Pular para o conteúdo principal

Não quiseram cortar o mal pela raiz? Agora o estrago foi feito. Aguentem!

(Autor: Kardec McGuiver)

Muita gente reclama atualmente das críticas feitas a Chico Xavier. Não são críticas inventadas, são observações dos inúmeros erros cometidos pelo beato católico transformado em "liderança espírita" graças a um festival de manipulações feitas pelas lideranças da FEB, interessadas em fabricar um "santo vivo" para atrair gente e consequentemente, dinheiro. Dinheiro que ia muito pouco para a caridade e mais para as lideranças.

Se esquecem essas pessoas, cegas pela idolatria fanática a um verdadeiro charlatão que foi Chico Xavier, que se tudo fosse evitado antes, nada disso teria acontecido. Era preciso cortar a erva daninha no início, mas preferiram alimentá-la e deixar crescer. Hoje Chico Xavier é uma planta carnívora em dimensões colossais e o estrago que causou no Espiritismo se tornou algo praticamente irreversível.

Claro que houve tentativas para denunciar o charlatão no início. Mas sem a internet ou meios que propagassem as denúncias, elas foram rapidamente soterradas. Era importante para a FEB a criação de um mito que seduzisse as pessoas para a "Igreja dos Espíritos".

Para alimentar a erva daninha, era preciso acumular mais e mais qualidades forjadas no médium, que tinha carisma e correspondia ao estereótipo de homem bonzinho que só os mais tolos acreditam. Médium, semi-deus, filantropo, professor, filósofo e até mesmo cientista e analista político, todo o tipo de qualidade foi enxertada no charlatão para que ele fosse visto como "a perfeição ente as perfeições" para cumprir o papel de "liderança inquestionável".

Mas aí a gente pega tudo que é relacionado a Chico Xavier, põe na mesa e analisa e vê que tudo é uma farsa. A deturpação do Espiritismo cometida por Xavier já era suficiente para descartá-lo como espírita sério. Suas obras são cheias de graves erros que chegam a confrontar as obras da codificação de maneira violentamente antagônica. Xavier derrubou toda a ciência proposta por Allan Kardec, trocando-a por um dogmatismo cristão dos mais alucinados.

E tem mais: ele não era farsante somente na mediunidade: era um charlatão completo. Até a sua filantropia era falsa, pois não há resultado prático de sua caridade, erroneamente considerada como "máxima". Xavier nunca passou de um mero beato que só queria rezar e conversar com sua mãezinha morta, tida como "astronauta" em um de seus delírios. Estes eram basicamente seus únicos interesses.

Porque não ouviram as denúncias sábias de quem conseguia enxergar essas irregularidades em Chico Xavier? Porque tanto empenho em proteger um charlatão? Não sabem que o fanatismo religioso não para de gerar estragos para a sociedade e ainda querem contribuir para mais estrago oferecendo mentiras a mais para enganar pessoas ingênuas?

Deveríamos ter descartado Chico Xavier bem cedo. Hoje é tarde demais. Muitos reclamam que as críticas vem na hora que o "coitado não vive para se defender", mas quando ele começou as suas sandices, muitos não se empenharam em desmascará-lo, preferindo calar a boca de quem tentava fazer isso. Preferiram alimentar a erva daninha com aparência de flor.

A erva daninha cresceu, os estragos foram enormes e resultado: o Espiritismo perdeu a sua credibilidade. Lideranças se empenham em falar baboseiras e ficar de igrejismo piegas. Isso não evolui humanidade nenhuma e o crescente fascismo observado na sociedade brasileira é uma comprovação de que a influência de Chico Xavier nunca foi benéfica para o país. 

Perdemos a oportunidade de não sermos enganados por um pilantra. Mais um entre tantos pilantras que ainda insistimos em dar ouvidos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Publio Lentulus nunca existiu: é invenção de "Emmanuel" da Nóbrega! - Parte 3

OBS de Profeta Gandalf: Este estudo mostra que o personagem Publio Lentulus, utilizado pelo obsessor de Chico Xavier, Emmanuel, para tentar dizer que "esteve com Jesus", é um personagem fictício, de uma obra fictícia, mas com intenções reais de tentar estragar a doutrina espírita, difundindo muita mentira e travando a evolução espiritual. Testemunhos Lentulianos Por José Carlos Ferreira Fernandes - Blog Obras Psicografadas Considerações de Pesquisadores Espíritas acerca da Historicidade de Públio Lêntulo (1944) :   Em agosto de 1944, o periódico carioca “Jornal da Noite” publicou reportagens investigativas acerca da mediunidade de Francisco Cândido Xavier.   Nas suas edições de 09 e de 11 de agosto de 1944, encontram-se contra-argumentações espíritas defendendo tal mediunidade, inclusive em resposta a uma reportagem anterior (negando-a, e baseando seus argumentos, principalmente, na inexistência de “Públio Lêntulo”, uma das encarnações pretéritas do

Provas de que Chico Xavier NÃO foi enganado por Otília Diogo

 (Autor: Professor Caviar) Diante do caso do prefeito de São Paulo, João Dória Jr., que divulgou uma farsa alimentícia durante o evento Você e a Paz, encontro comandado por Divaldo Franco, o "médium" baiano, beneficiado pela omissão da imprensa, tenta se redimir da responsabilidade de ter homenageado o político e deixado ele divulgar o produto vestindo a camiseta do referido evento. Isso lembra um caso em que um "médium" tentava se livrar da responsabilidade de seus piores atos, como se ser "médium espírita" permitisse o calote moral. Oficialmente, diz-se que o "médium" Francisco Cândido Xavier "havia sido enganado" pela farsante Otília Diogo. Isso é uma mentira descarada, sem pé nem cabeça. Essa constatação, para desespero dos "espíritas", não se baseia em mais um "manifesto de ódio" contra um "homem de bem", mas em fotos tiradas pelo próprio fotógrafo oficial, Nedyr Mendes da Rocha, solidário a

Um grave equívoco numa frase de Chico Xavier

(Autor: Professor Caviar) Pretenso sábio, o "médium" Francisco Cândido Xavier é uma das figuras mais blindadas do "espiritismo" brasileiro a ponto de até seus críticos terem medo de questioná-lo de maneira mais enérgica e aprofundada. Ele foi dado a dizer frases de efeito a partir dos anos 1970, quando seu mito de pretenso filantropo ganhou uma abordagem menos confusa que a de seu antigo tutor institucional, o ex-presidente da FEB, Antônio Wantuil de Freitas. Nessa nova abordagem, feita sob o respaldo da Rede Globo, Chico Xavier era trabalhado como ídolo religioso nos moldes que o jornalista católico inglês Malcolm Muggeridge havia feito no documentário Algo Bonito para Deus (Something Beautiful for God) , em relação a Madre Teresa de Calcutá. Para um público simplório que é o brasileiro, que anda com mania de pretensa "sabedoria de bolso", colecionando frases de diversas personalidades, umas admiráveis e outras nem tanto, sem que tivesse um