Pular para o conteúdo principal

Exemplo da confusão dos "espíritas à esquerda"


(Autor: Professor Caviar)

Evidentemente, não somos homofóbicos e não vemos mal algum a comunidade LBGTQ pregar o Espiritismo, desde que fosse o original, o francês, de Allan Kardec. Da forma como aparece, neste caso da drag queen Ikaro Kadoshi, que professa o catolicizado "espiritismo" brasileiro, isso reflete a profunda confusão doutrinária que reduziu o legado kardeciano a um enjoativo engodo, de tantas contradições que acumula em seu espólio.

Reproduzimos o texto da coluna de Franklin Félix, na Carta Capital, que mostra o quanto a drag queen acolhe os referenciais nada progressistas do imaginário "espírita" brasileiro.

1) A comparação da colocação da imagem de Jesus Cristo com o hábito de Francisco Cândido Xavier (Chico Xavier) em colocar imagens de santos;

2) A admiração por Joana de Angelis, que, do contrário que dizem, nunca foi Joana Angélica, mas o codinome usado pelo obsessor Máscara de Ferro, convertido em suposto mentor espiritual de Divaldo Franco, por sinal um "médium de direita";

3) A admiração por Adolfo Bezerra de Menezes, que, apesar do título de "Kardec brasileiro", introduziu o pensamento de Jean-Baptiste Roustaing no "movimento espírita";

4) A epígrafe cita um texto de "Irmã Scheila", suposta enfermeira que foi "psicografada" por Chico Xavier.

Além desses itens, o texto enfatiza a prática do "Evangelho no Lar", que originalmente Allan Kardec não defendeu. O que ele defendia era a leitura, sem horário fixo, dos livros espíritas, com o objetivo de estudo (estudo, mesmo!) e não de apreciação religiosa, como numa leitura da Bíblia. E sem as exigências ritualísticas da atividade que é mais própria do caráter igrejeiro do "espiritismo" brasileiro.

Ikaro também defende o tal "Evangelho no Lar", dentro dos moldes de apreciação religiosa, por mais que se falem em "estudo", que é um eufemismo "intelectualizante" para atrair pessoas leigas para uma doutrinação religiosa. Sempre a Razão rebaixada a uma escrava dos caprichos da Fé. Vejamos então o texto a seguir:

==========


Vai ter drag queen dando aula de espiritismo sim!

Por Franklin Félix - coluna Diálogos da Fé - Carta Capital

“E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o Evangelho a toda criatura.” - Marcos 16:15

“Organizemos o nosso agrupamento doméstico do Evangelho. O Lar é o coração do organismo social. Em casa, começa nossa missão no mundo.” - Scheilla, do livro Luz no Lar 

Que o movimento espírita, assim como outras comunidades de fé, foi invadido por uma onda conservadora e fundamentalista, não é segredo para ninguém, mas que, na mesma intensidade ou até maior, existe resistência e iniciativas brilhantes, pouca gente deve saber.

Nós, os espíritas progressistas – e há quem diga que é redundante essa afirmação, já que o espiritismo por si só é progressista – temos pesquisado, difundido e incentivado experiências espíritas que resgatem o papel histórico de Kardec, valorizem a diversidade, debatam problemas da atualidade (LGBTfobia, machismo, racismo, sexismo, xenofobia, intolerância religiosa) e, acima de tudo, viva um cristianismo plural, dialógico e amoroso, dentro e fora da casa espírita.

Por conta dessa nossa militância insistente, na semana passada uma amiga me marcou em um post do Instagram que me levou às lágrimas.

Quando é que eu ia imaginar ver uma drag queen ensinando fazer o culto do Evangelho no Lar?

O Evangelho no Lar é um encontro semanal, com o objetivo de reunir os/as moradores/as de uma casa em torno dos ensinamentos evangélicos, à luz do Espiritismo, e sob a assistência dos benfeitores espirituais, devendo ser repetido sempre no mesmo dia e hora da semana.

Para quem não sabe – e não tem obrigação nenhuma de saber -, drag queen é um/a artista que usa roupas e elementos como peruca e maquiagem, frequentemente do gênero oposto, para fins de entretenimento (e informação). Pode ter a ver ou não com identidade de gênero ou orientação sexual, mas qualquer pessoa, homo, hétero ou bissexual, cis ou transgênera, pode ser uma drag queen.

