos os lugares
Cruzando os mares fazendo o bem
Ele é um homem bom
Distribui amor e tudo o que tem
Cheio de amor e fé ele é o nosso irmão
Aquele grande amigo
Que no perigo estende a mão
Tem no olhar a calma
Tem luz na alma e na sua voz
Tem sempre uma palavra
De amor a paz prá dizer prá nós
Sabe tudo o que diz o livro sagrado
E tudo o que ele ensina
Em seu coração ele tem guardado
Quem sabe o nome dele
Se é Pedro ou Paulo ou se é João
Só sei que é um homem bom
Porque tem Jesus no seu coração
Ele é uma pessoa
Que ama e perdoa e não vê a quem
Anda pelos caminhos
Levando a paz ajudando alguém
Por todos os lugares
Cruzando os mares fazendo o bem
Ele é um homem bom
Distribui amor e tudo o que tem

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Publio Lentulus nunca existiu: é invenção de "Emmanuel" da Nóbrega! - Parte 3

OBS de Profeta Gandalf: Este estudo mostra que o personagem Publio Lentulus, utilizado pelo obsessor de Chico Xavier, Emmanuel, para tentar dizer que "esteve com Jesus", é um personagem fictício, de uma obra fictícia, mas com intenções reais de tentar estragar a doutrina espírita, difundindo muita mentira e travando a evolução espiritual. Testemunhos Lentulianos Por José Carlos Ferreira Fernandes - Blog Obras Psicografadas Considerações de Pesquisadores Espíritas acerca da Historicidade de Públio Lêntulo (1944) :   Em agosto de 1944, o periódico carioca “Jornal da Noite” publicou reportagens investigativas acerca da mediunidade de Francisco Cândido Xavier.   Nas suas edições de 09 e de 11 de agosto de 1944, encontram-se contra-argumentações espíritas defendendo tal mediunidade, inclusive em resposta a uma reportagem anterior (negando-a, e baseando seus argumentos, principalmente, na inexistência de “Públio Lêntulo”, uma das encarnações pretéritas do

Provas de que Chico Xavier NÃO foi enganado por Otília Diogo

 (Autor: Professor Caviar) Diante do caso do prefeito de São Paulo, João Dória Jr., que divulgou uma farsa alimentícia durante o evento Você e a Paz, encontro comandado por Divaldo Franco, o "médium" baiano, beneficiado pela omissão da imprensa, tenta se redimir da responsabilidade de ter homenageado o político e deixado ele divulgar o produto vestindo a camiseta do referido evento. Isso lembra um caso em que um "médium" tentava se livrar da responsabilidade de seus piores atos, como se ser "médium espírita" permitisse o calote moral. Oficialmente, diz-se que o "médium" Francisco Cândido Xavier "havia sido enganado" pela farsante Otília Diogo. Isso é uma mentira descarada, sem pé nem cabeça. Essa constatação, para desespero dos "espíritas", não se baseia em mais um "manifesto de ódio" contra um "homem de bem", mas em fotos tiradas pelo próprio fotógrafo oficial, Nedyr Mendes da Rocha, solidário a

Um grave equívoco numa frase de Chico Xavier

(Autor: Professor Caviar) Pretenso sábio, o "médium" Francisco Cândido Xavier é uma das figuras mais blindadas do "espiritismo" brasileiro a ponto de até seus críticos terem medo de questioná-lo de maneira mais enérgica e aprofundada. Ele foi dado a dizer frases de efeito a partir dos anos 1970, quando seu mito de pretenso filantropo ganhou uma abordagem menos confusa que a de seu antigo tutor institucional, o ex-presidente da FEB, Antônio Wantuil de Freitas. Nessa nova abordagem, feita sob o respaldo da Rede Globo, Chico Xavier era trabalhado como ídolo religioso nos moldes que o jornalista católico inglês Malcolm Muggeridge havia feito no documentário Algo Bonito para Deus (Something Beautiful for God) , em relação a Madre Teresa de Calcutá. Para um público simplório que é o brasileiro, que anda com mania de pretensa "sabedoria de bolso", colecionando frases de diversas personalidades, umas admiráveis e outras nem tanto, sem que tivesse um