Pular para o conteúdo principal

Frases atribuídas a Chico Xavier e seus "mentores" se multiplicam nas redes sociais. E isso não ajuda em nada


(Autor: Profeta Gandalf)

Tratado como semideus, Chico Xavier virou o dono da verdade. Exemplo prático de coisa nenhuma, ele foi transformado em exemplo máximo de "bondade" e "sapiência". Isso favorece que muitas frases ditas por ele ou por um de seus obsessores (aqueles que os incautos se referem como "seus mentores espirituais") seja difundida como "manuais de sobrevivência e transformação interior".

É chato ter que aguentar frasezinhas de amor, paz e esperança que há anos são difundidas e não ajudam em transformar as pessoas. Pelo contrário, servem apenas de consolo para problemas que nunca são resolvidos. Não é o máximo? Não se passa pelo angustiante esforço de resolver problemas, além de se emocionar por frases piegas que parecem ter saídas de alguma música do Padre Zezinho. Até porque de Catolicismo, Chico Xavier entendia muito bem.

São frases que só enrolam e nada servem como transformação interior. Transformar interiores é algo bem desconfortante, pois exige esforço intelectual e a recusa de valores considerados positivos que as pessoa muitas vezes transformam em patrimônios a nunca serem descartados. Ninguém quer de fato transformar a sua personalidade para melhor, pois isso exigiria a saída da adorada Zona de Conforto.

Essas frases agradam porque satisfazem instintos de emotividade barata, de sentimentalismo inútil. Pieguice agrada e nunca é associada a valores desagradáveis. Embora seja silenciosamente nociva, a pieguice representa o máximo em bem estar que agrada a muita gente.

A pieguice é legal porque mantém tudo como está. Frases como a de Chico Xavier não derrubam governos, não estragam interesses, não melhoram valores. Só confortam, confortam e confortam. São excelentes para quem quer "masturbar" o seu espírito com tolices infantis.

Mesmo quando o ingênuo médium parece duro e coloca frases "impulsionadoras", se limita ao moralismo catolizado que pede que lutemos - quer dizer, soframos - para correr atrás de alguma "melhoria". Não pense que ele se refere ao verdadeiro esforço, aquele que a sociedade não quer ter e sim com aquele esforço tipicamente capitalista de se entregar ao mais cruel sofrimento para satisfazer ordens alheias para no final conseguir alguma coisa que possa significar bem estar. 

É aquele papo comum no Capitalismo, nas religiões e nos esportes, que trata a satisfação das necessidades básicas como se fossem um troféu a ser conquistado as custas de muita tortura. Triste e cruel. Tem horas que até mesmo frases lindas carregam uma boa dose de crueldade. Isso vindas de um homem considerado "o mais bondoso da Terra".

Para mim Chico Xavier não tem importância nenhuma. Sua bondade não trouxe nenhum benefício real à sociedade como um todo. Ele não passou de mais um líder de uma igreja igual a qualquer outra. 

Há muita gente, sobretudo nos meios intelectuais e científicos, que tem muito mais a dizer do que o superestimado médium transformado em "filósofo". Prefiro ouvir frases sem beleza que digam coisas consistentes e transformadoras do que frases doces que não dizem nada. 

Está mais do que na hora de esquecermos a influência de inútil que nada fez pela humanidade. Parece doloroso, mas devemos procurar quem realmente esteja disposto a resolver problemas e eliminar velhos hábitos. Se alguém não conseguiu transformar a sociedade para melhor estimulando o desenvolvimento intelectual e a observação detalhada dos erros ao nosso redor, pra quê dar ouvidos a ele? É perder tempo saboreando muita água com açúcar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Publio Lentulus nunca existiu: é invenção de "Emmanuel" da Nóbrega! - Parte 3

OBS de Profeta Gandalf: Este estudo mostra que o personagem Publio Lentulus, utilizado pelo obsessor de Chico Xavier, Emmanuel, para tentar dizer que "esteve com Jesus", é um personagem fictício, de uma obra fictícia, mas com intenções reais de tentar estragar a doutrina espírita, difundindo muita mentira e travando a evolução espiritual. Testemunhos Lentulianos Por José Carlos Ferreira Fernandes - Blog Obras Psicografadas Considerações de Pesquisadores Espíritas acerca da Historicidade de Públio Lêntulo (1944) :   Em agosto de 1944, o periódico carioca “Jornal da Noite” publicou reportagens investigativas acerca da mediunidade de Francisco Cândido Xavier.   Nas suas edições de 09 e de 11 de agosto de 1944, encontram-se contra-argumentações espíritas defendendo tal mediunidade, inclusive em resposta a uma reportagem anterior (negando-a, e baseando seus argumentos, principalmente, na inexistência de “Públio Lêntulo”, uma das encarnações pretéritas do

Provas de que Chico Xavier NÃO foi enganado por Otília Diogo

 (Autor: Professor Caviar) Diante do caso do prefeito de São Paulo, João Dória Jr., que divulgou uma farsa alimentícia durante o evento Você e a Paz, encontro comandado por Divaldo Franco, o "médium" baiano, beneficiado pela omissão da imprensa, tenta se redimir da responsabilidade de ter homenageado o político e deixado ele divulgar o produto vestindo a camiseta do referido evento. Isso lembra um caso em que um "médium" tentava se livrar da responsabilidade de seus piores atos, como se ser "médium espírita" permitisse o calote moral. Oficialmente, diz-se que o "médium" Francisco Cândido Xavier "havia sido enganado" pela farsante Otília Diogo. Isso é uma mentira descarada, sem pé nem cabeça. Essa constatação, para desespero dos "espíritas", não se baseia em mais um "manifesto de ódio" contra um "homem de bem", mas em fotos tiradas pelo próprio fotógrafo oficial, Nedyr Mendes da Rocha, solidário a

Um grave equívoco numa frase de Chico Xavier

(Autor: Professor Caviar) Pretenso sábio, o "médium" Francisco Cândido Xavier é uma das figuras mais blindadas do "espiritismo" brasileiro a ponto de até seus críticos terem medo de questioná-lo de maneira mais enérgica e aprofundada. Ele foi dado a dizer frases de efeito a partir dos anos 1970, quando seu mito de pretenso filantropo ganhou uma abordagem menos confusa que a de seu antigo tutor institucional, o ex-presidente da FEB, Antônio Wantuil de Freitas. Nessa nova abordagem, feita sob o respaldo da Rede Globo, Chico Xavier era trabalhado como ídolo religioso nos moldes que o jornalista católico inglês Malcolm Muggeridge havia feito no documentário Algo Bonito para Deus (Something Beautiful for God) , em relação a Madre Teresa de Calcutá. Para um público simplório que é o brasileiro, que anda com mania de pretensa "sabedoria de bolso", colecionando frases de diversas personalidades, umas admiráveis e outras nem tanto, sem que tivesse um