Pular para o conteúdo principal

Carlos Vereza, que fez dr. Bezerra no cinema, se encontrou com Michel Temer

(Autor: Professor Caviar)

Depois do "médium" João Teixeira de Faria, o João de Deus, aproveitar um exame de rotina para visitar o presidente Michel Temer, então com uma pequena operação na próstata, é a vez de outro "espírita" ilustre visitar o presidente.

Desta vez o visitante, na tarde de ontem, foi o ator Carlos Vereza, que interpretou o médico e um dos fundadores da Federação "Espírita" Brasileira, Adolfo Bezerra de Menezes. Vereza é ligado a uma organização de centro-direita, o Instituto Millenium, já fez críticas pesadas contra Dilma, Lula e o PT em geral e, recentemente, defendeu o reacionário presidente no programa Conversa com Bial, da Rede Globo, afirmando não haver sentido as pessoas pedirem "Fora Temer".

Vereza e Temer vão falar de Educação, possivelmente à luz do "espiritismo" brasileiro. O ator, que recentemente esteve na novela Velho Chico, também havia recebido, do presidente Temer, uma condecoração da Ordem de Mérito Cultural. Vereza também fez vários elogios às atividades da tendenciosa Operação Lava Jato.

É irônico que o presidente Temer tenha dito, certa vez, que "nunca frequentou um centro espírita" pois seu governo encontra afinidade plena com os valores conservadores defendidos pelos "espíritas" de nosso país. Pontos ligados à reforma trabalhista, a reforma previdenciária e à terceirização total no mercado de trabalho condizem muito com os valores de "abnegação", "humildade", "perseverança" e "caridade" defendidos pelos "espíritas", como a negociação desigual entre patrões e empregados (que privilegia os primeiros), vista pela religião "kardecista" como "acordo fraterno entre irmãos".

CARLOS VEREZA TERIA INDICADO JOÃO DE DEUS A CAMILA PITANGA

Carlos Vereza foi designado para fazer um personagem em Velho Chico, um novo personagem criado para substituir o do ator Umberto Magnani, que havia falecido. Outro ator da novela, Domingos Montagner, morreu em um acidente, quando se afogou nas águas movimentadas de um trecho do Rio São Francisco, durante um intervalo de gravações.

Domingos estava acompanhado da colega e par romântico na novela, Camila Pitanga, que se tornou uma grande amiga do ator. Ela queria nadar com ele mas ele o impediu, porém ele foi levado pelas águas e foi encontrado morto alguns metros depois.

Desolada com a perda de um amigo, Camila estava muito triste e teria sido consolada por colegas. Carlos Vereza, provavelmente, teria orientado ela a procurar um "centro espírita" e teria sugerido a ela o "médium" João Teixeira de Faria, o João de Deus, também um poderoso latifundiário de Goiás.

Camila, ateia e de esquerda, foi então visitar o "coronel João" em Abadiânia, no interior goiano. João de Deus é considerado o "terceiro maior médium espírita brasileiro", depois de Francisco Cândido Xavier, o Chico Xavier, e Divaldo Franco. João de Deus foi capa da revista Veja em matéria elogiosa, sendo este periódico famoso pela postura hostil em relação aos movimentos sociais e ao PT.

O envolvimento dos "espíritas" com políticos conservadores se tornou mais claro quando Chico Xavier e a FEB apoiaram o golpe militar de 1964. No programa Pinga Fogo, da TV Tupi de São Paulo, Chico Xavier disparou comentários depreciativos contra os movimentos operário e camponês (categorias profissionais que envolvem pessoas humildes) e defendeu abertamente a ditadura militar, que estava em sua fase mais repressiva. Chico pedia para os brasileiros "orarem pelos generais", que estavam construindo um "reino de amor" do Brasil futuro. Chico apoiou a ditadura numa época, 1971, em que até o histórico reacionário Carlos Lacerda se opunha ao regime.

Recentemente, Divaldo Franco apareceu ao lado do prefeito de São Paulo, João Dória Jr., e ofereceu o evento Você e a Paz para o tucano lançar um composto alimentar, a "farinata", condenado por entidades relacionadas à saúde humana e aos movimentos sociais. Na Bahia, Divaldo Franco e seu amigo José Medrado são conhecidos por apoiarem, sutilmente, o poder político de Antônio Carlos Magalhães e seus herdeiros. Medrado é contratado pela Rádio Metrópole FM, do "filhote da ditadura" e afilhado político de ACM, Mário Kertèsz, que atua como um esperto usurpador e cooptador dos movimentos de esquerda baianos.