Bem maquiada, brincos exuberantes e vestindo um vestido roxo que deixa os ombros a mostra, Ikaro Kadoshi inicia o vídeo sentada ao lado de uma mesa com um copo d’água e uma imagem de Jesus (geralmente espíritas kardecistas não usam imagens, mas isso não tem problema nenhum. Chico Xavier tinha uma imagem de Nossa Senhora Aparecida em seu quarto).

Ele é um artista conhecido, tanto da comunidade LGBTQI+, como do grande público e ao lado das queridas Rita Von Hunty e Penelopy Jean, apresenta o reality show Drag Me As a Queen, no canal E!.

Ikaro é o nome artístico de Tiago Liberato, um paulista nascido na cidade de São José dos Campos, interior de São Paulo e que sempre gostou de artes. Por esse motivo, fez dança quando criança e depois foi para o teatro amador. Já estava predestinado, conta ele. Suas escolhas ajudaram enfrentar a timidez e entender tudo que acontecia com seus desejos, à medida que ia tomando consciência de sua homossexualidade. Aos 19 anos descobriu o mundo da androginia e a arte de maquiar-se, personificando personagens de cinema. Em meados de 2000, “nasce” Ikaro Kadoshi – Ikaro vem do seu amor pela mitologia grega e Kadoshi do hebraico e quer dizer “o santo”.

Para Kadoshi, as drag queens são representantes de um legado milenar, tem um papel social e de disputa de narrativas e por pregarem a liberdade, vem existindo e resistindo pela arte. “Ser drag queen é um ato político, de resistência e de amor à arte. O maior presente que a vida e a espiritualidade podem ter me dado, foi ser drag queen”, enfatiza.

Na mitologia grega, Ícaro, com c, era filho de Dédalo, um dos homens mais criativos e habilidosos de Atenas, conhecido por suas invenções e pela perfeição de seus trabalhos manuais, simbolizando a engenhosidade humana. Foi seu pai, Dédalo, que lhe presenteou com asas feitas com cera de abelhas e penas de pássaros, mas Ícaro deslumbrou-se com a bela imagem do sol e, sentindo-se atraído, voou em sua direção. A cera de suas asas começou rapidamente a derreter e logo Ícaro caiu no mar.

Frequentador do Centro Espírita Luz de Maria e amante da mentora espiritual Joana de Angelis, se inspira nos exemplos de Jesus e de seus amigos anônimos que atuam no mesmo centro kardecista. Reforma íntima e caridade tem sido duas palavras de ordem na vida de Ikaro.

Seu contato com a doutrina espírita começou ainda na infância, já que sua avó materna era espiritualista. Recorda com carinho de sua avó que lhe benzia “batendo folhas em seu corpo”, rogando a Bezerra de Menezes e Eurípedes Barsanulfo, lhe curasse.

Na adolescência teve problemas com familiares paternos por conta de sua orientação sexual, mas por ter mãe e irmãos bastante amorosos, conseguiu, com muito esforço, enfrentar tudo isso.

Passou por diversas religiões, sendo que no espiritismo encontrou algumas respostas necessárias e a partir de então, tem se dedicado ao seu estudo e divulgação.

Com base em toda sua vivência e utilizando-se dessa personagem mitológica, o nosso Ikaro brasileiro mantém um canal no Youtube chamado “O voo de Ikaro”, com quase três mil inscritos.

Incentivado pelos amigos Felipe e Arthur – “o canal é uma força-tarefa dos três” –  espera que as pessoas reflitam sobre o seu contato com Deus, independente de serem espíritas ou não.

Ikaro acredita que todas as religiões têm que cumprir o papel de ajudar as pessoas a se tornarem melhores e espera que os/as brasileiros/as consigam se perceber e se aperfeiçoar, com base na empatia, na compaixão e na solidariedade.

Como já venho dizendo em outros artigos, não há, em todos os escritos de Kardec, uma linha sequer contra LGBTQI+. Se o fazem em nome do espiritismo, fazem baseados em suas próprias convicções, suas crenças e suas leituras – enviesadas – de mundo e da sociedade. E na contramão dos ensinamentos de Cristo.

A doutrina espírita repudia qualquer tipo de preconceito e discriminação LGBTfóbica, dentro ou fora das casas espíritas, utilizando-se de argumentos pseudo-religiosos ou mediúnicos para oprimir, violentar, excluir e estigmatizar.

