Pular para o conteúdo principal

Repudiamos completamente a inclusão de Chico Xavier entre os "heróis do Brasil"

 (Autor: Professor Caviar)

É com muita vergonha, constrangimento e - por que não? - profunda indignação que reagimos à iniciativa do deputado federal Franco Cartafina (PP-MG), de Uberaba, que solicitou a inclusão de Francisco Cândido Xavier, popularmente conhecido como Chico Xavier, no livro de "heróis e heroínas da pátria", guardado em Brasília.

Além da suposta caridade de Chico Xavier ser bastante duvidosa, ele deturpou gravemente o legado da Doutrina Espírita, usurpou os nomes dos mortos para provocar sensacionalismo, e sua pretensa ajuda ao próximo foi um artifício para se promover pessoalmente, além do fato de ser um artifício para abafar e blindar suas ações mais desonestas.

Chico Xavier era reacionário radical, defendia a precarização do trabalho sob o pretexto de "desapego à matéria e sacrifício a Deus" e foi um dos pioneiros da literatura fake, apresentando livros cujos créditos a autores mortos apresenta uma série interminável e grave de dúvidas, além de representar uma tarefa condenada severamente pela Codificação: a de enfeitar com "nomes ilustres" livros feitos para fins de mistificação religiosa.

Mas quem acha que Franco Cartafina é um primor de humanismo ao solicitar essa petição infeliz, devemos lembrar que ele é ligado ao agronegócio de Uberaba, por sua vez integrado ao poder dos grandes proprietários de terras desta cidade do Triângulo Mineiro. Além disso, o "generoso" Cartafina disse SIM na proposta de lei da grilagem de terras, a PL 2633/20, que favorece a concentração de terras e o aumento de poder dos latifundiários que dominam terras improdutivas.

Cartafina também é ligado ao Centrão, de uma facção simpatizante do bolsonarismo. Aliás, lembremos que o PP, partido do Cartafina, que só é Progressista no nome (agora ele se chama "Progressistas"), é um dos que se ofereceram para a filiação do atual presidente Jair Bolsonaro, que sancionou, com gosto, a petição que coloca Chico Xavier na lista dos pretensos heróis brasileiros do imaginário nacional.

Também ficamos muito tristes quando sabemos que a deputada petista Erika Kokay, relatora da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, aceitou essa petição, acreditando na suposta caridade de Chico Xavier, da qual se fala muito e da qual nenhuma prova existe, como uma versão invertida da corrupção do ex-presidente Lula, do partido de Érika, o PT, representando o Distrito Federal.

Ficamos entristecidos com isso porque Erika desconhece completamente que Chico Xavier sempre sentiu horror a tudo que fosse de esquerda, ele foi apoiador ferrenho da ditadura militar e do AI-5, a ponto de ser homenageado e condecorado pela Escola Superior de Guerra - alguém acreditaria que esse órgão, "cérebro" da ditadura, iria homenagear quem não fosse um colaborador decisivo desse projeto político? - e manifestou repulsa a qualquer hipótese de ver Lula governando o Brasil.

Mas aí é moleza Chico Xavier ter morrido em 2002 e não estar vivo para que os brasileiros vissem seu "agora herói da Pátria" apoiando Jair Bolsonaro e pedindo ao povo para não pedir o impeachment, evitando "transformar esse instrumento legislativo em brinquedo". Chico Xavier seria o primeiro a pedir para que "oremos em favor de Bolsonaro para ele prestar atenção no povo brasileiro". Vale lembrar que o reacionarismo de Chico Xavier faz o atual "espiritismo de direita" parecer fichinha.

O que nos preocupa é que esse título de "herói da Pátria", a exemplo da canonização de Madre Teresa de Calcutá, servirá para aumentar ainda mais o fanatismo religioso e a emotividade tóxica que representa essa idolatria a essas duas personalidades lamentáveis.

