Pular para o conteúdo principal

Mais uma frase prosaica de Chico Xavier sobre caridade

(Autor: Professor Caviar)

Em mais um balé de palavras bonitinhas, o "médium" Francisco Cândido Xavier vem com duas frases de apelo bastante igrejeiro, bastante açucaradas e que agradam muitas pessoas, embora essas frases no fundo não fedem nem cheiram. Vamos a elas:

"A caridade é um exercício espiritual. Quem pratica o bem, coloca em movimento as forças da alma".

Outras pessoas diriam isso com mais profundidade e menos igrejismo. Até porque precisamos interpretar essas frases de Chico Xavier não pelo pé-da-letra, mas diante de contextos específicos e nem sempre tão positivos como se imagina. Isoladas, estas duas frases parecem até agradáveis, mas vindas de um grave deturpador do Espiritismo, é apenas uma cortina de fumaça para disfarçar o vazio doutrinário.

Em primeiro lugar, o católico Chico Xavier vê na ideia de "caridade" uma espécie de sacramento religioso feito por laicos. É uma "bondade" na qual a marca da religião prevalece, embora o movimento religioso seja de "livre escolha" de qualquer um. Entende-se isso, por exemplo, a reprovação ao ateísmo, embora os "espíritas", sabemos, fingem ter "total consideração" aos ateus (claro, é mais ovelha para o rebanho do "movimento espírita").

Os "espíritas" tentam desconversar, dizendo que "caridade é tudo". "Você, por exemplo, vai receber o seu salário e ele vem menos do que o esperado e você vai falar com seu patrão. O entendimento dos dois é caridade, você entender que o patrão, que é seu irmão, tem dificuldades, isso é caridade". Então tá, em tempos de reforma trabalhista, o patrão pode cortar salários, o trabalhador é que precisa se desapegar de sua renda, ficar só com a grana das contas. O jeito é comer livros "espíritas", que são "um alimento para a alma".

Falando sério, no "espiritismo" só se recomendam três tipos de "caridade": o Assistencialismo, apenas para minimizar efeitos drásticos da pobreza; a ajuda ao arrivista, no caso a colaboração de uma pessoa evoluída à ambição tendenciosa de alguém atrasado e medíocre, estimulando o canastrismo social; e a complacência com o algoz, que envolve muitas vezes servidão ou conformação com o abuso cometido por alguém mau.

Essa "caridade", que o igrejismo "espírita" acha "a mais nobre e desafiadora", tem suas falhas, porque, no caso do Assistencialismo - que os "espíritas" definem como "Assistência Social" - , a ajuda é pouca, pontual e quase sempre provisória, sem efeitos sociais profundos. E, no caso das outras duas caridades, a coisa é pior, pois a "ajuda" dá mais vantagem social a pessoas levianas, no caso do arrivismo, e no caso da complacência com o algoz, aceita-se que pessoas perversas ou traiçoeiras levem sempre a melhor na vida.

Portanto, estas frases de Chico Xavier foi apenas um monte de palavras jogadas ao vento, que parecem música aos ouvidos de muitos, mas são apenas frases banais e bastante piegas. Nem de longe elas refletem sabedoria, porque fazer o bem é um tema que não se aborda assim com teorias tão simplórias e superficiais. E a vida é muito complexa para que se veja algum sentido em frases assim.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Publio Lentulus nunca existiu: é invenção de "Emmanuel" da Nóbrega! - Parte 3

OBS de Profeta Gandalf: Este estudo mostra que o personagem Publio Lentulus, utilizado pelo obsessor de Chico Xavier, Emmanuel, para tentar dizer que "esteve com Jesus", é um personagem fictício, de uma obra fictícia, mas com intenções reais de tentar estragar a doutrina espírita, difundindo muita mentira e travando a evolução espiritual. Testemunhos Lentulianos Por José Carlos Ferreira Fernandes - Blog Obras Psicografadas Considerações de Pesquisadores Espíritas acerca da Historicidade de Públio Lêntulo (1944) :   Em agosto de 1944, o periódico carioca “Jornal da Noite” publicou reportagens investigativas acerca da mediunidade de Francisco Cândido Xavier.   Nas suas edições de 09 e de 11 de agosto de 1944, encontram-se contra-argumentações espíritas defendendo tal mediunidade, inclusive em resposta a uma reportagem anterior (negando-a, e baseando seus argumentos, principalmente, na inexistência de “Públio Lêntulo”, uma das encarnações pretéritas do

Provas de que Chico Xavier NÃO foi enganado por Otília Diogo

 (Autor: Professor Caviar) Diante do caso do prefeito de São Paulo, João Dória Jr., que divulgou uma farsa alimentícia durante o evento Você e a Paz, encontro comandado por Divaldo Franco, o "médium" baiano, beneficiado pela omissão da imprensa, tenta se redimir da responsabilidade de ter homenageado o político e deixado ele divulgar o produto vestindo a camiseta do referido evento. Isso lembra um caso em que um "médium" tentava se livrar da responsabilidade de seus piores atos, como se ser "médium espírita" permitisse o calote moral. Oficialmente, diz-se que o "médium" Francisco Cândido Xavier "havia sido enganado" pela farsante Otília Diogo. Isso é uma mentira descarada, sem pé nem cabeça. Essa constatação, para desespero dos "espíritas", não se baseia em mais um "manifesto de ódio" contra um "homem de bem", mas em fotos tiradas pelo próprio fotógrafo oficial, Nedyr Mendes da Rocha, solidário a

Um grave equívoco numa frase de Chico Xavier

(Autor: Professor Caviar) Pretenso sábio, o "médium" Francisco Cândido Xavier é uma das figuras mais blindadas do "espiritismo" brasileiro a ponto de até seus críticos terem medo de questioná-lo de maneira mais enérgica e aprofundada. Ele foi dado a dizer frases de efeito a partir dos anos 1970, quando seu mito de pretenso filantropo ganhou uma abordagem menos confusa que a de seu antigo tutor institucional, o ex-presidente da FEB, Antônio Wantuil de Freitas. Nessa nova abordagem, feita sob o respaldo da Rede Globo, Chico Xavier era trabalhado como ídolo religioso nos moldes que o jornalista católico inglês Malcolm Muggeridge havia feito no documentário Algo Bonito para Deus (Something Beautiful for God) , em relação a Madre Teresa de Calcutá. Para um público simplório que é o brasileiro, que anda com mania de pretensa "sabedoria de bolso", colecionando frases de diversas personalidades, umas admiráveis e outras nem tanto, sem que tivesse um