Pular para o conteúdo principal

Chico Xavier não é exemplo pra coisa nenhuma

(Autor: Profeta Mentalista)

Por mais que os seus fãs e devotos digam que "não estão defendendo o mito e sim o homem, o cidadão Chico Xavier", o mito ainda exerce muita influência na mente dessas pessoas. Ao desejar defender o homem, acabam defendendo o mito.

Todos consideram Xavier o "homem mais bondoso do planeta", graças a muita publicidade em torno da mitologia construída em torno do médium, que não queria nada disso, mas foi obrigado, como um refém, a aceitar todo o festejo a sua volta.

Mas analisando friamente e com objetividade, toda a mitologia é falsa e Xavier, seja mito ou ser humano, foi tão importante para a Doutrina Espírita quanto o seu Zé da padaria da esquina que anda com um lápis na orelha: ou seja, nenhuma importância.

O Espiritismo nunca precisou de Xavier para existir e para os que consideram Xavier o grande difusor, lamento ter que decepcioná-los e digo que ele fez muito mais mal a compreensão doutrinária. Aliás, a doutrina não precisa de um garoto-propaganda, já que deveria atrair adeptos pela lógica e não por artifícios como as mitologias mirabolantes - e bastante alucinadas - presentes na forma deturpada do Espiritismo, tão praticado ainda em nossa sociedade brasileira.

Xavier, na verdade, foi apenas um cidadão comum, como eu e você e não tinha superpoderes, não era a bondade absoluta e simplesmente tinha uma boa mediunidade, mas pecava por não confirmar a identidade de quem se comunicava através de suias faculdades.

Xavier não era espírito evoluído e sua bondade era apenas normal, e muito mais por puerilidade do que por convicção. Xavier não quis ser bom, era bom porque queria agradar a todos.

Mas para os fãs de Xavier e defensores do mito de "homem mais bondoso da Terra", vamos checar para quê o falecido médium mineiro serve como exemplo:

EXEMPLO DE SUBMISSÃO CEGA - Xavier sempre foi um homem submisso, a todos ao seu redor. Não questionava, não analisava, confiava cegamente e fazia a vontade dos outros sem recusar. Um péssimo exemplo numa sociedade que a cada dia exige mais pessoas com iniciativa, ousadia, firmeza de caráter e opiniões próprias.

EXEMPLO DE INDECISÃO DOUTRINÁRIA - Xavier era católico. Seguia fielmente a sua crença, praticando rigorosamente seus rituais. Mas foi induzido a ser "espírita", mas sem estudar a doutrina. perdido entre dois caminhos, preferiu a indecisão e a ambiguidade, causando muito mais confusão e inserindo um monte de delírios catolizantes na sua compreensão doutrinária, causando esse estrago que vemos hoje.

EXEMPLO DE TRAVAMENTO NA EVOLUÇÃO ESPIRITUAL - Considero isso uma grande maldade praticada pelo médium mineiro. Um detalhe gravíssimo, se observarmos toda a mitologia de bondade e sabedoria construída ao redor dele. Como para os encarnados, a maldade é somente aquilo que gera danos materiais, dizer que Xavier foi extremamente cruel com essa atitude, é considerado uma ofensa pelos seus fãs, mas é uma triste verdade. Graças a Xavier, O Espiritismo é tratado por cientistas e autoridades como uma religião como outra qualquer, defensora de ideias fictícias e partidária do não-raciocínio, o que faz com que muitas ideias da doutrina, que poderiam servir de soluções para os problemas do dia-a-dia, fossem solenemente ignoradas, fazendo tudo ficar como está. Lembrando que desde que Xavier começou a psicografar, a sociedade não evoluiu nem um pouquinho, ainda presa na caridade estereotipada que conforta mas não resolve nada.

EXEMPLO DE CUMPLICIDADE COM ENTES MAL INTENCIONADOS - Sua mitologia atendeu muito bem aos interesses de encarnados e desencarnados com objetivos de lucrar com o prejuízo alheio. Xavier, mesmo sem propósito, topou participar da "brincadeira", participando de fraudes, levando adiante conceitos errados e atuando em eventos organizados pelas instituições duvidosas e avessas aos propósitos doutrinários. Xavier, se fosse realmente ético, teria ele mesmo contestado a sua participação em eventos de caráter duvidoso, além de ter retificado os erros que publicou. Como não reagiu a tudo isso, tranquilamente podemos considerá-lo como cúmplice responsável por todas essas falhas que estragaram a doutrina.