No entanto, temos que considerar, por outro lado, que esses títulos só servem para atender às paixões religiosas da Terra, tão perigosas e entorpecentes quanto as paixões das drogas, do sexo e do dinheiro, e, com isso, Chico Xavier só é considerado "herói" e Madre Teresa, "santa", conforme os devaneios terrenos dos seus seguidores e simpatizantes. Fora da orbe terrestre, os dois são considerados farsantes e a boa espiritualidade está muito aflita diante da obsessão popular que cerca essas duas figuras, o que prolonga a toxicidade emocional que tanto contamina multidões de incautos da fé cega.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Publio Lentulus nunca existiu: é invenção de "Emmanuel" da Nóbrega! - Parte 3

OBS de Profeta Gandalf: Este estudo mostra que o personagem Publio Lentulus, utilizado pelo obsessor de Chico Xavier, Emmanuel, para tentar dizer que "esteve com Jesus", é um personagem fictício, de uma obra fictícia, mas com intenções reais de tentar estragar a doutrina espírita, difundindo muita mentira e travando a evolução espiritual. Testemunhos Lentulianos Por José Carlos Ferreira Fernandes - Blog Obras Psicografadas Considerações de Pesquisadores Espíritas acerca da Historicidade de Públio Lêntulo (1944) :   Em agosto de 1944, o periódico carioca “Jornal da Noite” publicou reportagens investigativas acerca da mediunidade de Francisco Cândido Xavier.   Nas suas edições de 09 e de 11 de agosto de 1944, encontram-se contra-argumentações espíritas defendendo tal mediunidade, inclusive em resposta a uma reportagem anterior (negando-a, e baseando seus argumentos, principalmente, na inexistência de “Públio Lêntulo”, uma das encarnações pretéritas do

Provas de que Chico Xavier NÃO foi enganado por Otília Diogo

 (Autor: Professor Caviar) Diante do caso do prefeito de São Paulo, João Dória Jr., que divulgou uma farsa alimentícia durante o evento Você e a Paz, encontro comandado por Divaldo Franco, o "médium" baiano, beneficiado pela omissão da imprensa, tenta se redimir da responsabilidade de ter homenageado o político e deixado ele divulgar o produto vestindo a camiseta do referido evento. Isso lembra um caso em que um "médium" tentava se livrar da responsabilidade de seus piores atos, como se ser "médium espírita" permitisse o calote moral. Oficialmente, diz-se que o "médium" Francisco Cândido Xavier "havia sido enganado" pela farsante Otília Diogo. Isso é uma mentira descarada, sem pé nem cabeça. Essa constatação, para desespero dos "espíritas", não se baseia em mais um "manifesto de ódio" contra um "homem de bem", mas em fotos tiradas pelo próprio fotógrafo oficial, Nedyr Mendes da Rocha, solidário a

Um grave equívoco numa frase de Chico Xavier

(Autor: Professor Caviar) Pretenso sábio, o "médium" Francisco Cândido Xavier é uma das figuras mais blindadas do "espiritismo" brasileiro a ponto de até seus críticos terem medo de questioná-lo de maneira mais enérgica e aprofundada. Ele foi dado a dizer frases de efeito a partir dos anos 1970, quando seu mito de pretenso filantropo ganhou uma abordagem menos confusa que a de seu antigo tutor institucional, o ex-presidente da FEB, Antônio Wantuil de Freitas. Nessa nova abordagem, feita sob o respaldo da Rede Globo, Chico Xavier era trabalhado como ídolo religioso nos moldes que o jornalista católico inglês Malcolm Muggeridge havia feito no documentário Algo Bonito para Deus (Something Beautiful for God) , em relação a Madre Teresa de Calcutá. Para um público simplório que é o brasileiro, que anda com mania de pretensa "sabedoria de bolso", colecionando frases de diversas personalidades, umas admiráveis e outras nem tanto, sem que tivesse um