O "movimento espírita" recebeu a queda de Dilma Rousseff e a ascensão de Michel Temer com entusiasmo. Palestrantes e páginas "espíritas" passaram a divulgar textos apelando aos brasileiros para suportar as desgraças e até "adorar" o sofrimento. Textos que apelavam, também, para a renúncia aos desejos e necessidades humanas eram publicados até em páginas portuguesas sintonizadas com o "espiritismo" da FEB. De forma subliminar, estes apelos simbolizam o apoio aos projetos retrógrados de Temer, como a reforma trabalhista, a reforma previdenciária, a terceirização total e a adaptação da Educação pública aos padrões da obscurantista Escola Sem Partido.

Tudo isso sepulta, de maneira definitiva, a fama de "progressista" que o "espiritismo" brasileiro carregou durante anos, uma reputação que foi obtida sem qualquer motivação precisa. Apenas o caráter falsamente modesto das "casas espíritas", a suposta despretensão e o apelo publicitário que enfatiza imagens de crianças pobres sorridentes é que fez as esquerdas serem enganadas e classificarem o "espiritismo" brasileiro como uma "religião progressista", quando ela, na verdade, é uma religião conservadora e de direita. 

O conservadorismo "espírita" é tão evidente que Chico Xavier marcou sua carreira sempre pedindo para as pessoas nunca questionarem nem contestarem, recomendando o silêncio para as pessoas, o que indica uma censura subliminar e uma forma conservadora e moralista de manter as pessoas em sua situação de infelicidade e infortúnio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Publio Lentulus nunca existiu: é invenção de "Emmanuel" da Nóbrega! - Parte 3

OBS de Profeta Gandalf: Este estudo mostra que o personagem Publio Lentulus, utilizado pelo obsessor de Chico Xavier, Emmanuel, para tentar dizer que "esteve com Jesus", é um personagem fictício, de uma obra fictícia, mas com intenções reais de tentar estragar a doutrina espírita, difundindo muita mentira e travando a evolução espiritual. Testemunhos Lentulianos Por José Carlos Ferreira Fernandes - Blog Obras Psicografadas Considerações de Pesquisadores Espíritas acerca da Historicidade de Públio Lêntulo (1944) :   Em agosto de 1944, o periódico carioca “Jornal da Noite” publicou reportagens investigativas acerca da mediunidade de Francisco Cândido Xavier.   Nas suas edições de 09 e de 11 de agosto de 1944, encontram-se contra-argumentações espíritas defendendo tal mediunidade, inclusive em resposta a uma reportagem anterior (negando-a, e baseando seus argumentos, principalmente, na inexistência de “Públio Lêntulo”, uma das encarnações pretéritas do

Provas de que Chico Xavier NÃO foi enganado por Otília Diogo

 (Autor: Professor Caviar) Diante do caso do prefeito de São Paulo, João Dória Jr., que divulgou uma farsa alimentícia durante o evento Você e a Paz, encontro comandado por Divaldo Franco, o "médium" baiano, beneficiado pela omissão da imprensa, tenta se redimir da responsabilidade de ter homenageado o político e deixado ele divulgar o produto vestindo a camiseta do referido evento. Isso lembra um caso em que um "médium" tentava se livrar da responsabilidade de seus piores atos, como se ser "médium espírita" permitisse o calote moral. Oficialmente, diz-se que o "médium" Francisco Cândido Xavier "havia sido enganado" pela farsante Otília Diogo. Isso é uma mentira descarada, sem pé nem cabeça. Essa constatação, para desespero dos "espíritas", não se baseia em mais um "manifesto de ódio" contra um "homem de bem", mas em fotos tiradas pelo próprio fotógrafo oficial, Nedyr Mendes da Rocha, solidário a

Um grave equívoco numa frase de Chico Xavier

(Autor: Professor Caviar) Pretenso sábio, o "médium" Francisco Cândido Xavier é uma das figuras mais blindadas do "espiritismo" brasileiro a ponto de até seus críticos terem medo de questioná-lo de maneira mais enérgica e aprofundada. Ele foi dado a dizer frases de efeito a partir dos anos 1970, quando seu mito de pretenso filantropo ganhou uma abordagem menos confusa que a de seu antigo tutor institucional, o ex-presidente da FEB, Antônio Wantuil de Freitas. Nessa nova abordagem, feita sob o respaldo da Rede Globo, Chico Xavier era trabalhado como ídolo religioso nos moldes que o jornalista católico inglês Malcolm Muggeridge havia feito no documentário Algo Bonito para Deus (Something Beautiful for God) , em relação a Madre Teresa de Calcutá. Para um público simplório que é o brasileiro, que anda com mania de pretensa "sabedoria de bolso", colecionando frases de diversas personalidades, umas admiráveis e outras nem tanto, sem que tivesse um