Pular para o conteúdo principal

Seguidora bolsonarista de Chico Xavier afirma moralismo punitivista

 (Autor: Professor Caviar)

Oficialmente, acredita-se que Francisco Cândido Xavier e Jair Messias Bolsonaro são figuras antônimas, o primeiro representando o "amor", o segundo o "ódio". Esquecem os brasileiros que ambos se tornaram ídolos sob as mesmíssimas condições do imaginário brasileiro, que cultua arrivistas e, contraditoriamente, passa pano nos defeitos humanos mas é defensor de um moralismo rigoroso e punitivista para os outros, é claro. Para a própria pessoa, bem de vida, não há como pedir que se aceite calado o sofrimento.

Existe uma página no Facebook chamada "Movimento Brasil à Direita", no qual se publicou a postagem sobre Jair Bolsonaro, então em campanha presidencial em 2018, estar segurando o livro Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho, que recebeu de presente da Federação "Espírita" Brasileira. Para desespero de muitos brasileiros, não é montagem Jair Bolsonaro estar segurando um livro de Chico Xavier, assim como não é preciso ser semiólogo, no nível do professor Wilson Roberto Vieira Ferreira, do Cinegnose, para notar uma similaridade simbólica entre os lemas "Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho" e "Brasil, Acima de Tudo, Deus Acima de Todos".

Se Chico Xavier e Jair Bolsonaro são antônimos, por que o "mítico" presidente não saiu do poder? Por que Jair Bolsonaro parece estar mais protegido por Chico Xavier do que Juscelino Kubitschek, que depois de ter sido amigo do "médium" e ter homenageado ele e a FEB, em 1960, passou a viver uma maré de azar que refletiu no Brasil inteiro e culminou na morte do político que inaugurou Brasiília?

Isso se deve porque Chico Xavier era um moralista religioso tão ortodoxo quanto Gustavo Corção, que foi um reacionário católico, com a única diferença de adotar palavras mais dóceis, uma maneira de dizer que traz a falsa impressão de "ideias progressistas" quanto elas, em verdade, são profundamente conservadoras.

Chico Xavier espinafrou os movimentos proletários e camponeses, diante de um público gigantesco dentro e fora dos estúdios da TV Tupi, durante o programa Pinga Fogo. No mesmo programa, o "médium" esculhambou o movimento dos sem-teto, para depois, em busca de promoção pessoal, fingir que estava assistindo eles. Além disso, Chico Xavier defendeu a ditadura militar, com tanta convicção que a Escola Superior de Guerra, que não daria um saquinho de jujuba para quem não colaborasse com o regime ditatorial, quanto mais uma homenagem, concedeu prêmios e espaço de palestra para o "médium".

E como ninguém diz que ele foi um "espírita de direita", bem mais radical que Carlos Vereza? Como não ver ideias análogas ao projeto golpista pós-2016, de precarização do trabalho, de "cura gay", da crininalização do prazer humano, da depreciação da qualidade de vida, da servidão e do rigor hierárquico que perdo os abusos dos privilegiados, tudo isso presente nos livros de Chico Xavier e nos depoimentos dele em muitas e muitas ocasiões? Dizer que o Sol nasce no dia seguinte da tempestade não é desculpa para creditar algo progressista na Teologia do Sofrimento de Chico Xavier.

E aí reproduzimos uma das mensagens na referida postagem do Facebook, com gente elogiando igualmente Chico Xavier e Jair Bolsonaro, só faltando dizer que as milícias são os "centuriões" da atualidade. Uma leitora, que se identificou como Suzy Halfoun (não é responsabilidade nossa, o Facebook é que mostra isso), escreveu um texto que, além de legitimar a obra fake, acima citada, como "realmente" de autoria de Humberto de Campos, veio com alegações moralistas como dizer que o Brasil é o "hospital das almas".

Vemos Amazônia e Pantanal ardendo em chamas, a Covid-19 matando sem controle, pessoas geniais morrendo de infarto, trabalho sendo precarizado, pobreza aumentando etc etc, e o pessoal achando que Chico Xavier é "progressista" por causa de sua conversa para boi dormir, prometendo bonança depois dos grandes estragos de uma catástrofe. Devemos nos convencer que a agenda de Chico Xavier é reacionária de que seu direitismo não é uma questão de interpretação opinativa, mas um fato do qual não cabe um pingo de dúvida. Vejamos o que a leitora escreveu:

==========

Mensagem de Suzy Halfoun

Da Comunidade Movimento Brasil à Direita - Postagem Jair Bolsonaro Presidente 2018 - Facebook

No excepcional livro de Humberto de Campos (Irmão X) "Brasil, coração do mundo, pátria do Evangelho", nós encontramos muitas respostas sobre o porquê deste país nos dar a impressão de ser o oposto do que o título da obra sugere.

