(Autor: Professor Caviar)
É de máxima urgência a necessidade de lançar o livro O Enigma Chico Xavier Posto à Clara Luz do Dia, que o jornalista Attila Paes Barreto havia lançado em 1944, pouco após o fiasco do processo judicial dos herdeiros de Humberto de Campos contra Francisco Cândido Xavier e a FEB.
O livro investiga as fraudes da "psicografia" de Chico Xavier, com isenção e sem sucumbir às paixões sedutoras da imagem do "caipira bondoso", que décadas depois se somou a de um "velhinho frágil", trabalhada com tendenciosismo pelas Organizações Globo, antes hostis ao "médium", depois parceiras apaixonadas da FEB.
É um livro cujas abordagens são atualíssimas, num raro esforço de jornalismo investigativo, uma atividade tão deturpada quanto a Doutrina Espírita, no Brasil. Nele Attila investiga o caso Humberto de Campos e lança dúvidas até mesmo à autoria de Emmanuel nos livros de Chico Xavier.
O livro é instigante para debates e estudos, e é lamentável que ninguém queira lançá-lo, não há um exemplar nos sebos, não existe cópia em PDF e tudo fica nisso mesmo. Enquanto isso, bobagens acadêmicas como as da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Núcleo de Pesquisa em Saúde e Espiritualidade, prevalecem atribuindo falsos pioneirismos científicos a Chico Xavier.
Mentiras a favor de Chico Xavier são permitidas, porque são agradáveis. Verdades contra Chico Xavier são proibidas, porque são dolorosas. A ideia é preservar um mito religioso na marra, sob a desculpa de que nosso dom de raciocinar não sobrevive ao túmulo, e no mundo espiritual deixamos de ser inteligentes para só ficar "acreditando, acreditando e acreditando", feito anjos imbecis.
Mostramos aqui a única passagem do livro que nos é disponível: o sumário. O que mostra como deve ser o conteúdo instigante e interessantíssimo do livro, que precisa ser resgatado e levado a público para os dias de hoje, para assim ver o que está por trás do "bondoso médium" que os seguidores fanáticos preferem ver como "cientista pioneiro" e não como um plagiador literário. Aqui o sumário:
O DEDO NO MUNDO INVISÍVEL
O DR. MILTON BARBOSA, A CIÊNCIA OFICIAL E O ESPIRITISMO
O SACO DE BORRACHA
O ENIGMA CHICO XAVIER POSTO À CLARA LUZ DO DIA
I - O sr. Agripino Grieco vítima de uma ilusão
II - "Nós não aprovamos isso", disse-nos o sr. Henrique de Campos, filho de Humberto de Campos - "Nem o mesmo estilo, nem o mesmo ardor", disse-nos o escritor João Alfonsus
III - O sr. Agripino Grieco retira as entrevistas que deu
DECLARAÇÕES DO SR. HUMBERTO DE CAMPOS FILHO À "REVISTA DA SEMANA"
PUBLIUS LENTULUS (EMMANUEL) DE PEDRO LEOPOLDO E SUAS ORIGENS
EIS, MEUS SENHORES, O QUE É O ESPIRITISMO NO BRASIL
OS GRANDES BOATOS DO ESPIRITISMO
Comentários
Postar um comentário