Pular para o conteúdo principal

Pedro Cardoso e a lição que não se vê nas lideranças "espíritas" do Brasil

(Autor: Marcelo Pereira, via e-mail)

Prezados amigos, gostaria que esta missiva fosse publicada no blog de vocês pois aconteceu algo que eu gostaria que fosse discutido pelos leitores do mesmo. Esta semana aconteceu algo que chamou a atenção de todos e que serve de exemplo para os que gostariam de ver uma humanidade melhorada.

O ator Pedro Cardoso foi convidado pela EBC, emissora que deveria ser pública e que foi sequestrada pelos golpistas, para falar de um assunto que não foi mencionado. O consagrado ator deu uma lição de sabedoria e humanismo, resumida numa declaração ao mesmo tempo sensível e sensata.

Na verdade, foram dois os motivos de indignação que fizeram o ator se manifestar. De forma equilibrada e controlada, levantando a voz apenas quando necessário, abaixando pouco depois, Cardoso se solidarizou com os funcionários da emissora, em greve, contra as reformas que eliminam direitos dos trabalhadores e que não conseguiu indignar os "espíritas", majoritariamente elitistas.

Depois, o ator se manifestou sobre o preconceito do presidente da emissora, o controverso Laerte Rimoli, que postou na internet memes ofensivos contra a atriz Taís Araújo, que recentemente fez um discurso emocionante e sensato contra a onda de racismo.

Taís, casada com Lázaro Ramos, outro ser humano admirável e melhor ator de sua geração, é uma guerreira, pois o que ela tem sofrido "apanhando" nas redes sociais, não é mole. Várias autoridades e personalidades golpistas aproveitaram a onda para ofender a talentosa e bela atriz.

Após se manifestar, Pedro Cardoso deixou o estúdio, gerando um certo constrangimento nos presentes. Aproveito para pedir aos responsáveis deste blog para colocar o vídeo abaixo para que os leitores vejam, já agradecendo adiantado.

O que me fez pensar bem é que nunca vi uma atitude como esta vinda de alguma liderança "espírita", principalmente nos anos em que eu fui enganado pela doutrina. Realmente a minha capacidade intelectual e minha sensibilidade humanística foi bem reduzida para aceitar como "sábios" verdadeiros malabaristas da palavra como Chico Xavier, Divaldo Franco e todos que se assemelham a estes falsos profetas. Falam mal dos neo-pentecostais, sem ver que "espíritas" agem da mesma forma, mas com discrição.

A verdadeira lição de humanidade vi na declaração de Pedro Cardoso que, pedindo respeito a todos, defendeu a justa reivindicação dos grevistas e ainda falou que todos temos a negritude em nosso sangue, mesmo que não apareça na pele. Científica ou não, a declaração foi uma maneira de dizer que somos todos humanos, sem diferenças marcantes e que todos temos a obrigação altruísta de nos solidarizar com a dor do povo afro-descendente, que tem a humilhação como sua rotina diária.

E os "espíritas", o que fizeram pela humanidade? Dar sopinha com farinata e casaquinho? Declararar frases bonitinhas que parecem ter sido retiradas de enganosos livros de "auto-ajuda"? Se depender dos "espíritas", tudo fica como está, sem que qualquer injustiça fosse corrigida. Mas nada que um (católico) Pai Nosso não resolva, não é Divaldo? Detalhe: eu orava o Pai Nosso todos os dias e problemas pareciam só aumentar.

Por isso que comparo a declaração maravilhosa de Pedro Cardoso com a inércia das lideranças "espíritas". Nem vou chamar Cardoso de "autêntico espírita" pois a doutrina original foi maculada pela versão brasileira, se tornando uma brincadeira que infelizmente todos preferem levar a sério.

Pedro Cardoso, na verdade, se tornou um grande exemplo de amor ao próximo e preocupação com o mundo real. O ator não precisou da capa de "religiosidade" que fazem muitos forjarem a bondade que não possuem. Cardoso foi franco, sincero e aproveitou o momento numa rede de TV aberta para falar o que muitos brasileiros como eu deveriam dizer.

