Pular para o conteúdo principal

Chico Xavier construído aos moldes do Wishful Thinking x Chico Xavier da realidade

A internet acabou com o pensamento único que dominava graças ao monopólio midiático controlado por grandes magnatas gananciosos e defensores de seus próprios interesses. Acabou para o bem e para o mal, já que o pensamento único dava a ilusão de uma realidade estabilizada. 

Hoje, as pessoas perderam a noção do que é ou não real e passaram a construir a sua própria realidade particular dentro de cada cérebro. Para piorar, cada um começa a impor seu mundo particular para a sociedade, resultando em um festival de brigas que pode estar culminando numa guerra civil. 

Teimoso em ver as suas convicções impostas ao mundo real, cada indivíduo sonha em ver toda a humanidade pensando da mesma forma, se recusando a debater de forma respeitosa e racional na tentativa de entender os fatos do mundo real. Mas pensar exige esforço, o que faz com que a crença, que não exige esforço, se sobressaia sobra a racionalidade, mesmo em assuntos laicos e profanos.

A confusão entre o real e o irreal, que faz com que cada um crie uma realidade a seu gosto pessoal, tem dado origem a fenômenos como fake news, wishful thinking, teorias conspiratórias, entre outras formas de distorcer a realidade, impondo a visão pessoal de alguns como interpretação da realidade.

INDUSTRIA DA MENTIRA CRIOU CHICO XAVIER

E o que Chico Xavier tem a ver com isso? Tudo. Na verdade, o beato que nunca largou seu Catolicismo medieval teve a sua biografia bastante distorcida diante da opinião pública, para que pudesse seduzir multidões e representasse uma espécie de lideranças religiosa a lotar centros "espíritas" pelo país. 

O Chico Xavier do mundo real é muito diferente do que a imagem consagrada no Brasil. Tudo graças a recursos similares a fake news, wishful thinking  e teorias conspiratórias, utilizados na construção de um mito religioso, uma espécie de santo vivo.

De um mero beato com problemas mentais, Xavier foi transformado em um ser superpoderoso, colecionador das maiores qualidades do mundo. Líder religioso, médium, sábio, jornalista, professor, profeta, filantropo, socialista, entre outros, praticamente tudo que a humanidade entende como virtude foi embutido no beato, mesmo que a prática demonstre não ser real.

Mas a própria fama de colecionador de qualidades fez com que muita gente se apaixonasse por Chico Xavier e o moldasse de acordo com seus desejos pessoais. Graças a isso, o beato passou a ter um respeito sólido diante da opinião pública, incluindo laicos, ateus e esquerdistas, que ideologicamente teriam o dever de desmascarar o falso médium.

Esta paixão cega pelo beato está fazendo com que muita gente se ajoelhe diante dele e aceite de forma irresponsável as decisões atribuídas a ele, a ponto de achar que ele sabe dos segredos do universo, mesmo que as informações contidas em suas "profecias" sejam cheias de graves erros.

ESTUDAR CHICO XAVIER NÃO É "INVESTIGAÇÃO"

Como muita gente se recusa a verificar quem foi Chico Xavier e a veracidade de suas informações (muitos tratam a verificação como "investigação", achando que estudá-lo seria tachá-lo de "criminoso"), o beato foi consagrado graças a frases isoladas e a fama construída pela mídia oficial. Por isso, os erros de Xavier ou são ignorados ou são minimizados, blindando a fama consagrada.

Ano que vem será o ano em que Chico Xavier será definitivamente desmascarado, pelo menos como profeta. Apesar de que a sua suposta filantropia ter se mostrado ineficaz, com resultado quase nulo. O Brasil real ainda é injusto, co grande miséria e com uma população cada vez mais emburrecida, incapaz de resolver seus muitos problemas, vários de fácil resolução. 

A profecia da "Data Limite", cheia de graves erros, se mostra incompatível com fatos reais e isso poderá acabar de vez com a farsa de mais de 80 anos, quando um simples beato, que só queria uma igreja para rezar foi transformado em um semi-deus, para satisfazer a tara religiosa de muitos incautos, para o prejuízo do Espiritismo original, ainda inédito no Brasil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Publio Lentulus nunca existiu: é invenção de "Emmanuel" da Nóbrega! - Parte 3

OBS de Profeta Gandalf: Este estudo mostra que o personagem Publio Lentulus, utilizado pelo obsessor de Chico Xavier, Emmanuel, para tentar dizer que "esteve com Jesus", é um personagem fictício, de uma obra fictícia, mas com intenções reais de tentar estragar a doutrina espírita, difundindo muita mentira e travando a evolução espiritual. Testemunhos Lentulianos Por José Carlos Ferreira Fernandes - Blog Obras Psicografadas Considerações de Pesquisadores Espíritas acerca da Historicidade de Públio Lêntulo (1944) :   Em agosto de 1944, o periódico carioca “Jornal da Noite” publicou reportagens investigativas acerca da mediunidade de Francisco Cândido Xavier.   Nas suas edições de 09 e de 11 de agosto de 1944, encontram-se contra-argumentações espíritas defendendo tal mediunidade, inclusive em resposta a uma reportagem anterior (negando-a, e baseando seus argumentos, principalmente, na inexistência de “Públio Lêntulo”, uma das encarnações pretéritas do

Provas de que Chico Xavier NÃO foi enganado por Otília Diogo

 (Autor: Professor Caviar) Diante do caso do prefeito de São Paulo, João Dória Jr., que divulgou uma farsa alimentícia durante o evento Você e a Paz, encontro comandado por Divaldo Franco, o "médium" baiano, beneficiado pela omissão da imprensa, tenta se redimir da responsabilidade de ter homenageado o político e deixado ele divulgar o produto vestindo a camiseta do referido evento. Isso lembra um caso em que um "médium" tentava se livrar da responsabilidade de seus piores atos, como se ser "médium espírita" permitisse o calote moral. Oficialmente, diz-se que o "médium" Francisco Cândido Xavier "havia sido enganado" pela farsante Otília Diogo. Isso é uma mentira descarada, sem pé nem cabeça. Essa constatação, para desespero dos "espíritas", não se baseia em mais um "manifesto de ódio" contra um "homem de bem", mas em fotos tiradas pelo próprio fotógrafo oficial, Nedyr Mendes da Rocha, solidário a

Um grave equívoco numa frase de Chico Xavier

(Autor: Professor Caviar) Pretenso sábio, o "médium" Francisco Cândido Xavier é uma das figuras mais blindadas do "espiritismo" brasileiro a ponto de até seus críticos terem medo de questioná-lo de maneira mais enérgica e aprofundada. Ele foi dado a dizer frases de efeito a partir dos anos 1970, quando seu mito de pretenso filantropo ganhou uma abordagem menos confusa que a de seu antigo tutor institucional, o ex-presidente da FEB, Antônio Wantuil de Freitas. Nessa nova abordagem, feita sob o respaldo da Rede Globo, Chico Xavier era trabalhado como ídolo religioso nos moldes que o jornalista católico inglês Malcolm Muggeridge havia feito no documentário Algo Bonito para Deus (Something Beautiful for God) , em relação a Madre Teresa de Calcutá. Para um público simplório que é o brasileiro, que anda com mania de pretensa "sabedoria de bolso", colecionando frases de diversas personalidades, umas admiráveis e outras nem tanto, sem que tivesse um