Pular para o conteúdo principal

Chico Xavier sempre foi o anti-Lula

(Autor: Senhor dos Anéis)

Ontem o ex-presidente da República Luís Inácio Lula da Silva foi solto, às 17h40, da prisão na sede da Polícia Federal, em Curitiba. A medida foi favorecida pela votação do Supremo Tribunal Federal que, por seis votos contra cinco de seus ministros, deu fim à condenação criminal em segunda instância, voltando a garantir, ao réu, o direito de ampla defesa até o esgotamento de seus recursos jurídicos, chamado de "sentença transitada em julgado".

Não foi um ato trazido pelas vibrações religiosas do "Paz e Bem" e muito menos porque "espíritas" rezaram para Francisco Cândido Xavier pedindo para que "os homens da Justiça olhem com carinho e decidam pela soltura de um lider caridoso". Nada disso. O ato que deu fim à prisão de Lula se deu porque circunstâncias permitiram que o STF revisse suas posições e exercesse um mínimo de legalidade.

A soltura se deu, portanto, por um cenário de desgaste do governo Jair Bolsonaro e da Operação Lava Jato. Denúncias dão indício de que Jair Bolsonaro estaria ligado a milicianos acusados de matar a vereadora Marielle Franco, provavelmente tentando blindá-los de alguma forma. 

Além disso, o jornal The Intercept publicou uma série de reportagens que demonstram que a Lava Jato, sobretudo através das figuras do então juiz Sérgio Moro - ministro da Justiça de Bolsonaro - e o procurador Deltan Dallagnol, praticavam atos de corrupção piores do que a corrupção que diziam combater.

Esses dois fatores, juntos, causaram uma crise institucional no Brasil que assusta até os setores conservadores da sociedade brasileira, os mesmos que pediram o golpe político contra Dilma Rousseff, em 2016, porque viram que o processo foi longe demais e a direita "democrática" viu sair de suas mãos o controle do processo, depois de admitirem que o bolsonarismo era necessário para "pôr ordem no país", em 2018.

Evidentemente, ainda há muito o que fazer para as forças progressistas voltarem a governar o país. Lula não retomou o poder, e só agora voltará a ser uma voz de oposição, mas ainda não se sabe se ele voltará a ser elegível ou se ele, se assim for, conseguir vencer as eleições presidenciais. Vale lembrar que ainda há uma forte oposição contra ele, e mesmo que as manifestações de hoje, contra a soltura de Lula, foram um fracasso, ainda assim elas expressam um ódio violento contra o petista.

O "MÉDIUM" QUE MAIS PROTEGEU A DITADURA MILITAR

Todos se esquecem que Chico Xavier foi o religioso que mais defendeu e apoiou a ditadura militar, com uma convicção que deixaria até mesmo os mais fanáticos admiradores do coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra boquiabertos.

As declarações no Pinga Fogo da TV Tupi, o comparecimento às homenagens na Escola Superior de Guerra, as supostas psicografias - uma delas usando o nome de Castro Alves, que há muito não está mais aí para reclamar - elogiando a ditadura, e tudo o mais. Tudo isso Chico Xavier fez e é de um direitismo extremamente explícito, escancarado, exposto a milhões de brasileiros.

E quem imagina que esse direitismo era apenas fruto de opiniões pessoais de Chico Xavier - fracassou a tentativa da turma do pensamento desejoso de "esquerdizar o médium" - e não tiveram efeito doutrinário em sua obra, se engana.

Os livros de Chico Xavier são verdadeiros atestados de pautas direitistas, guiados pela medieval Teologia do Sofrimento: defesa da aceitação da desgraça humana ("sem queixumes", nas palavras do "médium"), defesa do trabalho exaustivo, complacência com o opressor, defesa do "livre acordo" entre patrões e empregados (com a desculpa de que "só Deus" irá regular tais negociações), além da tese do "desapego" aos bens materiais, que reflete ao âmbito salarial (defesa de baixos salários).

E para os "espíritas à esquerda" ou mesmo os "isentões espíritas" que ficam pulando com raivinhas negando que Chico Xavier defendia a "cura gay", achando que isso é um "desaforo" e "fake news sem tamanho", devemos explicar o seguinte: o "médium" apoiou, sim, a "cura gay", mas não com este nome.

É bom deixar claro que Chico Xavier defendia a submissão do homem a Deus, e isso inclui a reencarnação, feita sob seu prisma moralista e, não raro, punitivista. A moral de Xavier era punitivista, vale lembrar. E quando uma pessoa reencarna de uma condição sexual para outra e sofre confusões mentais com isso - o que Chico Xavier considera ser o homossexualismo, uma "confusão mental" - , cabe a ela rever isso e aceitar a condição sexual determinada pelo nascimento.

Soa desagradável dizer, mas Chico Xavier apoiou com gosto a ditadura militar, nunca fez campanha pela redemocratização do país - que ele acreditava que viria, tardiamente, por "decisão de Deus" - , apoiou Fernando Collor em 1989 e manifestou, até o fim da vida, seu pavor por Lula, semelhante ao que vemos em Regina Duarte, por exemplo. Chico foi o religioso que mais apoiou a ditadura militar, mesmo quando parte da direita, mesmo a católica ortodoxa, havia mudado para a oposição.