Sinceramente, se me dissessem a partir de agora que Pedro Cardoso é um espírito de luz, com alto nível de evolução, eu acredito. O ator demonstrou uma nobreza de caráter raramente vista. Tudo em poucos minutos em uma curta declaração. Verdadeiros sábios ensinam muito falando pouco.

Quanto às lideranças "espíritas", todas não passam de membros de um bando de oportunistas metidos a benfeitores. Para mascates da fé, como Chico e Divaldo, os grevistas da EBC e a atriz Taís Araújo merecem o sofrimento em que se encontram.

----------------------------------------------------------------------------------------
NOTA de Kardec McGuiver: Nós é que agradecemos, Marcelo, por ter enviado o seu texto, cujo título nós colocamos por critério nosso. Assinamos embaixo dele e esperamos que o público tenha gostado. 

Realmente, Pedro Cardoso, ator de talento inquestionável, tem dado várias demonstrações de admirável respeito à humanidade e merece toda a nossa admiração. Pedro Cardoso é um exemplo a todos nós. 

Marcelo, aqui está o vídeo que você pediu.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Publio Lentulus nunca existiu: é invenção de "Emmanuel" da Nóbrega! - Parte 3

OBS de Profeta Gandalf: Este estudo mostra que o personagem Publio Lentulus, utilizado pelo obsessor de Chico Xavier, Emmanuel, para tentar dizer que "esteve com Jesus", é um personagem fictício, de uma obra fictícia, mas com intenções reais de tentar estragar a doutrina espírita, difundindo muita mentira e travando a evolução espiritual. Testemunhos Lentulianos Por José Carlos Ferreira Fernandes - Blog Obras Psicografadas Considerações de Pesquisadores Espíritas acerca da Historicidade de Públio Lêntulo (1944) :   Em agosto de 1944, o periódico carioca “Jornal da Noite” publicou reportagens investigativas acerca da mediunidade de Francisco Cândido Xavier.   Nas suas edições de 09 e de 11 de agosto de 1944, encontram-se contra-argumentações espíritas defendendo tal mediunidade, inclusive em resposta a uma reportagem anterior (negando-a, e baseando seus argumentos, principalmente, na inexistência de “Públio Lêntulo”, uma das encarnações pretéritas do

Provas de que Chico Xavier NÃO foi enganado por Otília Diogo

 (Autor: Professor Caviar) Diante do caso do prefeito de São Paulo, João Dória Jr., que divulgou uma farsa alimentícia durante o evento Você e a Paz, encontro comandado por Divaldo Franco, o "médium" baiano, beneficiado pela omissão da imprensa, tenta se redimir da responsabilidade de ter homenageado o político e deixado ele divulgar o produto vestindo a camiseta do referido evento. Isso lembra um caso em que um "médium" tentava se livrar da responsabilidade de seus piores atos, como se ser "médium espírita" permitisse o calote moral. Oficialmente, diz-se que o "médium" Francisco Cândido Xavier "havia sido enganado" pela farsante Otília Diogo. Isso é uma mentira descarada, sem pé nem cabeça. Essa constatação, para desespero dos "espíritas", não se baseia em mais um "manifesto de ódio" contra um "homem de bem", mas em fotos tiradas pelo próprio fotógrafo oficial, Nedyr Mendes da Rocha, solidário a

Um grave equívoco numa frase de Chico Xavier

(Autor: Professor Caviar) Pretenso sábio, o "médium" Francisco Cândido Xavier é uma das figuras mais blindadas do "espiritismo" brasileiro a ponto de até seus críticos terem medo de questioná-lo de maneira mais enérgica e aprofundada. Ele foi dado a dizer frases de efeito a partir dos anos 1970, quando seu mito de pretenso filantropo ganhou uma abordagem menos confusa que a de seu antigo tutor institucional, o ex-presidente da FEB, Antônio Wantuil de Freitas. Nessa nova abordagem, feita sob o respaldo da Rede Globo, Chico Xavier era trabalhado como ídolo religioso nos moldes que o jornalista católico inglês Malcolm Muggeridge havia feito no documentário Algo Bonito para Deus (Something Beautiful for God) , em relação a Madre Teresa de Calcutá. Para um público simplório que é o brasileiro, que anda com mania de pretensa "sabedoria de bolso", colecionando frases de diversas personalidades, umas admiráveis e outras nem tanto, sem que tivesse um