Pular para o conteúdo principal

Na terra natal de Chico Xavier, búfalos fogem de abatedouro


(Autor: Professor Caviar)

Terra natal de Francisco Cândido Xavier, a cidade de Pedro Leopoldo é considerada uma das cidades mais atrasadas de Minas Gerais, ainda com uma mentalidade bastante rural. E isso deve ser levando em conta, se percebermos que, no contexto atual, até Niterói, que foi capital do Estado do Rio de Janeiro, sucumbiu a um provincianismo jeca que, de tão isolacionista - sendo cidade-dormitório, Niterói parece tão adormecida que seus problemas são ignorados ou subestimados pela maioria de seus moradores - , causa espanto até no caipira mais matuto.

Em 1910, Pedro Leopoldo era apenas um pequeno distrito de Santa Luzia, que já não é tão destacada entre as cidades da Grande Belo Horizonte. No ano de nascimento de Chico Xavier, o então distrito era roça pura, ainda mantinha costumes medievais, ainda estava voltado aos valores e costumes do século XIX e sua população era saudosa do Segundo Império.

É fato que muitos beatos e simpatizantes "não-sectários" e "não-espíritas" ficam se enrolando ao tentar definir Chico Xavier como uma "personalidade moderna e futurista", praticamente como um "dono do futuro dos brasileiros" - e isso após tanto tempo de falecimento - , mesmo com seus trajes cafonas e sua peruca brega e um boné, usado nos últimos anos de vida, quando o "médium" mais parecia um sósia real life do personagem Eustáquio, daquele seriado do Cartoon Network, Coragem, o Cão Covarde (Courage, the Cowardly Dog), a ponto de perguntarmos se Coragem não teria sido uma cadela que teria sido reencarnação da Boneca, a falecida cadela de estimação de Chico Xavier.

Mas a fruta não cai longe da árvore. Chico Xavier nunca foi moderno nem futurista e muito menos um progressista. Ele era retrógrado, sempre foi, seus seguidores e simpatizantes é que também são pessoas muito retrógradas, que apenas esboçam um rascunho de evolução cultural, intelectual e moral que acaba sendo supervalorizado. Como míopes numa terra de cegos, os brasileiros chiquistas, "sectários" ou não, "espíritas" ou não, se acham dotados da mais ampla visão de mundo, quando na verdade se limitam a girar em órbita de seus umbigos.

As ideias de Chico Xavier são surpreendentemente medievais e seu moralismo bastante retrógrado. Seus livros e depoimentos são verdadeiras afrontas a qualquer pauta progressista, porque apelam sempre para a aceitação resignada das adversidades da vida. Ele sempre foi inimigo do senso crítico, o que o coloca em posição antagônica ao professor Allan Kardec, que chegou ao ponto de aceitar ser questionado e até desqualificado, desde que de acordo com a Lógica e a Razão.

Se as pessoas acham que Chico Xavier era "progressista" porque apareceu segurando bebê humilde no colo, é problema delas. A verdade é que ele era atrasado, sim, e isso se deve ao fato dele ser fruto da sociedade do seu tempo, dos contextos sociais ultraconservadores do meio social em que viveu, principalmente na Minas Gerais ainda extremamente conservadora e integrante de um Sul-Sudeste que foram tomados de recente surto extremo-direitista que causou preocupação no mundo inteiro.

Pois na Pedro Leopoldo de Chico Xavier, na manhã do último sábado, 21 de setembro de 2019, dois meses após o fracasso da "profecia da data-limite", três búfalos escaparam de um abatedouro na cidade. Parecia um desses episódios de bangue-bangue, situações paralelas à do enredo principal de bandoleiros, xerifes e pistoleiros.

Os búfalos andavam ou corriam pela cidade, assustando moradores. Alguns búfalos destruíram carros e outros bens à sua frente, e estavam bem agressivos. Policiais foram chamados e tiveram que matar a tiros dois dos três bovinos, porque não havia como capturá-los devido à agressividade. Apenas um foi detido, mas teve também que ser sacrificado. A população ficou apavorada e houve quem demorasse para ir ao trabalho, diante de deslocamento tão arriscado.

