Pular para o conteúdo principal

Voltar atrás, sim; Com o erro não há compromisso

(Autor: Sérgio Aleixo)

Afinal, onde se esconderia o suposto verdadeiro Emmanuel? Dizem alguns que nada é culpa dele. Sua principal editora lhe haveria deturpado as obras, os problemas que não se devem ao rustenismo da F.E.B. seriam do médium Chico Xavier... E por aí vão as mais complexas teorias de conspiração.

O que sobra, portanto, de tão extraordinário, que estimule uma jornada por dezenas de suas obras, em meio aos mais absurdos desvios doutrinários ali presentes?[1] Será que vale a pena fazer tanto caso do que esse espírito “tentou ditar”? Um Espírito Superior viria à Terra em missão e ficaria assim, prisioneiro de um médium omisso, que não lhe teria defendido os ditados e que, noutros casos, haveria interferido tanto a ponto de deturpá-los diametralmente?

Não é uma temeridade insistir na citação de seus supostos acertos? Que acertos? As infindáveis lições de moral? Moral essa o tempo todo contrarreformista, inimiga da crítica, palavra que ele, pela F.E.B. ou por outras editoras, sempre associou a discussões inúteis, perturbações de gente que não ama e não trabalha no bem? Essa seria uma moral cristã? Mais ainda, uma moral espírita?

Na verdade, Emmanuel continua um jesuíta de ofício e um pseudossábio padrão. Só há lições naquele mesmo tom inicial dos antigos livrinhos para “preparação de ambiente”; hoje, verdadeiros mantras para formar espíritas apáticos, quase manuais do fabricante, a ser lidos pontualmente, antes de mais nada, na maior parte das reuniões espíritas de todo o País e até do exterior. Valha-nos o Espírito de Verdade!

O fato é que, quanto mais aprofundarmos o emmanuelismo, mais a sua incompatibilidade com o Espiritismo se evidenciará. Devemos seguir Herculano Pires e não ter medo de mudar. Se não, vejamos:

De uma vez por todas, é preciso que usemos a cabeça, comparando as tolices ramatisianas, feitas para ridicularizar a doutrina, com as páginas equilibradas e os ensinamentos sensatos da codificação, bem como de Emmanuel, de André Luiz, de Hilário Silva e outros mensageiros do Alto.[2]

O Espiritismo estaria sujeito à mais completa deformação, se os espíritas se entregassem ao delírio dos caçadores de novidades. André Luiz manifesta-se como um neófito empolgado pela doutrina, empregando às vezes termos que destoam da terminologia doutrinária e conceitos que nem sempre se ajustam aos princípios espíritas.[3]

De “mensageiro do Alto”, cujas obras, inicialmente, recomendava ao lado dos livros da própria codificação, André Luiz foi rebaixado por Herculano Pires a simples “neófito empolgado”, em cujos trabalhos o mestre paulista passou a identificar termos e conceitos destoantes de Kardec. Evidentemente, isso foi ocasionado por uma releitura, por um aprofundamento crítico bem próprio dos que se revisam constantemente. Palmas para ele. Ora! Quem fez os prefácios a André Luiz? Justamente Emmanuel. Prefaciar um neófito empolgado que destoa de Kardec não é lá uma grande glória. A hora de o jesuíta enfrentar a crítica de Herculano estava chegando. Mas outros afazeres chamaram o filósofo de Avaré ao seu mundo ideal.

Há mais coragem e grandeza em reconhecer abertamente que se enganou, do que persistir, por amor-próprio, no que se sabe ser falso, e para não se dar um desmentido a si próprio, o que acusa mais obstinação do que firmeza, mais orgulho do que razão, e mais fraqueza do que força. É mais ainda: é hipocrisia, porque se quer parecer o que não se é; além disso, é uma ação má, porque é encorajar o erro por seu próprio exemplo.[4]

[1] Cf. Cap. 20: Kardec Versus Emmanuel em 12 Passos, http://ensaiosdahoraextrema.blogspot.com.br/2011/06/kardec-versus-emmanuel-em-12-passos.html. 
[2] O Infinito e o Finito. Cap. 37.
[3] Vampirismo. Cap. II.
[4] KARDEC, Allan. Revista Espírita. Dez/1868. Sessão Anual Comemorativa do Dia dos Mortos.

