Pular para o conteúdo principal

"Espiritismo" virou uma religião dos medíocres

(Autor: Professor Caviar)

Notaram que o "espiritismo" virou a religião da mediocridade e de um certo nível de permissividade? A religião que traiu Allan Kardec tornou-se um vale-tudo doutrinário, em que vale a erosão de ideias para ser "espírita", bastando fazer peças com dramalhões moralistas ou corais cantando letras piegas sobre paz e fraternidade, desviando do foco dos postulados kardecianos originais.

A maioria das casas e eventos "espíritas" se tornaram redutos do mais gosmento igrejismo. Tudo virou um "segundo Catolicismo", o que é risível, pois, se já temos a Igreja Católica, por que outra Igreja Católica? É para os sacerdotes ("médiuns") não vestirem batinas e para os seguidores evitarem o senta-e-levanta das missas?

Quanta preguiça. E o que se observa entre os "espíritas" é que tudo virou um vale-tudo. Novelistas ruins reescrevem seus romances e inventam um suposto espírito como pretenso autor espiritual. Físicos frustrados e advogados ruins correm logo para serem palestrantes "espíritas" e faturar com livros doutrinários, na verdade obras de auto-ajuda mal-disfarçadas. Cientistas incompetentes e fãs de Astrologia e outros esoterismos criam um engodo teórico no qual misturam física quântica, psicologia, horóscopo e bola de cristal, ilustrando seus artigos com paisagens cósmicas ou formas humanoides como o rosto humano ou a anatomia do corpo humano.

Desde que Francisco Cândido Xavier deu seu mau exemplo, ele um católico ortodoxo de relativa paranormalidade que, em vez de ficar no seu Catolicismo sossegado, preferiu se intrometer no Espiritismo do qual nunca apreciou de verdade, o que vemos é o legado kardeciano ser empastelado, ridicularizado, desfigurado, e seus traidores fazendo beicinho, se dizendo "fiéis aos postulados espíritas originais" e ainda cobrando dos outros a fidalidade e o respeito que não têm.

Essas posturas fizeram os "espíritas" estarem abaixo dos neopentecostais, derivações da igreja evangélica marcadas por valores obscurantistas e um forte apelo midiático sensacionalista. Isso porque os neopentecostais podem ter os piores defeitos, como uma inclinação pelos retrocessos sociais, um reacionarismo profundo e preconceituoso e uma ambição de dominar o país e interferir na vida dos outros.

Mas os neopentecostais não têm o pior defeito dos "espíritas", que é a desonestidade doutrinária. Enquanto os "espíritas" adoram ilustrar suas páginas com a famosa foto de Kardec olhando sério, contraditoriamente eles o traem com apelos igrejeiros que deturpam de maneira bem grosseira a frase dita pelo pedagogo francês: "Fora da caridade não há salvação".

Foi o Codificador dizer essa frase e os "espíritas" passaram a matar aula, como se frequentassem o Catolicismo às escondidas. O igrejismo, marcado pela mística dos "médiuns", se torna tão extremo, gerando uma catarse emocional tão mórbida quanto exagerada, que causa nojo e faz com que o Espiritismo original nem de longe seja devidamente valorizado.

Nem mesmo a promessa e os artifícios de "aprender Kardec" convencem, até porque se tornam medidas de mero aparato. Afinal, de que adianta fazer uma exposição correta das ideias kardecianas se, depois, se esbalda num igrejismo, numa vaticanização deslumbrada, intensa, convicta e com muito entusiasmo?

Chico Xavier e Divaldo Franco prometeram "aprender Kardec", mas, depois disso, continuaram com seu igrejismo de raiz roustanguista, mantendo a deturpação no seu curso de trair o Espiritismo, coisa que deve ser vista como um grave problema e não como uma coisinha de nada, porque a vaticanização, praticada até por quem diz ser contra, como Alamar Régis Carvalho, é um desvio de foco dos ensinamentos espíritas originais, não um capricho de suposta afinidade com ideais cristãos.