Devemos também lembrar que Chico Xavier foi promovido como um pretenso ativista social, com a imagem de suposto filantropo plantada pela Rede Globo com base no que o britânico Malcolm Muggeridge, jornalista da BBC, forjou para a megera Madre Teresa de Calcutá.

E isso foi um ato que a ditadura militar e a Rede Globo fizeram por motivos estratégicos de evitar que o povo proteste contra a ditadura militar, promovendo a adoração ao projeto anestesiante de conformação com o sofrimento.

Através da suposta filantropia - que se revela fajuta em seus resultados - , o mito de Chico Xavier era usado para desviar as atenções do público ao então sindicalista Lula. Através das "cartas mediúnicas", havia a espetacularização da morte e, com isso, as tragédias prematuras eram tidas como "positivas", o que significa, de maneira subliminar, que isso se aplicava também aos opositores da ditadura militar mortos nos porões das instituições de repressão (como DOPS e DOI-CODI).

Isso tem que se levado em conta pelos progressistas. Chico Xavier era o anti-Lula, e não o seu sinônimo. Não podemos ver a imagem do "médium" através de truques publicitários como abraçar crianças sorridentes e pobres. As ideias de Chico Xavier, inclusive aplicadas doutrinariamente - é só ver seus livros - , são de um reacionarismo preocupante, e isso não pode ser ignorado. 

Pensamento desejoso traz decepção, não dá para brigar com a realidade. Diz, justamente um provérbio marxista, de que não se pode expulsar a realidade pela porta porque ela volta pela janela. Difícil conceber Chico Xavier como um "progressista", com os fatos confirmando todo seu conservadorismo: as raízes sociais, o catolicismo ortodoxo, as ideias reacionárias. São fatos contundentes que a liberdade de fé não está autorizada a desmenti-los, pois daria em desilusão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Publio Lentulus nunca existiu: é invenção de "Emmanuel" da Nóbrega! - Parte 3

OBS de Profeta Gandalf: Este estudo mostra que o personagem Publio Lentulus, utilizado pelo obsessor de Chico Xavier, Emmanuel, para tentar dizer que "esteve com Jesus", é um personagem fictício, de uma obra fictícia, mas com intenções reais de tentar estragar a doutrina espírita, difundindo muita mentira e travando a evolução espiritual. Testemunhos Lentulianos Por José Carlos Ferreira Fernandes - Blog Obras Psicografadas Considerações de Pesquisadores Espíritas acerca da Historicidade de Públio Lêntulo (1944) :   Em agosto de 1944, o periódico carioca “Jornal da Noite” publicou reportagens investigativas acerca da mediunidade de Francisco Cândido Xavier.   Nas suas edições de 09 e de 11 de agosto de 1944, encontram-se contra-argumentações espíritas defendendo tal mediunidade, inclusive em resposta a uma reportagem anterior (negando-a, e baseando seus argumentos, principalmente, na inexistência de “Públio Lêntulo”, uma das encarnações pretéritas do

Provas de que Chico Xavier NÃO foi enganado por Otília Diogo

 (Autor: Professor Caviar) Diante do caso do prefeito de São Paulo, João Dória Jr., que divulgou uma farsa alimentícia durante o evento Você e a Paz, encontro comandado por Divaldo Franco, o "médium" baiano, beneficiado pela omissão da imprensa, tenta se redimir da responsabilidade de ter homenageado o político e deixado ele divulgar o produto vestindo a camiseta do referido evento. Isso lembra um caso em que um "médium" tentava se livrar da responsabilidade de seus piores atos, como se ser "médium espírita" permitisse o calote moral. Oficialmente, diz-se que o "médium" Francisco Cândido Xavier "havia sido enganado" pela farsante Otília Diogo. Isso é uma mentira descarada, sem pé nem cabeça. Essa constatação, para desespero dos "espíritas", não se baseia em mais um "manifesto de ódio" contra um "homem de bem", mas em fotos tiradas pelo próprio fotógrafo oficial, Nedyr Mendes da Rocha, solidário a

Um grave equívoco numa frase de Chico Xavier

(Autor: Professor Caviar) Pretenso sábio, o "médium" Francisco Cândido Xavier é uma das figuras mais blindadas do "espiritismo" brasileiro a ponto de até seus críticos terem medo de questioná-lo de maneira mais enérgica e aprofundada. Ele foi dado a dizer frases de efeito a partir dos anos 1970, quando seu mito de pretenso filantropo ganhou uma abordagem menos confusa que a de seu antigo tutor institucional, o ex-presidente da FEB, Antônio Wantuil de Freitas. Nessa nova abordagem, feita sob o respaldo da Rede Globo, Chico Xavier era trabalhado como ídolo religioso nos moldes que o jornalista católico inglês Malcolm Muggeridge havia feito no documentário Algo Bonito para Deus (Something Beautiful for God) , em relação a Madre Teresa de Calcutá. Para um público simplório que é o brasileiro, que anda com mania de pretensa "sabedoria de bolso", colecionando frases de diversas personalidades, umas admiráveis e outras nem tanto, sem que tivesse um