Pular para o conteúdo principal

Conheça o verdadeiro Chico Xavier

(Autor: Kardec McGuiver)

O Chico Xavier que a maioria das pessoas conhece não é o real. É o mito construído pela FEB para atrair fiéis e ganhar muito dinheiro. Mas aqui nesta postagem, vamos mostrar quem ele era através de vários fatos concretos. Nada aqui foi inventado, tudo é fonte de observação e análise. Com vocês, eu lhes apresento o verdadeiro Chico Xavier, o homem. 

- Chico Xavier era um beato católico. Seguia esta religião de forma assídua e constante era a sua principal meta na vida.

- Sua paranormalidade o fez ser expulso da Igreja Católica. Isso o magoou profundamente, pois era um beato dedicado, beirando o fanatismo.

- Sua entrada no "Espiritismo" foi por acaso, Por ser paranormal e cristão, foi adotado pela FEB como um "garoto propaganda" da seita que misturava Catolicismo com mediunidade.

- Xavier não demonstrava ter liderança. Tudo que "decidiu" foi por sugestão de dirigentes da FEB e por espíritos obsessores. 

- Há suspeitas de que Xavier sofria de doenças mentais. Embora nunca comprovada, traços da personalidade do médium favoreciam as suspeitas sobre essa tese.

- Sua paranormalidade era real de início. Mas como nunca estudou paranormalidade, perdeu a capacidade e recorreu a fraudes para manter o seu prestígio.

- Seu primeiro livro "psicografado", Parnaso do Além Túmulo, tem características de uma fraude. Além de destoar grosseiramente dos estilos dos supostos autores espirituais, foi revisado várias vezes antes de ter a edição definitiva.

- Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho tem graves erros históricos e é narrado como se fosse um conto de fadas.

- Todas as psicografias que envolviam nomes de famosos destoavam dos estilos originais dos atribuídos. A maioria tinha conteúdo de proselitismo religioso.

- As cartas psicografadas recebidas eram padronizadas, com características muito parecidas, qualquer que fosse o autor.

- Chico Xavier era direitista convicto e condenava ideais de esquerda.

- Sua caridade era paliativa, apenas consoladora e nunca eliminou problemas reais de seus assistidos.

- Supostamente abençoada pela energia do médium, Uberaba tem índices de violência altíssimos, crescentes e a qualidade de vida nunca passou de mediana.

- Suas obras discordavam drasticamente das ideias de Allan Kardec.

- É impossível Xavier ter sido reencarnação de Allan Kardec. Além de totalmente divergente ao codificador, Xavier tinha evolução espiritual inferior, comprovada pela sua falta de racionalidade e personalidade submissa e hesitante. Para Xavier ter sido Kardec, espírito teria que regredir em evolução.

- Seria racional afirmar que Chico Xavier era reencarnação de Jean Baptiste Roustaing.

- Apesar de seus seguidores viverem utilizando a ciência para "autenticar" suas ideias, Xavier nunca foi racional e priorizava a fé cega em detrimento da racionalidade.

- "Data Limite" nunca passou de mero sonho. Seu conteúdo igrejeiro, erros graves de informação e contradições com fatos reais invalidam-no como "profecia científica".

- Chico Xavier apoiou a ditadura militar em sua pior fase, quando nem mesmo pessoas mais conservadoras apoiavam o regime. O médium afirmou sem hesitar que ditadores e torturadores estariam "construindo um reino de amor".

- Ele era entusiasta da medieval Teologia do Sofrimento. Boa parte de suas mensagens afirmava que o sofrimento, por pior que fosse, era o "melhor" caminho para a prosperidade.

- Nosso Lar tinha características bem materiais, desmentindo ideias da codificação de Kardec.

- Para quem conhece a doutrina original, Xavier tinha evolução espiritual medíocre e com certeza reencarnou para responder pelos seus equívocos.

- Na opinião de Chico Xavier, a felicidade do brasileiro se limitava a futebol.

- A suposta pobreza de Chico Xavier era uma lenda criada apenas para igualá-lo ao mito de Jesus. Xavier, servidor público aposentado, vivia como classe média e morreu em um bom hospital.

- O fato de Xavier ter poucos bens tem mais a ver com a sua devotada religiosidade do que com voto de pobreza. Xavier só acumulou bens que tinham a ver com sua religiosidade e obviamente com a sua sobrevivência física e lazer mínimo.

- Xavier era bom leitor de livros e sabia redigir bons textos, sendo excelente em gramática. Seu suposto analfabetismo era apenas um mito para reforçar  a lenda dos "superpoderes".

