Pular para o conteúdo principal

Chico Xavier, o Meigo Indestrutível


(Autor: Profeta Mentalista)

Para os brasileiros, a grande estrela do movimento espírita (que nada tem a ver com a Doutrina Espírita, embora seus integrantes pensem que tem a ver) é Chico Xavier. Tido como bondoso, simpático e meigo, ele teve as características necessárias para sensibilizar esse povo carente que pensa que evolução espiritual passa exclusivamente pelo moral, descartando qualquer racionalidade ou questionamentos.

O povo brasileiro, "educado" há mais de 500 anos pelas religiões dogmáticas, sobretudo o Catolicismo (do qual Xavier era devoto fervoroso) e mais recentemente o protestantismo, se acostumou a associar as coisas de Deus a uma fé passiva e crédula, que trata absurdos como verdades e condenando qualquer um que esteja disposto a pesquisar, na tentativa de verificar se essas crendices são verdadeiras ou não.

A FEB, que deveria zelar pela doutrina e na verdade faz o contrário, transformou Xavier em um mito, da mesma forma que a mídia transforma qualquer cantor de chuveiro em "gênio da cultura brasileira". Um mero médium, que na verdade deveria ser nada mais que um objeto de estudo, foi alçado a guru do espiritismo a ponto de ser confundido com o próprio Kardec, mesmo tendo evidentemente uma personalidade diferente e posição doutrinária oposta.

Para mensurar a falsa importância de Xavier para a doutrina e a tola idolatria para com ele, numa enquete em uma comunidade espirit(ólic)a do Orkut, ao ser perguntado se os membros acreditavam que Xavier era reencarnação de Kardec, cercade 60% (!!!) responderam que sim, que Chico era Kardec. Um absurdo, se analisarmos friamente a atuação de cada um perante a doutrina. Uma prova que no Brasil, há muitos "espíritas" muito mal informados.

Se Xavier teve méritos , mesmo sendo católico praticante e nunca ter entendido o Espiritismo, foi em atrair gente para a doutrina, além de servir de conforto para pessoas tristes com o desencarne de parentes e amigos queridos. O brasileiro é um povo não muito racional (pode se esperar de tudo vindo de um povo que acha que a vitória no futebol é mais importante do que a melhoria na qualidade de vida) e precisava de atitudes como a de Chico Xavier para poder se sensibilizar com a doutrina. Mas o ideal seria que, com o amadurecimento intelectual, pudéssemos entender a verdadeira "missão" de Xavier, sem transformá-lo em um guru "difusor da verdade".

Mas a credulidade falou alto e o tradicional medo de Deus e dos espíritos, estimulados através das religiões (o primeiro medo) e dos filmes de terror (o segundo), fez com que os seguidores da doutrina vissem o ingênuo médium como inquestionável "representante de Deus" na Terra, como se fosse uma espécie de "papa" do Espiritismo, aceitando, consequentemente tudo que era dito e escrito em nome dele e dos espíritos de elevação mediana que o acompanhavam, sem verificar sua veracidade.

Infelizmente isso está arraigado na versão brasileira da doutrina e é ainda algo difícil de derrubar. E com ela, o Movimento Espírita segue totalmente alheio ao que está na codificação, se desviando do objetivo de evolução espiritual, transformando o Espiritismo numa religião como outra qualquer, servindo apenas de conforto para carentes que não conseguem ou não se interessam em resolver os seus problemas usando a própria mente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Publio Lentulus nunca existiu: é invenção de "Emmanuel" da Nóbrega! - Parte 3

OBS de Profeta Gandalf: Este estudo mostra que o personagem Publio Lentulus, utilizado pelo obsessor de Chico Xavier, Emmanuel, para tentar dizer que "esteve com Jesus", é um personagem fictício, de uma obra fictícia, mas com intenções reais de tentar estragar a doutrina espírita, difundindo muita mentira e travando a evolução espiritual. Testemunhos Lentulianos Por José Carlos Ferreira Fernandes - Blog Obras Psicografadas Considerações de Pesquisadores Espíritas acerca da Historicidade de Públio Lêntulo (1944) :   Em agosto de 1944, o periódico carioca “Jornal da Noite” publicou reportagens investigativas acerca da mediunidade de Francisco Cândido Xavier.   Nas suas edições de 09 e de 11 de agosto de 1944, encontram-se contra-argumentações espíritas defendendo tal mediunidade, inclusive em resposta a uma reportagem anterior (negando-a, e baseando seus argumentos, principalmente, na inexistência de “Públio Lêntulo”, uma das encarnações pretéritas do

Provas de que Chico Xavier NÃO foi enganado por Otília Diogo

 (Autor: Professor Caviar) Diante do caso do prefeito de São Paulo, João Dória Jr., que divulgou uma farsa alimentícia durante o evento Você e a Paz, encontro comandado por Divaldo Franco, o "médium" baiano, beneficiado pela omissão da imprensa, tenta se redimir da responsabilidade de ter homenageado o político e deixado ele divulgar o produto vestindo a camiseta do referido evento. Isso lembra um caso em que um "médium" tentava se livrar da responsabilidade de seus piores atos, como se ser "médium espírita" permitisse o calote moral. Oficialmente, diz-se que o "médium" Francisco Cândido Xavier "havia sido enganado" pela farsante Otília Diogo. Isso é uma mentira descarada, sem pé nem cabeça. Essa constatação, para desespero dos "espíritas", não se baseia em mais um "manifesto de ódio" contra um "homem de bem", mas em fotos tiradas pelo próprio fotógrafo oficial, Nedyr Mendes da Rocha, solidário a

Um grave equívoco numa frase de Chico Xavier

(Autor: Professor Caviar) Pretenso sábio, o "médium" Francisco Cândido Xavier é uma das figuras mais blindadas do "espiritismo" brasileiro a ponto de até seus críticos terem medo de questioná-lo de maneira mais enérgica e aprofundada. Ele foi dado a dizer frases de efeito a partir dos anos 1970, quando seu mito de pretenso filantropo ganhou uma abordagem menos confusa que a de seu antigo tutor institucional, o ex-presidente da FEB, Antônio Wantuil de Freitas. Nessa nova abordagem, feita sob o respaldo da Rede Globo, Chico Xavier era trabalhado como ídolo religioso nos moldes que o jornalista católico inglês Malcolm Muggeridge havia feito no documentário Algo Bonito para Deus (Something Beautiful for God) , em relação a Madre Teresa de Calcutá. Para um público simplório que é o brasileiro, que anda com mania de pretensa "sabedoria de bolso", colecionando frases de diversas personalidades, umas admiráveis e outras nem tanto, sem que tivesse um