Pular para o conteúdo principal

O Mito dos discos voadores em hospital de Uberaba

(Autor: Professor Caviar)

Um dos factoides feitos para reforçar o mito de Francisco Cândido Xavier foi dado nos últimos anos de vida do "médium". Dois supostos discos voadores teriam sobrevoado as proximidades do hospital de Uberaba, onde Chico Xavier estava internado, intrigando quem acredita nesses factoides.

Bom lembrar que era um bom hospital e não um decadente hospital público, o que derruba o mito de que o "médium" morreu pobre e abandonado. Alguns seguidores do "médium" chegaram a dizer que tais objetos voadores eram Emmanuel e Maria João de Deus, esta mãe de Chico, que se dirigiram para ver o enfermo, já que os artefatos foram vistos e filmados indo em direção à janela onde estava o suposto médium.

Os objetos são tão rudimentares que podem ser apenas um desenho gráfico feito em cima do video, e isso é muitíssimo fácil de se fazer usando programas simples de edição de imagem. Mas pode ser umas pipas ou insetos voando no lugar ou então algum problema na revelação da foto. Mas essas hipóteses são menos prováveis. A mais provável é que a aparição se trata de uma montagem feita em cima do retrato do hospital daquela cidade do Triângulo Mineiro.

É de interesse dos que defendem Chico Xavier em transformá-lo em uma divindade viva, dotada de privilégios e de superpoderes, justificando o caráter sobre-humano que desperta o fanatismo doentio dos admiradores do suposto médium que o tem como uma espécie de tutor e de solucionador de seus problemas mais complexos. Por isso, todo tipo de lenda urbana que puder ser criada em torno do suposto médium, melhor para aumentar a idolatria em torno dele.

Em todo caso, reproduzimos aqui uma reportagem do Fantástico, programa de variedades da Rede Globo de Televisão (que blinda o "médium") falando sobre o suposto mistério, só para perceber o tom sensacionalista da reportagem "investigativa" do caso. É mais um gancho para promover a idolatria religiosa que envolve o pioneiro deturpador brasileiro do Espiritismo.

==========

O último mistério de Chico Xavier

Rede Globo - Fantástico - 14/07/2002

Esta cena causou espanto entre os seguidores de Chico Xavier, o médium espírita mais famoso do país, que morreu no domingo 30 de junho.

O ponto luminoso foi filmado há pouco mais de um ano. Parece se deslocar em alta velocidade na direção da janela do quarto de hospital em Uberaba, Minas Gerais, onde Chico Xavier estava internado com pneumonia dupla. O estado de saúde do médium mais famoso do Brasil era muito grave.

O médico que acompanhou Chico no hospital diz que, depois que essa luz apareceu, o estado do paciente mudou.

“Depois que fui comunicado de que havia esse fato, resolvi consultar o prontuário para ver se havia alguma coincidência. E de fato aconteceu, porque dali pra frente passou a melhorar”, relata o doutor Eurípedes Tahan. “A febre desapareceu, a respiração melhorou, e ele ficou mais alerta com o que estava acontecendo no quarto”.

Chico Xavier recebeu alta. Espíritas acreditam que ele teve algum tipo de auxílio do além.

“Quando o espírito é muito evoluído, ele passa a ter nem sua forma física. Ele se manifesta em forma de luz”.

Você vai ver uma investigação sobre aquele que talvez seja o último mistério de Chico Xavier.

Régis Alves, especialista em mídias eletrônicas da Universidade de São Paulo, descarta a possibilidade de algum defeito no equipamento de filmagem. E não tem explicação para o fenômeno. “Com certeza não é um raio tradicional vindo de cima para baixo, projetado a partir de um holofote ou alguma fonte semelhante, porque ele tem uma propriedade de estar condensado”.

O casal de pesquisadores Paola e Claudeir Covo, de São Paulo, também examinou as imagens. Claudeir é engenheiro e especialista em fotografia. Estudou centenas de fotos em que aparecem luzes misteriosas. “Eu acredito que a mente humana gera energia, sai talvez do próprio corpo do médium. Ou talvez capta coisas positivas do ambiente e canaliza isso para pessoas que estão precisando de algum tipo de ajuda, de cura”, diz Claudeir.

Claudeir e outros pesquisadores ouvidos pelo Fantástico descartam que este ponto luminoso seja um pássaro, uma pomba - ela não teria tamanha velocidade. “Quando você vê a imagem de um pássaro quadro a quadro você vê que existem nuances claras, escuras, movimento da asa do pássaro; isso aqui não”, avalia Claudeir.

O editor Ademar Gevaerd, que defende a existência dos chamados OVNIs, ou discos voadores, apresenta uma filmagem feita no Mato Grosso do Sul, em junho de 98.

Um avião da esquadrilha da fumaça passa por luzes que - acredita Gevaerd - são semelhantes à que aparece na filmagem do hospital. “Em ambos os casos eles têm os mesmos formatos e eles são materiais. Não podemos dizer ainda que se tratem de discos voadores, porque dentro da concepção clássica da ufologia, esses objetos não se encaixam. Isso é algo de uma natureza extraordinária, ainda não totalmente compreendido pela ciência, e esse fato se repetiu agora com Chico Xavier”.

A cena do hospital foi registrada pelo repórter cinematográfico Emerson G, da TV Ideal, afiliada da Rede Globo em Uberaba, na manhã de 28 de junho de 2001.