-----------------------------------------------------
OBS: Emmanuel é acima de tudo, a manifestação do outrora encarnado Padre Manoel da Nóbrega, com todas as suas características e com as intenções de fazer com o Espiritismo a mesma coisa que fez com a cultura indígena, assimilando-o para depois dilacerar, impondo o seu catolicismo jesuítico.

Li em vários textos sérios que definem Emmanuel como obsessor de Chico Xavier, que na sua ingenuidade difundiu-o como "guia espiritual", fazendo todos acreditarem até hoje nas suas mensagens sem pé nem cabeça, causando uma confusão que só prejudica a compreensão da doutrina.

Este texto escrito sabiamente por Sérgio Aleixo fala mais sobre o obsessor de Chico Xavier, um dos pseudo-sábios advertidos por Kardec no texto sobre falsos profetas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Publio Lentulus nunca existiu: é invenção de "Emmanuel" da Nóbrega! - Parte 3

OBS de Profeta Gandalf: Este estudo mostra que o personagem Publio Lentulus, utilizado pelo obsessor de Chico Xavier, Emmanuel, para tentar dizer que "esteve com Jesus", é um personagem fictício, de uma obra fictícia, mas com intenções reais de tentar estragar a doutrina espírita, difundindo muita mentira e travando a evolução espiritual. Testemunhos Lentulianos Por José Carlos Ferreira Fernandes - Blog Obras Psicografadas Considerações de Pesquisadores Espíritas acerca da Historicidade de Públio Lêntulo (1944) :   Em agosto de 1944, o periódico carioca “Jornal da Noite” publicou reportagens investigativas acerca da mediunidade de Francisco Cândido Xavier.   Nas suas edições de 09 e de 11 de agosto de 1944, encontram-se contra-argumentações espíritas defendendo tal mediunidade, inclusive em resposta a uma reportagem anterior (negando-a, e baseando seus argumentos, principalmente, na inexistência de “Públio Lêntulo”, uma das encarnações pretéritas do

Provas de que Chico Xavier NÃO foi enganado por Otília Diogo

 (Autor: Professor Caviar) Diante do caso do prefeito de São Paulo, João Dória Jr., que divulgou uma farsa alimentícia durante o evento Você e a Paz, encontro comandado por Divaldo Franco, o "médium" baiano, beneficiado pela omissão da imprensa, tenta se redimir da responsabilidade de ter homenageado o político e deixado ele divulgar o produto vestindo a camiseta do referido evento. Isso lembra um caso em que um "médium" tentava se livrar da responsabilidade de seus piores atos, como se ser "médium espírita" permitisse o calote moral. Oficialmente, diz-se que o "médium" Francisco Cândido Xavier "havia sido enganado" pela farsante Otília Diogo. Isso é uma mentira descarada, sem pé nem cabeça. Essa constatação, para desespero dos "espíritas", não se baseia em mais um "manifesto de ódio" contra um "homem de bem", mas em fotos tiradas pelo próprio fotógrafo oficial, Nedyr Mendes da Rocha, solidário a

Um grave equívoco numa frase de Chico Xavier

(Autor: Professor Caviar) Pretenso sábio, o "médium" Francisco Cândido Xavier é uma das figuras mais blindadas do "espiritismo" brasileiro a ponto de até seus críticos terem medo de questioná-lo de maneira mais enérgica e aprofundada. Ele foi dado a dizer frases de efeito a partir dos anos 1970, quando seu mito de pretenso filantropo ganhou uma abordagem menos confusa que a de seu antigo tutor institucional, o ex-presidente da FEB, Antônio Wantuil de Freitas. Nessa nova abordagem, feita sob o respaldo da Rede Globo, Chico Xavier era trabalhado como ídolo religioso nos moldes que o jornalista católico inglês Malcolm Muggeridge havia feito no documentário Algo Bonito para Deus (Something Beautiful for God) , em relação a Madre Teresa de Calcutá. Para um público simplório que é o brasileiro, que anda com mania de pretensa "sabedoria de bolso", colecionando frases de diversas personalidades, umas admiráveis e outras nem tanto, sem que tivesse um