- É diversão para seus admiradores inventar lendas sobre o médium na tentativa de canonizá-lo. Muitas de suas estórias em biografias não-oficiais eram pura fantasia de fã fanático.

- Chico Xavier não tinha superpoderes. Não há comprovação de que voava e de que estava em vários lugares ao mesmo tempo. Quando tentou fazer materializações, fracassou, apelando a fraudes para concluí-las.

- Xavier usou vários truques circenses em suas fraudes, incluindo a leitura fria e truques de mágica. A leitura fria aparecia nas entrevistas feitas antes da sessões de "mediunidade". Xavier pegava dados que poderiam ser úteis na elaboração das mensagens.

- Emmanuel não era o seu mentor e muito menos o seu anjo da guarda. Emmanuel era o seu perigoso obsessor, autoritário e de índole duvidosa.

- Pela afinidade de ideias e atitudes pode-se afirmar que Emmanuel era o Padre Manoel da Nóbrega reencarnado.

- A estranha morte de Amauri, seu sobrinho, tem características de queima de arquivo. Amauri iria denunciar as fraudes cometidas pelo seu tio.

- A morte de Chico Xavier foi muito estranha e a narração de sua chegada ao plano espiritual tem características nítidas de um conto de fadas irreal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Publio Lentulus nunca existiu: é invenção de "Emmanuel" da Nóbrega! - Parte 3

OBS de Profeta Gandalf: Este estudo mostra que o personagem Publio Lentulus, utilizado pelo obsessor de Chico Xavier, Emmanuel, para tentar dizer que "esteve com Jesus", é um personagem fictício, de uma obra fictícia, mas com intenções reais de tentar estragar a doutrina espírita, difundindo muita mentira e travando a evolução espiritual. Testemunhos Lentulianos Por José Carlos Ferreira Fernandes - Blog Obras Psicografadas Considerações de Pesquisadores Espíritas acerca da Historicidade de Públio Lêntulo (1944) :   Em agosto de 1944, o periódico carioca “Jornal da Noite” publicou reportagens investigativas acerca da mediunidade de Francisco Cândido Xavier.   Nas suas edições de 09 e de 11 de agosto de 1944, encontram-se contra-argumentações espíritas defendendo tal mediunidade, inclusive em resposta a uma reportagem anterior (negando-a, e baseando seus argumentos, principalmente, na inexistência de “Públio Lêntulo”, uma das encarnações pretéritas do

Provas de que Chico Xavier NÃO foi enganado por Otília Diogo

 (Autor: Professor Caviar) Diante do caso do prefeito de São Paulo, João Dória Jr., que divulgou uma farsa alimentícia durante o evento Você e a Paz, encontro comandado por Divaldo Franco, o "médium" baiano, beneficiado pela omissão da imprensa, tenta se redimir da responsabilidade de ter homenageado o político e deixado ele divulgar o produto vestindo a camiseta do referido evento. Isso lembra um caso em que um "médium" tentava se livrar da responsabilidade de seus piores atos, como se ser "médium espírita" permitisse o calote moral. Oficialmente, diz-se que o "médium" Francisco Cândido Xavier "havia sido enganado" pela farsante Otília Diogo. Isso é uma mentira descarada, sem pé nem cabeça. Essa constatação, para desespero dos "espíritas", não se baseia em mais um "manifesto de ódio" contra um "homem de bem", mas em fotos tiradas pelo próprio fotógrafo oficial, Nedyr Mendes da Rocha, solidário a

Um grave equívoco numa frase de Chico Xavier

(Autor: Professor Caviar) Pretenso sábio, o "médium" Francisco Cândido Xavier é uma das figuras mais blindadas do "espiritismo" brasileiro a ponto de até seus críticos terem medo de questioná-lo de maneira mais enérgica e aprofundada. Ele foi dado a dizer frases de efeito a partir dos anos 1970, quando seu mito de pretenso filantropo ganhou uma abordagem menos confusa que a de seu antigo tutor institucional, o ex-presidente da FEB, Antônio Wantuil de Freitas. Nessa nova abordagem, feita sob o respaldo da Rede Globo, Chico Xavier era trabalhado como ídolo religioso nos moldes que o jornalista católico inglês Malcolm Muggeridge havia feito no documentário Algo Bonito para Deus (Something Beautiful for God) , em relação a Madre Teresa de Calcutá. Para um público simplório que é o brasileiro, que anda com mania de pretensa "sabedoria de bolso", colecionando frases de diversas personalidades, umas admiráveis e outras nem tanto, sem que tivesse um