Do ângulo em que a câmera estava posicionada, a luz aparentemente passa pela janela do quarto de Chico Xavier. Mas uma simulação feita em computador mostra algo importante: se a câmera estivesse neste outro ponto, a luz não passaria pelo quarto do médium. Isso muda bastante a história.

O professor Luiz Maia, do Departamento de Meteorologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, examinou a hipótese de que a luz seja algum tipo de raio, uma descarga atmosférica.

O professor consultou imagens de satélite feitas pelo Inpe, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, no dia e na hora da filmagem. Viu também os registros da Nasa, a agência espacial americana, sobre descargas atmosféricas naquele dia.

Curiosamente, houve de fato uma única descarga elétrica no céu do país, e ocorreu justamente na região de Uberaba. Mas informações divulgadas por Furnas indicam que essa descarga ocorreu no céu - não se projetou em direção ao solo.

Além disso, o professor Luiz Maia diz que esta luz não tem as características de uma descarga elétrica. “O raio, a descarga vai procurando aqueles caminhos mais favoráveis, e isso nunca acontece retilineamente na atmosfera”.

Quem acredita ter a resposta científica para o mistério é um físico especializado em ótica: o professor da Universidade Federal do Rio, Ricardo Bárthem: “A hipótese mais provável é que seja um efeito na própria lente, porque não é uma luz que venha do céu que seja projetada sobre o prédio, não é nada luminoso que possa estar caminhando nessa região. Me parece que é algum objeto em movimento do lado de cá, alguma coisa que passou pelo lado de cá, iluminado pelo sol. O sol está atrás do prédio, então está iluminando um carro, alguma coisa que passe aqui por trás”.

O segundo ponto luminoso seria um reflexo do primeiro, formado também na lente. “É claro que chega um momento em que essa segunda reflexão fica muito fraca e aí ela some, a gente não vê a segunda reflexão”.

Reflexo na lente da câmera. A palavra do físico seria a explicação do último mistério de Chico Xavier?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Publio Lentulus nunca existiu: é invenção de "Emmanuel" da Nóbrega! - Parte 3

OBS de Profeta Gandalf: Este estudo mostra que o personagem Publio Lentulus, utilizado pelo obsessor de Chico Xavier, Emmanuel, para tentar dizer que "esteve com Jesus", é um personagem fictício, de uma obra fictícia, mas com intenções reais de tentar estragar a doutrina espírita, difundindo muita mentira e travando a evolução espiritual. Testemunhos Lentulianos Por José Carlos Ferreira Fernandes - Blog Obras Psicografadas Considerações de Pesquisadores Espíritas acerca da Historicidade de Públio Lêntulo (1944) :   Em agosto de 1944, o periódico carioca “Jornal da Noite” publicou reportagens investigativas acerca da mediunidade de Francisco Cândido Xavier.   Nas suas edições de 09 e de 11 de agosto de 1944, encontram-se contra-argumentações espíritas defendendo tal mediunidade, inclusive em resposta a uma reportagem anterior (negando-a, e baseando seus argumentos, principalmente, na inexistência de “Públio Lêntulo”, uma das encarnações pretéritas do

Provas de que Chico Xavier NÃO foi enganado por Otília Diogo

 (Autor: Professor Caviar) Diante do caso do prefeito de São Paulo, João Dória Jr., que divulgou uma farsa alimentícia durante o evento Você e a Paz, encontro comandado por Divaldo Franco, o "médium" baiano, beneficiado pela omissão da imprensa, tenta se redimir da responsabilidade de ter homenageado o político e deixado ele divulgar o produto vestindo a camiseta do referido evento. Isso lembra um caso em que um "médium" tentava se livrar da responsabilidade de seus piores atos, como se ser "médium espírita" permitisse o calote moral. Oficialmente, diz-se que o "médium" Francisco Cândido Xavier "havia sido enganado" pela farsante Otília Diogo. Isso é uma mentira descarada, sem pé nem cabeça. Essa constatação, para desespero dos "espíritas", não se baseia em mais um "manifesto de ódio" contra um "homem de bem", mas em fotos tiradas pelo próprio fotógrafo oficial, Nedyr Mendes da Rocha, solidário a

Um grave equívoco numa frase de Chico Xavier

(Autor: Professor Caviar) Pretenso sábio, o "médium" Francisco Cândido Xavier é uma das figuras mais blindadas do "espiritismo" brasileiro a ponto de até seus críticos terem medo de questioná-lo de maneira mais enérgica e aprofundada. Ele foi dado a dizer frases de efeito a partir dos anos 1970, quando seu mito de pretenso filantropo ganhou uma abordagem menos confusa que a de seu antigo tutor institucional, o ex-presidente da FEB, Antônio Wantuil de Freitas. Nessa nova abordagem, feita sob o respaldo da Rede Globo, Chico Xavier era trabalhado como ídolo religioso nos moldes que o jornalista católico inglês Malcolm Muggeridge havia feito no documentário Algo Bonito para Deus (Something Beautiful for God) , em relação a Madre Teresa de Calcutá. Para um público simplório que é o brasileiro, que anda com mania de pretensa "sabedoria de bolso", colecionando frases de diversas personalidades, umas admiráveis e outras nem tanto, sem que tivesse um