Pular para o conteúdo principal

Caso da "farinata" comprova: "espiritismo" brasileiro é tolerado até demais

(Autor: Professor Caviar)

O episódio do lançamento oficial da "farinata", o granulado supostamente nutricional do prefeito de São Paulo, João Dória Jr., durante o 3º Encontro Você e a Paz, edição paulista do evento promovido pelo "médium" Divaldo Franco, prova que o "espiritismo" brasileiro não sofre intolerância religiosa alguma, sendo tolerado até demais, sofrendo blindagem da grande mídia, da Justiça e de outros setores estratégicos da sociedade. Até as esquerdas ficam em silêncio diante dos erros do "movimento espírita" brasileiro. Nunca foi tão fácil trair um precursor que foi o saudoso pedagogo Allan Kardec.

Essa constatação se dá porque, mesmo com João Dória Jr. exibindo o tempo todo a camiseta do Você e a Paz, com o nome de Divaldo Franco citado na blusa, as únicas críticas à algum religioso referentes ao teor duvidoso do granulado, planejado para ser processado a partir de restos de comida de restaurantes, lanchonetes, indústrias e até de hospitais, se dirigem ao arcebispo de São Paulo, dom Odilo Scherer, figura católica que comanda a Arquidiocese de São Paulo.

A entidade católica está sendo investigada por um episódio bastante sombrio, que são as 14 mortes de ex-dependentes químicos e ex-moradores de rua, em junho passado, por possível intoxicação alimentar numa comunidade administrada pela Missão Belém, em Jarinu, no interior de São Paulo. A Missão Belém, ligada à Arquidiocese, é também parceira da Plataforma Sinergia, empresa responsável pela distribuição dos "compostos alimentares" a serem feitos por empresas parceiras terceirizadas.

Há uma suspeita de que os mortos haviam servido de cobaias para o alimento, e, teriam, após terem uma dieta a base da "farinata", sofrido efeitos de diarreia, vômitos, intoxicação alimentar e sintomas de desnutrição e desidratação. A "farinata", chamada pejorativamente de "ração humana", não tem informações nutricionais conhecidas e a procedência dos alimentos a fazerem parte do composto é bastante duvidosa.

Divaldo Franco, tido como "sábio" e "iluminado", poderia, em tese, ter sido avisado por "espíritos benfeitores" e ter cortado a homenagem a João Dória Jr. no evento "Você e a Paz", o que não seria um ato de "falta de misericórdia", mas uma cautela ética, diante da imagem desgastada que o prefeito paulistano já apresentava antes do 08 de outubro do "Você e a Paz", já agravada então com o anúncio do estranho projeto alimentício, intitulado "Alimento para Todos". A "farinata" já havia sido anunciada com o nome de fantasia de "Allimento", com a letra "l" grafada duas vezes.

Mas não. Divaldo manteve a homenagem, posou ao lado do prefeito e acabou vinculando sua imagem a um político decadente, o que mostra afinidade de sintonia. Isso prova o quanto Divaldo Franco, se não bastasse seus ares antiquados de professor aristocrático e verborrágico dos anos 1930-1940, é também inclinado a apoiar políticos decadentes como o prefeito de São Paulo, tão decadente que é apelidado por muitos de prefake. Esse apoio derruba em definitivo a ideia que muitos acreditam em ver Divaldo Franco um "líder progressista e moderno".

Apesar desse apoio explítico, no entanto, a grande imprensa reage em absoluto silêncio em relação ao erro grave de Divaldo Franco, que dez meses atrás despejou um cruel juízo de valor contra refugiados do Oriente Médio, acusando-os de serem "reencarnação de colonizadores sanguinários em busca da retomada dos tesouros da Europa". Logo Divaldo, um caçador de tesouros como medalhas, condecorações e diplomas por causa de suas palestras piegas de mofado igrejismo.

O juízo de valor de Divaldo é uma clara ofensa àquelas famílias que saem de países em guerra para reconstruir suas vidas em outro lugar. Ele ignorou que muitos desses cidadãos só querem dignidade, trabalho e paz, e logo o "pacifista" Divaldo, mesmo em tom melífluo, falava mal desses desafortunados, o que, se muitas famílias tivessem conhecimento do que o "médium" disse, teriam processado ele por danos morais, pois o "iluminado espírita" não sente na pele o sofrimento que essas pessoas têm só para tentar arrumar um lugar num barco desconfortável e inseguro para migrar para a Europa, enfrentando águas turbulentas e outros infortúnios.

