Endeusado por nada

(Autor: Kardec McGuiver)

Chico Xavier sempre foi objeto do mais alucinado fanatismo. Com base em lendas e boatos, foi construída uma imagem imaculada do médium-charlatão, para que suas fraudes e a deturpação presente e suas obras pudessem ser definitivamente soterradas. Afinal, quem iria condenar os erros cometidos por um "velhinho bondoso"?

Xavier nada fez pela sociedade. Sua fama de "homem mais bondoso do mundo" é falsa e construída artificialmente. O médium mineiro nuca foi de fato um homem bom (no sentido que querem dar a ele) e não passou de um beato a procura de uma seita cristã para poder se instalar como fiel.

Mas os fiéis que admiram Chico Xavier preferem se ater a lendas e boatos do que a fatos. Para eles puco ou nada importa se o médium foi completamente incompetente na transformação do caráter e da qualidade de vida dos brasileiros. O que interessa é a imagem, mesmo falsa, que construiram em torno do médium.

Para vocês terem uma ideia de como é falsa a fama da bondade de Chico Xavier, vou listar o que ele realmente fez de fato que pode ser considerado um "ato de bondade". Foi pouquíssima coisa para alguém que é tratado como semi-deus por seus admiradores;

- Fez trabalho de assistencialismo paliativo, principalmente com sopinhas;
- Recebia supostas mensagens (padronizadas) de mortos (sem verificar a verdadeira identidade);
- Seus livros e frases, na melhor das hipóteses, não iam além do que já existe em obras de auto-ajuda.

E só. Sim, somente só. Chico Xavier é endeusado por causa de coisas que qualquer pobre mortal faria, e melhor. E confirmadamente foi incompetente para transformar a sociedade como um todo, além de ter feito algumas maldades como destruir o Espiritismo através da deturpação e apoiar a Ditadura Militar em sua pior fase. 

Triste ver que ainda admiram um farsante como Chico Xavier, um homem que é admirado praticamente por nada, só porque corresponde aos tolos estereótipos de "bondade" que habitam as ilusões de muitos incultos e vários incautos.

O Brasil nunca foi de feto beneficiado por Chic Xavier. O resultado está aí, uma sociedade mais injusta, egoísta e burra, com problemas que crescem todos os dias e uma doutrina que cai no esquecimento por causa dos erros e das bobagens inseridos por um beato que só queria rezar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Não há resgate coletivo. E isso o cotidiano nos explica com facilidade

Planeta "X", Chupão ou Nibiru: Respondendo a um leitor ramatisista

Madre Teresa de Calcutá e a caridade como mercadoria