É uma situação digna de zona rural, na qual a aparente tranquilidade de uma cidade a faz, ao mesmo tempo, vulnerável. Há poucos meses, Uberaba, a cidade que Chico Xavier adotou depois do escândalo de Amauri Xavier, viveu um intenso pavor por causa de assaltos cometidos por numerosa quadrilha. Depois as pessoas ficam dizendo que Pedro Leopoldo e Uberaba são as cidades mais "iluminadas" do Brasil. Vão entender...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Publio Lentulus nunca existiu: é invenção de "Emmanuel" da Nóbrega! - Parte 3

OBS de Profeta Gandalf: Este estudo mostra que o personagem Publio Lentulus, utilizado pelo obsessor de Chico Xavier, Emmanuel, para tentar dizer que "esteve com Jesus", é um personagem fictício, de uma obra fictícia, mas com intenções reais de tentar estragar a doutrina espírita, difundindo muita mentira e travando a evolução espiritual. Testemunhos Lentulianos Por José Carlos Ferreira Fernandes - Blog Obras Psicografadas Considerações de Pesquisadores Espíritas acerca da Historicidade de Públio Lêntulo (1944) :   Em agosto de 1944, o periódico carioca “Jornal da Noite” publicou reportagens investigativas acerca da mediunidade de Francisco Cândido Xavier.   Nas suas edições de 09 e de 11 de agosto de 1944, encontram-se contra-argumentações espíritas defendendo tal mediunidade, inclusive em resposta a uma reportagem anterior (negando-a, e baseando seus argumentos, principalmente, na inexistência de “Públio Lêntulo”, uma das encarnações pretéritas do

Provas de que Chico Xavier NÃO foi enganado por Otília Diogo

 (Autor: Professor Caviar) Diante do caso do prefeito de São Paulo, João Dória Jr., que divulgou uma farsa alimentícia durante o evento Você e a Paz, encontro comandado por Divaldo Franco, o "médium" baiano, beneficiado pela omissão da imprensa, tenta se redimir da responsabilidade de ter homenageado o político e deixado ele divulgar o produto vestindo a camiseta do referido evento. Isso lembra um caso em que um "médium" tentava se livrar da responsabilidade de seus piores atos, como se ser "médium espírita" permitisse o calote moral. Oficialmente, diz-se que o "médium" Francisco Cândido Xavier "havia sido enganado" pela farsante Otília Diogo. Isso é uma mentira descarada, sem pé nem cabeça. Essa constatação, para desespero dos "espíritas", não se baseia em mais um "manifesto de ódio" contra um "homem de bem", mas em fotos tiradas pelo próprio fotógrafo oficial, Nedyr Mendes da Rocha, solidário a

Um grave equívoco numa frase de Chico Xavier

(Autor: Professor Caviar) Pretenso sábio, o "médium" Francisco Cândido Xavier é uma das figuras mais blindadas do "espiritismo" brasileiro a ponto de até seus críticos terem medo de questioná-lo de maneira mais enérgica e aprofundada. Ele foi dado a dizer frases de efeito a partir dos anos 1970, quando seu mito de pretenso filantropo ganhou uma abordagem menos confusa que a de seu antigo tutor institucional, o ex-presidente da FEB, Antônio Wantuil de Freitas. Nessa nova abordagem, feita sob o respaldo da Rede Globo, Chico Xavier era trabalhado como ídolo religioso nos moldes que o jornalista católico inglês Malcolm Muggeridge havia feito no documentário Algo Bonito para Deus (Something Beautiful for God) , em relação a Madre Teresa de Calcutá. Para um público simplório que é o brasileiro, que anda com mania de pretensa "sabedoria de bolso", colecionando frases de diversas personalidades, umas admiráveis e outras nem tanto, sem que tivesse um