EXEMPLO DE INÉRCIA INTELECTUAL - Xavier não quis estudar e nem questionar o falso "Espiritismo" em que estava envolvido. Escreveu, psicografando ou não (há obras confirmadamente não-psicografadas, embora ele realmente tenha psicografado outros), livros cheios de erros, muitos verdadeiras bobagens e que a mitologia pseudo-espírita tratou de transformar em obras doutrinárias a serem seguidas como verdades absolutas. Obras que, se fossem entretenimento puro, seriam válidas, mas como didática do Espiritismo, não passam de verdadeiros lixos, feitos muito mais para confundir e nada para explicar. Tido como "sábio", não sabia nem sobre si mesmo, servindo mais como marionete e boneco ventríloquo dos que o dominavam. Até mesmo em sua morte, preferiu agir de maneira cretina, definindo uma forma supérflua de lazer (o futebol) como condição absoluta de "felicidade" para a humanidade. Sábio? Nããããooooo!

Enfim, Xavier o "homem mais bondoso da terra" nada fez de útil para evoluir a humanidade, ainda exatamente a mesma da de muitas décadas atrás. Queiram ou não, o mito matou o homem. O homem que não queria nada disso, a não ser seguir quieto o seu adorado Catolicismo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Publio Lentulus nunca existiu: é invenção de "Emmanuel" da Nóbrega! - Parte 3

OBS de Profeta Gandalf: Este estudo mostra que o personagem Publio Lentulus, utilizado pelo obsessor de Chico Xavier, Emmanuel, para tentar dizer que "esteve com Jesus", é um personagem fictício, de uma obra fictícia, mas com intenções reais de tentar estragar a doutrina espírita, difundindo muita mentira e travando a evolução espiritual. Testemunhos Lentulianos Por José Carlos Ferreira Fernandes - Blog Obras Psicografadas Considerações de Pesquisadores Espíritas acerca da Historicidade de Públio Lêntulo (1944) :   Em agosto de 1944, o periódico carioca “Jornal da Noite” publicou reportagens investigativas acerca da mediunidade de Francisco Cândido Xavier.   Nas suas edições de 09 e de 11 de agosto de 1944, encontram-se contra-argumentações espíritas defendendo tal mediunidade, inclusive em resposta a uma reportagem anterior (negando-a, e baseando seus argumentos, principalmente, na inexistência de “Públio Lêntulo”, uma das encarnações pretéritas do

Provas de que Chico Xavier NÃO foi enganado por Otília Diogo

 (Autor: Professor Caviar) Diante do caso do prefeito de São Paulo, João Dória Jr., que divulgou uma farsa alimentícia durante o evento Você e a Paz, encontro comandado por Divaldo Franco, o "médium" baiano, beneficiado pela omissão da imprensa, tenta se redimir da responsabilidade de ter homenageado o político e deixado ele divulgar o produto vestindo a camiseta do referido evento. Isso lembra um caso em que um "médium" tentava se livrar da responsabilidade de seus piores atos, como se ser "médium espírita" permitisse o calote moral. Oficialmente, diz-se que o "médium" Francisco Cândido Xavier "havia sido enganado" pela farsante Otília Diogo. Isso é uma mentira descarada, sem pé nem cabeça. Essa constatação, para desespero dos "espíritas", não se baseia em mais um "manifesto de ódio" contra um "homem de bem", mas em fotos tiradas pelo próprio fotógrafo oficial, Nedyr Mendes da Rocha, solidário a

Um grave equívoco numa frase de Chico Xavier

(Autor: Professor Caviar) Pretenso sábio, o "médium" Francisco Cândido Xavier é uma das figuras mais blindadas do "espiritismo" brasileiro a ponto de até seus críticos terem medo de questioná-lo de maneira mais enérgica e aprofundada. Ele foi dado a dizer frases de efeito a partir dos anos 1970, quando seu mito de pretenso filantropo ganhou uma abordagem menos confusa que a de seu antigo tutor institucional, o ex-presidente da FEB, Antônio Wantuil de Freitas. Nessa nova abordagem, feita sob o respaldo da Rede Globo, Chico Xavier era trabalhado como ídolo religioso nos moldes que o jornalista católico inglês Malcolm Muggeridge havia feito no documentário Algo Bonito para Deus (Something Beautiful for God) , em relação a Madre Teresa de Calcutá. Para um público simplório que é o brasileiro, que anda com mania de pretensa "sabedoria de bolso", colecionando frases de diversas personalidades, umas admiráveis e outras nem tanto, sem que tivesse um