(Autor: Professor Caviar)
Vemos agora o "médium" Francisco Cândido Xavier, que nunca foi um espírita de verdade, mas um católico ortodoxo de carteirinha, dando seu pitaco sobre os três princípios fundamentais da Doutrina Espírita: Filosofia, Ciência e Moral (os deturpadores substituem Moral por Religião).
Xavier disse: "A Doutrina Espírita é ciência, filosofia e religião. Se tirarmos a religião, o que é que fica? (...) fica um corpo sem coração, se tirarmos a ciência fica um corpo sem cabeça e se tirarmos a filosofia fica um corpo sem membros".
Se reconhecermos que Chico Xavier é o deturpador-mor do Espiritismo, veremos que a frase, embora pareça correta, é um tanto oportunista, e supérflua para o contexto de sua pessoa. Afinal, é um não-espírita dando seu parecer sobre o Espiritismo, não na condição de um leigo, mas de alguém vindo de fora se apropriando da doutrina do professor Allan Kardec.
Além do mais, a questão da religião revela um conteúdo bastante igrejeiro. Afinal, o princípio era apenas ligado à Moral, não necessariamente da Religião, uma instituição delimitada em princípios ideológicos e crenças místicas. O Espiritismo original definia como três princípios Filosofia, Ciência e Moral, colocando o aspecto da evolução moral acima da fé religiosa.
Portanto, este depoimento que os incautos definem como "filosófico" foi apenas uma apropriação de um católico deturpador da Doutrina Espírita que se intrometeu a abraçá-la e desfigurar todo o legado que o professor Kardec desenvolveu com seu suor e seus recursos. Um anti-kardeciano dar palpite sobre o Espiritismo é dose para leão.
Comentários
Postar um comentário