(Autor: Professor Caviar)
Essa frase mostra a hipocrisia de Francisco Cândido Xavier, o maior deturpador do Espiritismo em toda sua história, em se apropriar do legado kardeciano e tentar fingir despretensão, sempre buscando seduzir e impressionar a opinião pública com seus apelos emocionais e a simulação de humildade para forjar um apoio unânime à sua pessoa.
Antes que as pessoas digam que o parágrafo acima não passa de desaforo contra uma "pessoa de bem", é bom esclarecer que os livros de Chico Xavier contrariam severamente os postulados espírtias originais e, por isso, a atuação do "médium" no Espiritismo é de apropriação, oportunismo e deturpação, reduzindo o legado de Kardec a um Catolicismo de segunda categoria e inclinação medieval.
A frase em questão é: "O espírita não é melhor do que ninguém, mas ele tem a obrigação de ser melhor do que já é". Uma frase que parece simples e clara, mas vamos lembrar que as frases de Chico Xavier nunca podem ser lidas ao pé da letra, vide a sua figura tendenciosa que usou a "caridade" como cortina de fumaça para a sua deturpação, em doses gravíssimas, que atingiram o legado kardeciano.
O próprio Chico Xavier, tentando uma associação ao termo "espírita", disse em outra ocasião que "procurava ser melhor do que é", o que é conversa para boi dormir. Xavier não ficou pior nem melhor, tendo sido por 70 anos o mesmo deturpador do Espiritismo, até 30 de junho de 2002, quando faleceu, no dia em que o "povo" da FIFA e da CBF estava feliz.
A frase em si não quer dizer muita coisa. Provavelmente Allan Kardec não sentiria necessidade de dizer isso, porque a despretensão era um princípio de sua pessoa. Sua integridade moral não tinha necessidade de ser falada ou descrita, porque os atos falavam por si mesmo, o balé de palavras era dispensado.
Só os mais pretensiosos precisam falar demais de despretensão. Só os medíocres falam sempre em "ser melhor", quando as pessoas de verdadeira competência não ficam fingindo humildade nem ficam se explicando sobre ser humilde ou vaidoso, porque têm muita coisa a fazer na vida do que tentar provar a outrem aquilo que não é.
Comentários
Postar um comentário