É preciso que as pessoas saiam desse véu de luz, cor e fantasia e vejam o grave problema que o "espiritismo à brasileira" está fazendo, com traições doutrinárias vergonhosas, que deveriam ser alvo de reportagem investigativa e tudo. Não se pode ser complacente à deturpação do Espiritismo, se deixando levar por uma paisagem de Teletubbies ilustrando frases igrejistas, ou pelo apelo fácil de crianças pobres. Devemos seguir as lições de Kardec, que, ao aconselhar a crítica à deturpação, pediu para que ela se torne rígida em nome da coerência, da lógica, da ética e do bom senso.

Sem essas quatro qualidades, o pretexto do "amor" se torna vago, oco e até frágil, e o da "caridade", sem efeito. Mas a demagogia dos "espíritas", sobretudo "médiuns", de se dizerem "fiéis a Kardec" enquanto praticam o igrejismo que recusam a admitir, também tornou inútil o cumprimento da desesperada promessa de "aprender Kardec", mediante um sem-número de atitudes hipócritas e extremamente contraditórias. Até no quesito sinceridade os "espíritas" são medíocres, para não dizer incompetentes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Publio Lentulus nunca existiu: é invenção de "Emmanuel" da Nóbrega! - Parte 3

OBS de Profeta Gandalf: Este estudo mostra que o personagem Publio Lentulus, utilizado pelo obsessor de Chico Xavier, Emmanuel, para tentar dizer que "esteve com Jesus", é um personagem fictício, de uma obra fictícia, mas com intenções reais de tentar estragar a doutrina espírita, difundindo muita mentira e travando a evolução espiritual. Testemunhos Lentulianos Por José Carlos Ferreira Fernandes - Blog Obras Psicografadas Considerações de Pesquisadores Espíritas acerca da Historicidade de Públio Lêntulo (1944) :   Em agosto de 1944, o periódico carioca “Jornal da Noite” publicou reportagens investigativas acerca da mediunidade de Francisco Cândido Xavier.   Nas suas edições de 09 e de 11 de agosto de 1944, encontram-se contra-argumentações espíritas defendendo tal mediunidade, inclusive em resposta a uma reportagem anterior (negando-a, e baseando seus argumentos, principalmente, na inexistência de “Públio Lêntulo”, uma das encarnações pretéritas do

Provas de que Chico Xavier NÃO foi enganado por Otília Diogo

 (Autor: Professor Caviar) Diante do caso do prefeito de São Paulo, João Dória Jr., que divulgou uma farsa alimentícia durante o evento Você e a Paz, encontro comandado por Divaldo Franco, o "médium" baiano, beneficiado pela omissão da imprensa, tenta se redimir da responsabilidade de ter homenageado o político e deixado ele divulgar o produto vestindo a camiseta do referido evento. Isso lembra um caso em que um "médium" tentava se livrar da responsabilidade de seus piores atos, como se ser "médium espírita" permitisse o calote moral. Oficialmente, diz-se que o "médium" Francisco Cândido Xavier "havia sido enganado" pela farsante Otília Diogo. Isso é uma mentira descarada, sem pé nem cabeça. Essa constatação, para desespero dos "espíritas", não se baseia em mais um "manifesto de ódio" contra um "homem de bem", mas em fotos tiradas pelo próprio fotógrafo oficial, Nedyr Mendes da Rocha, solidário a

Um grave equívoco numa frase de Chico Xavier

(Autor: Professor Caviar) Pretenso sábio, o "médium" Francisco Cândido Xavier é uma das figuras mais blindadas do "espiritismo" brasileiro a ponto de até seus críticos terem medo de questioná-lo de maneira mais enérgica e aprofundada. Ele foi dado a dizer frases de efeito a partir dos anos 1970, quando seu mito de pretenso filantropo ganhou uma abordagem menos confusa que a de seu antigo tutor institucional, o ex-presidente da FEB, Antônio Wantuil de Freitas. Nessa nova abordagem, feita sob o respaldo da Rede Globo, Chico Xavier era trabalhado como ídolo religioso nos moldes que o jornalista católico inglês Malcolm Muggeridge havia feito no documentário Algo Bonito para Deus (Something Beautiful for God) , em relação a Madre Teresa de Calcutá. Para um público simplório que é o brasileiro, que anda com mania de pretensa "sabedoria de bolso", colecionando frases de diversas personalidades, umas admiráveis e outras nem tanto, sem que tivesse um