Ocorre que o Brasil, escolhido por Jesus exclusivamente por ser receptivo às mais variadas religiões e, portanto, um ótimo berço de renovação espiritual, é como um hospital para os enfermos do espírito.
Segundo a obra citada, muitos dos espíritos que participaram das Cruzadas, Nazismo e do comércio de escravos reencarnam no Brasil, pois eles encontram aqui condições favoráveis, que não encontrariam em países mais desenvolvidos, onde a inexistência de problemas sociais e econômicos não iriam proporcionar terreno fértil para os resgates.

Tal explicação serve para os enfermos, como já explicado, como para os espíritos do bem, reencarnados no Brasil para amparar os irmãos doentes.

Este livro é o menos compreendido e o mais deturpado pelos espíritas, pois muitos acreditam que o título da obra sugere que o Brasil seja um "país abençoado", gerando assim ufanismo e xenofobia, além de ter a missão de evangelizar o mundo.

Na verdade, não há privilégios, tampouco mordomias, em ser a pátria do evangelho como muitos pensam, mas responsabilidade e sacrifício, tanto que não há nenhuma menção na obra que sugere algum tipo de benefício ao Brasil.

O fato de viver em um país onde a criminalidade reina e a justiça é falha, serve como um grande teste para todos, enfermos e sãos: resistir ao mal e persistir no bem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Publio Lentulus nunca existiu: é invenção de "Emmanuel" da Nóbrega! - Parte 3

OBS de Profeta Gandalf: Este estudo mostra que o personagem Publio Lentulus, utilizado pelo obsessor de Chico Xavier, Emmanuel, para tentar dizer que "esteve com Jesus", é um personagem fictício, de uma obra fictícia, mas com intenções reais de tentar estragar a doutrina espírita, difundindo muita mentira e travando a evolução espiritual. Testemunhos Lentulianos Por José Carlos Ferreira Fernandes - Blog Obras Psicografadas Considerações de Pesquisadores Espíritas acerca da Historicidade de Públio Lêntulo (1944) :   Em agosto de 1944, o periódico carioca “Jornal da Noite” publicou reportagens investigativas acerca da mediunidade de Francisco Cândido Xavier.   Nas suas edições de 09 e de 11 de agosto de 1944, encontram-se contra-argumentações espíritas defendendo tal mediunidade, inclusive em resposta a uma reportagem anterior (negando-a, e baseando seus argumentos, principalmente, na inexistência de “Públio Lêntulo”, uma das encarnações pretéritas do

Provas de que Chico Xavier NÃO foi enganado por Otília Diogo

 (Autor: Professor Caviar) Diante do caso do prefeito de São Paulo, João Dória Jr., que divulgou uma farsa alimentícia durante o evento Você e a Paz, encontro comandado por Divaldo Franco, o "médium" baiano, beneficiado pela omissão da imprensa, tenta se redimir da responsabilidade de ter homenageado o político e deixado ele divulgar o produto vestindo a camiseta do referido evento. Isso lembra um caso em que um "médium" tentava se livrar da responsabilidade de seus piores atos, como se ser "médium espírita" permitisse o calote moral. Oficialmente, diz-se que o "médium" Francisco Cândido Xavier "havia sido enganado" pela farsante Otília Diogo. Isso é uma mentira descarada, sem pé nem cabeça. Essa constatação, para desespero dos "espíritas", não se baseia em mais um "manifesto de ódio" contra um "homem de bem", mas em fotos tiradas pelo próprio fotógrafo oficial, Nedyr Mendes da Rocha, solidário a

Um grave equívoco numa frase de Chico Xavier

(Autor: Professor Caviar) Pretenso sábio, o "médium" Francisco Cândido Xavier é uma das figuras mais blindadas do "espiritismo" brasileiro a ponto de até seus críticos terem medo de questioná-lo de maneira mais enérgica e aprofundada. Ele foi dado a dizer frases de efeito a partir dos anos 1970, quando seu mito de pretenso filantropo ganhou uma abordagem menos confusa que a de seu antigo tutor institucional, o ex-presidente da FEB, Antônio Wantuil de Freitas. Nessa nova abordagem, feita sob o respaldo da Rede Globo, Chico Xavier era trabalhado como ídolo religioso nos moldes que o jornalista católico inglês Malcolm Muggeridge havia feito no documentário Algo Bonito para Deus (Something Beautiful for God) , em relação a Madre Teresa de Calcutá. Para um público simplório que é o brasileiro, que anda com mania de pretensa "sabedoria de bolso", colecionando frases de diversas personalidades, umas admiráveis e outras nem tanto, sem que tivesse um