(Autor: Professor Caviar)
Voltando ao balé de palavras bonitinhas trazidas pelo igrejeiro devoto da Teologia do Sofrimento, Francisco Cândido Xavier, e que demonstram o quanto essa ideologia, herdada do Catolicismo medieval - que no Brasil foi trazido pelos jesuítas que hoje, do além-túmulo, tomam as rédeas do "movimento espírita", temos mais frases que nem de longe refletem a suposta sabedoria de que muitos acreditam. Vejamos:
"Três frases de profunda sabedoria (sic).
01 - Para obter algo que você nunca teve, precisa fazer algo que nunca fez.
02 - Quando Deus tira algo de você, ele não está punindo-o, mas apenas abrindo suas mãos para receber algo melhor.
03 - A Vontade de Deus nunca irá levá-lo aonde a Graça de Deus não possa protegê-lo".
As frases são um jogo de palavras na qual se combina ideias contraditórias com conceitos igrejistas, sem muita serventia. E, mediante uma observação mais atenta, são frases desumanas, porque elas nem de longe representam qualquer tipo de consolação. Só os masoquistas, que têm o prazer de sofrer alguma desgraça, no envaidecimento às avessas de um escravo das circunstâncias em busca de prêmios futuros, o que revela que as frases de Chico Xavier muitas vezes são dotadas de um moralismo severo, impiedoso e inflexível. Vamos analisar cada frase.
1) PARA OBTER ALGO QUE NUNCA TEVE, PRECISA FAZER ALGO QUE NUNCA FEZ.
Isso é relativo. Não existe essa relação. A vida cotidiana, comprovadamente, nunca traz essa fatalidade, e, se algumas situações parecem confirmar essa ideia, é apenas mera coincidência. Mas não é impossível que uma pessoa faça sempre o que fez no dia a dia, e, mesmo assim, obter algo que nunca teve. Chico Xavier foi bancar o engraçadinho com essa frase e tentou ser "filósofo" com esse jogo de contrastes e deu um tiro no pé.
2) QUANDO DEUS TIRA ALGO DE VOCÊ, ELE NÃO ESTÁ PUNINDO-O, MAS APENAS ABRINDO SUAS MÃOS PARA RECEBER ALGO MELHOR.
Isso não procede. Não é regra a pessoa perder um benefício sob o pretexto de obter algo melhor. Muitas vezes se obtém coisas piores, não é mesmo? A frase revela o quanto Chico Xavier havia sido um dos maiores devotos da Teologia do Sofrimento, corrente medieval da Igreja Católica, com muito mais entusiasmo e convicção do que os próprios católicos.
Muitas pessoas reclamam de que, quando vão aos "centros espíritas" fazer os chamados tratamentos espirituais, em vez de resolver problemas, contraem mais desgraças. Além disso, muitos indivíduos se queixam de que, antes de frequentarem as doutrinárias (as chamadas "reuniões" ou "cultos espíritas"), tiveram algumas vantagens na vida, e, depois, acabaram perdendo essas vantagens.
Tem caso de um rapaz que estava começando a conhecer uma moça bem legal e de plena afinidade pessoal com ele, até que, depois que este frequentou uma doutrinária, a moça desapareceu do seu caminho assim de repente. Mas, quando ele recorreu ao tratamento espiritual para resolver a vida amorosa, as moças que ele passou a atrair são apenas periguetes, incluindo até algumas que haviam sido namoradas de homens "barra-pesada" de suas comunidades. "Algo melhor"?
3) A VONTADE DE DEUS NUNCA IRÁ LEVÁ-LO AONDE A GRAÇA DE DEUS NÃO PODE PROTEGÊ-LO.
"O que é Deus?", perguntava Allan Kardec aos mensageiros espirituais em O Livro dos Espíritos. "Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas". Se levarmos em conta essa ideia de que Deus seria, então, um ponto de partida para a existência de tudo quanto é matéria, é duvidoso que ele se personifique como um "pai" a querer que os homens estejam sempre seguros e protegidos.
Então o que leva uma pessoa a cair no fundo de um poço e, por mais que ore e confie em Deus, ela está numa situação vulnerável? Se alguém mora numa cidade à beira de um vulcão e ele entra em violenta erupção, ele se encontra em situação de segurança? E se uma pessoa muito religiosa perde a vida pela violência e perde para sempre os seus planos de vida (lembremos que reencarnação existe, mas nenhuma igual à outra)?
Esta ideia de Chico Xavier é de um igrejismo extremado, não havendo coerência na realidade objetiva e complexa em que vivemos. É apenas um apelo publicitário religioso, pelo qual a frase quer, na verdade, dizer: "Se você se tornar cristão, Deus lhe protege, mas é preciso ser beato, igrejista, devoto e passar a vida orando e acreditando em fantasias religiosas".
Portanto, do contrário que a figura disse, as frases de Chico Xavier nem de longe representam profunda sabedoria. Nem de longe, mesmo. Não adianta insistir pelo contrário.
Comentários
Postar um comentário