Acreditamos que o espiritismo pode ter papel fundamental na superação das intolerâncias, cumprindo sua missão de agente transformador, encampando discursos de acolhimento e amor, respeitando a diversidade, as identidades de gênero, as orientações sexuais e apoiando aqueles/as que procurarem os centros e comunidades espíritas.

Como fazer o culto do Evangelho no Lar

Participantes: podem ser todas as pessoas do lar, inclusive as crianças ou ainda pode ser feito por apenas uma pessoa da casa. A presença de visita não deve ser motivo para suprimir a reunião.

Roteiro da reunião: leitura, sem comentários, de uma página de um livro (por exemplo, Pão Nosso, Fonte Viva, entre outros); Prece inicial; Leitura e comentários de um tópico de O Evangelho segundo o Espiritismo, estudado de forma sequencial. Se não tiver o Evangelho, pode-se ler um trecho da Bíblia ou outro texto que contenha ensinamentos evangélicos; Prece de encerramento.

Recomendações: o tempo da reunião deve ser, no máximo, de uma hora, evitando a manifestação mediúnica de Espíritos.

Pode-se colocar água para ser beneficiada pelos Protetores Espirituais e, após, repartida entre os participantes.

No caso de se perder o dia da reunião em determinada semana, pode-se continuar na próxima.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Publio Lentulus nunca existiu: é invenção de "Emmanuel" da Nóbrega! - Parte 3

OBS de Profeta Gandalf: Este estudo mostra que o personagem Publio Lentulus, utilizado pelo obsessor de Chico Xavier, Emmanuel, para tentar dizer que "esteve com Jesus", é um personagem fictício, de uma obra fictícia, mas com intenções reais de tentar estragar a doutrina espírita, difundindo muita mentira e travando a evolução espiritual. Testemunhos Lentulianos Por José Carlos Ferreira Fernandes - Blog Obras Psicografadas Considerações de Pesquisadores Espíritas acerca da Historicidade de Públio Lêntulo (1944) :   Em agosto de 1944, o periódico carioca “Jornal da Noite” publicou reportagens investigativas acerca da mediunidade de Francisco Cândido Xavier.   Nas suas edições de 09 e de 11 de agosto de 1944, encontram-se contra-argumentações espíritas defendendo tal mediunidade, inclusive em resposta a uma reportagem anterior (negando-a, e baseando seus argumentos, principalmente, na inexistência de “Públio Lêntulo”, uma das encarnações pretéritas do

Provas de que Chico Xavier NÃO foi enganado por Otília Diogo

 (Autor: Professor Caviar) Diante do caso do prefeito de São Paulo, João Dória Jr., que divulgou uma farsa alimentícia durante o evento Você e a Paz, encontro comandado por Divaldo Franco, o "médium" baiano, beneficiado pela omissão da imprensa, tenta se redimir da responsabilidade de ter homenageado o político e deixado ele divulgar o produto vestindo a camiseta do referido evento. Isso lembra um caso em que um "médium" tentava se livrar da responsabilidade de seus piores atos, como se ser "médium espírita" permitisse o calote moral. Oficialmente, diz-se que o "médium" Francisco Cândido Xavier "havia sido enganado" pela farsante Otília Diogo. Isso é uma mentira descarada, sem pé nem cabeça. Essa constatação, para desespero dos "espíritas", não se baseia em mais um "manifesto de ódio" contra um "homem de bem", mas em fotos tiradas pelo próprio fotógrafo oficial, Nedyr Mendes da Rocha, solidário a

Um grave equívoco numa frase de Chico Xavier

(Autor: Professor Caviar) Pretenso sábio, o "médium" Francisco Cândido Xavier é uma das figuras mais blindadas do "espiritismo" brasileiro a ponto de até seus críticos terem medo de questioná-lo de maneira mais enérgica e aprofundada. Ele foi dado a dizer frases de efeito a partir dos anos 1970, quando seu mito de pretenso filantropo ganhou uma abordagem menos confusa que a de seu antigo tutor institucional, o ex-presidente da FEB, Antônio Wantuil de Freitas. Nessa nova abordagem, feita sob o respaldo da Rede Globo, Chico Xavier era trabalhado como ídolo religioso nos moldes que o jornalista católico inglês Malcolm Muggeridge havia feito no documentário Algo Bonito para Deus (Something Beautiful for God) , em relação a Madre Teresa de Calcutá. Para um público simplório que é o brasileiro, que anda com mania de pretensa "sabedoria de bolso", colecionando frases de diversas personalidades, umas admiráveis e outras nem tanto, sem que tivesse um