Agora o "humanista" Divaldo foi apoiar um alimento que pode causar intoxicação e morte. Será que ele serviria esse alimento para os alojados na Mansão do Caminho? O apoio dele à "farinata" é coisa mais deplorável ainda do que as defesas do arcebispo dom Odilo Scherer, porque foi Divaldo que decidiu organizar o evento no qual o homenageado lançava oficialmente esse explosivo programa alimentar.

E se a imprensa mantém silêncio absoluto diante do erro de Divaldo (que agiu com plena consciência de seus atos, porque, antes do "Você e a Paz", Dória já passava por um desgaste de reputação), mesmo a imprensa de esquerda que parece complacente com os "espíritas", então o "espiritismo" brasileiro não pode se queixar de intolerância religiosa.

Afinal, o "espiritismo" brasileiro é uma das religiões mais toleradas do país e mesmo com João Dória Jr. exibindo para o Brasil e para o mundo a sua camiseta do "Você e a Paz", sob claro consentimento de Divaldo Franco, ver a miopia da nossa mídia diante desse detalhe é uma amostra de como o "espiritismo" é blindado e tolerado até demais, a ponto das pessoas consentirem até com os erros cometidos pelos "espíritas".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Publio Lentulus nunca existiu: é invenção de "Emmanuel" da Nóbrega! - Parte 3

OBS de Profeta Gandalf: Este estudo mostra que o personagem Publio Lentulus, utilizado pelo obsessor de Chico Xavier, Emmanuel, para tentar dizer que "esteve com Jesus", é um personagem fictício, de uma obra fictícia, mas com intenções reais de tentar estragar a doutrina espírita, difundindo muita mentira e travando a evolução espiritual. Testemunhos Lentulianos Por José Carlos Ferreira Fernandes - Blog Obras Psicografadas Considerações de Pesquisadores Espíritas acerca da Historicidade de Públio Lêntulo (1944) :   Em agosto de 1944, o periódico carioca “Jornal da Noite” publicou reportagens investigativas acerca da mediunidade de Francisco Cândido Xavier.   Nas suas edições de 09 e de 11 de agosto de 1944, encontram-se contra-argumentações espíritas defendendo tal mediunidade, inclusive em resposta a uma reportagem anterior (negando-a, e baseando seus argumentos, principalmente, na inexistência de “Públio Lêntulo”, uma das encarnações pretéritas do

Provas de que Chico Xavier NÃO foi enganado por Otília Diogo

 (Autor: Professor Caviar) Diante do caso do prefeito de São Paulo, João Dória Jr., que divulgou uma farsa alimentícia durante o evento Você e a Paz, encontro comandado por Divaldo Franco, o "médium" baiano, beneficiado pela omissão da imprensa, tenta se redimir da responsabilidade de ter homenageado o político e deixado ele divulgar o produto vestindo a camiseta do referido evento. Isso lembra um caso em que um "médium" tentava se livrar da responsabilidade de seus piores atos, como se ser "médium espírita" permitisse o calote moral. Oficialmente, diz-se que o "médium" Francisco Cândido Xavier "havia sido enganado" pela farsante Otília Diogo. Isso é uma mentira descarada, sem pé nem cabeça. Essa constatação, para desespero dos "espíritas", não se baseia em mais um "manifesto de ódio" contra um "homem de bem", mas em fotos tiradas pelo próprio fotógrafo oficial, Nedyr Mendes da Rocha, solidário a

Um grave equívoco numa frase de Chico Xavier

(Autor: Professor Caviar) Pretenso sábio, o "médium" Francisco Cândido Xavier é uma das figuras mais blindadas do "espiritismo" brasileiro a ponto de até seus críticos terem medo de questioná-lo de maneira mais enérgica e aprofundada. Ele foi dado a dizer frases de efeito a partir dos anos 1970, quando seu mito de pretenso filantropo ganhou uma abordagem menos confusa que a de seu antigo tutor institucional, o ex-presidente da FEB, Antônio Wantuil de Freitas. Nessa nova abordagem, feita sob o respaldo da Rede Globo, Chico Xavier era trabalhado como ídolo religioso nos moldes que o jornalista católico inglês Malcolm Muggeridge havia feito no documentário Algo Bonito para Deus (Something Beautiful for God) , em relação a Madre Teresa de Calcutá. Para um público simplório que é o brasileiro, que anda com mania de pretensa "sabedoria de bolso", colecionando frases de diversas personalidades, umas admiráveis e outras nem tanto, sem que tivesse um