Pular para o conteúdo principal

"Espiritismo" brasileiro não sofre qualquer tipo de intolerância

(Autor: Kardec McGuiver)

Foi noticiado que o busto que decora o túmulo de Chico Xavier em Uberaba foi atacado por um ato de vandalismo. Admiradores do suposto médium classificam o ato como "intolerância religiosa". Mas fatos vão contra esta versão, o que pode sugerir que o ataque foi apenas mero vandalismo contra uma figura popular na cidade.

O "Espiritismo" brasileiro nas últimas décadas, nunca deu sinais de que foi vitima de intolerância. A intolerância só ocorreu quando a seita espiritualista de linha cristã era confundida com religiões afro-brasileiras que tinham que se declarar "espíritas" para fugir de possíveis punições, já que não eram legalizadas como religiões.

Na verdade a intolerância religiosa é uma intolerância étnica. As religiões afro-brasileiras sofriam preconceito por causa de suas lideranças e maior parte de seguidores que são negros. O mesmo ocorre com o Islamismo, pois os árabes, confundidos erroneamente com terroristas, são outro grupo étnico a sofrer discriminação. Ambas as etnias, negros e árabes, são pobres em sua vasta maioria.

O "Espiritismo" brasileiro é seguido majoritariamente por brancos da classe média alta (e por vários ricos também) e muito bem diplomados (o que ajuda a criar o falso estereótipo de "religião racional"), sendo uma religião de elite. Não há um motivo plausível para que o "Espiritismo" brasileiro seja alvo de intolerância, até porque as suas deturpações o transformaram em uma igreja muito parecida com o Catolicismo. É uma espécie de Catolicismo que acredita em reencarnação.

Este papo de "intolerância" não passa de vitimismo e está sendo usada para tentar atrair fiéis e recuperar os seguidores que abandonam aos poucos o "Espiritismo", como uma propaganda que evoca o vitimismo para se promover. Um ato de desespero de uma seita que a cada dia perde muitos seguidores, não atrai mais pessoas e até agora não apresentou uma nova liderança.

o "Espiritismo" brasileiro se encontra em franca decadência após romper ideologicamente com o Espiritismo original, utilizando Allan Kardec apenas como objeto de bajulação. Ideologicamente o "espiritismo" brasileiro virou uma espécie de Catolicismo se batina que acredita em reencarnação e tem demonstrado total incompetência na resolução dos problemas cotidianos e na evolução intelectual e moral de seus seguidores, sendo uma igreja a mais a servir de meio de fuga da realidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Publio Lentulus nunca existiu: é invenção de "Emmanuel" da Nóbrega! - Parte 3

OBS de Profeta Gandalf: Este estudo mostra que o personagem Publio Lentulus, utilizado pelo obsessor de Chico Xavier, Emmanuel, para tentar dizer que "esteve com Jesus", é um personagem fictício, de uma obra fictícia, mas com intenções reais de tentar estragar a doutrina espírita, difundindo muita mentira e travando a evolução espiritual. Testemunhos Lentulianos Por José Carlos Ferreira Fernandes - Blog Obras Psicografadas Considerações de Pesquisadores Espíritas acerca da Historicidade de Públio Lêntulo (1944) :   Em agosto de 1944, o periódico carioca “Jornal da Noite” publicou reportagens investigativas acerca da mediunidade de Francisco Cândido Xavier.   Nas suas edições de 09 e de 11 de agosto de 1944, encontram-se contra-argumentações espíritas defendendo tal mediunidade, inclusive em resposta a uma reportagem anterior (negando-a, e baseando seus argumentos, principalmente, na inexistência de “Públio Lêntulo”, uma das encarnações pretéritas do

Provas de que Chico Xavier NÃO foi enganado por Otília Diogo

 (Autor: Professor Caviar) Diante do caso do prefeito de São Paulo, João Dória Jr., que divulgou uma farsa alimentícia durante o evento Você e a Paz, encontro comandado por Divaldo Franco, o "médium" baiano, beneficiado pela omissão da imprensa, tenta se redimir da responsabilidade de ter homenageado o político e deixado ele divulgar o produto vestindo a camiseta do referido evento. Isso lembra um caso em que um "médium" tentava se livrar da responsabilidade de seus piores atos, como se ser "médium espírita" permitisse o calote moral. Oficialmente, diz-se que o "médium" Francisco Cândido Xavier "havia sido enganado" pela farsante Otília Diogo. Isso é uma mentira descarada, sem pé nem cabeça. Essa constatação, para desespero dos "espíritas", não se baseia em mais um "manifesto de ódio" contra um "homem de bem", mas em fotos tiradas pelo próprio fotógrafo oficial, Nedyr Mendes da Rocha, solidário a

Um grave equívoco numa frase de Chico Xavier

(Autor: Professor Caviar) Pretenso sábio, o "médium" Francisco Cândido Xavier é uma das figuras mais blindadas do "espiritismo" brasileiro a ponto de até seus críticos terem medo de questioná-lo de maneira mais enérgica e aprofundada. Ele foi dado a dizer frases de efeito a partir dos anos 1970, quando seu mito de pretenso filantropo ganhou uma abordagem menos confusa que a de seu antigo tutor institucional, o ex-presidente da FEB, Antônio Wantuil de Freitas. Nessa nova abordagem, feita sob o respaldo da Rede Globo, Chico Xavier era trabalhado como ídolo religioso nos moldes que o jornalista católico inglês Malcolm Muggeridge havia feito no documentário Algo Bonito para Deus (Something Beautiful for God) , em relação a Madre Teresa de Calcutá. Para um público simplório que é o brasileiro, que anda com mania de pretensa "sabedoria de bolso", colecionando frases de diversas personalidades, umas admiráveis e outras nem tanto, sem que tivesse um