Pular para o conteúdo principal

Relatos piegas supostamente atribuídos à vida de Chico Xavier

(Autor: Professor Caviar)

Há estórias que, de tão bonitinhas, trazem dúvida de que elas realmente teriam ocorrido. Lembram contos de fadas e mostram supostas lições morais que soam muito simplórias, e é preocupante que elas sejam vendidas como "histórias reais" ou "fatos realistas".

Duvidamos muito que as estórias abaixo sejam verídicas. Ou, se elas realmente ocorreram, foram situações produzidas de maneira tendenciosa ou cujo registro em livros soa inútil e desnecessário. O que vemos é que elas não trazem sabedoria alguma, e os relatos, curtos, não seriam aproveitados sequer para a sessão de piadas premiadas das Seleções do Reader's Digest.

Selecionamos dois pequenos textos, tão pequenos - em forma e conteúdo - que são insignificantes e supérfluos. Um vem do livro Lindos Casos de Chico Xavier, de Ramiro Gama, e outro, de Notáveis Casos de Chico Xavier, de Oswaldo de Castro. Lembremos que os dois livros são alguns dos que pretenderam divinizar e glamourizar a figura de Francisco Cândido Xavier. São estórias de conteúdo simplório e moralismo religioso banal e rasteiro, e interpretaremos, a seguir, o sentido dessas pretensas lições de vida. Vamos aos textos:

A influência do pensamento

Por Ramiro Gama - Livro Lindos Casos de Chico Xavier

Palestrávamos com o Chico a respeito de enfermidades graves e da influência que tem o Pensamento sobre elas. E citou-nos o médium um caso: uma sua conhecida era portadora de um câncer no útero e de nada sabia. A medicina da Terra sentiu-se impotente para curá-la. Emmanuel, colocado a par da situação, alvitrou: vamos, com a ajuda de Deus, medicá-la. 

É preciso, todavia, que ela continue ignorando sua enfermidade. Se souber, seu mal agravar-se-á e neutralizará todo o nosso esforço.

O tratamento foi feito e, por misericórdia de Deus, a doente, que sempre ignorou seu padecimento, melhorou e, hoje, está completamente curada.

Lembramo-nos de um doente, vítima do câncer, que se localizara na uretra, que vivia regularmente bem e sob tratamento médico, enquanto ignorava a causa da sua enfermidade.

Mas, de repente, por descuido de um parente, veio a saber de sua moléstia. Alarmou-se.

O Pensamento refletiu seu pavor na doença e influiu na sua piora. E desencarnou dias depois.

==========

Respeito às Religiões

Por Oswaldo De Castro - Livro Notáveis Casos de Chico Xavier

Chico respeitava as religiões e a convicção de cada um. Era considerado tanto pelos espiritas quanto pelos não espiritas. Exemplo dessa postura constatamos quando determinada pessoa lhe fez a seguinte observação:

– Se a mãe de Jesus é uma só, Maria Santíssima, como, para o católico, há dezenas de Nossas Senhoras?

Chico redarguiu?

– Não devemos criticar, o que importa é a fé. Se a pessoa tiver fé e Nossa Senhora da Aparecida e for orar com louvor a Nossa Senhora de Lourdes, da Abadia, de Fátima, de Guadalupe etc, não o faz imbuída de fé?

Uma senhora presente disse-lhe:

– Eu estou muito triste, minha sobrinha frequentava o centro espírita e agora o abandonou e não sai da igreja!

Chico sabiamente ponderou:

– Minha filha, dê graças a Deus. Lá ela só aprende o que é bom. Eu ficaria muito triste se a senhora me contasse que ela anda bebendo cachaça ou usando drogas…

==========

Em primeiro lugar, a "força do pensamento" tem seus limites pela lógica da situação e dos fatos. Sem dúvida alguma, desejamos que algo ocorra a nosso favor, mas atribuir isso somente a uma força de pensamento soa incoerente e em desacordo com a realidade.

No caso do câncer, por exemplo, existem condicionais que podem atenuar progressivamente a doença, chegando à cura, e isso envolve menor descuido à saúde e tratamentos médicos bastante cautelosos.

Há muitos casos de pessoas que, com o simples otimismo no pensamento, estavam com câncer e, mesmo se "esquecendo" da doença, morreram pouco depois. E é verdade que, aparentemente, assassinos portadores de câncer podem sobreviver mais tempo, mas isso porque sua doença não é agravada por momentos de tensão emocional, quando o crime do qual foram marcados é esquecido momentaneamente, evitando relações de animosidade com outras pessoas.

A Fé tem seu plano de ação válido, mas também tem seus limites definidos. Do contrário do que defendeu Chico Xavier, a Fé não pode tudo, havendo situações que o simples pensamento religiosamente positivo não consegue funcionar.

Quanto ao segundo texto, supõe-se que Chico Xavier sentia tolerância religiosa, o que é discutível, vide o episódio em que católicos questionavam sua "psicografia", apontando-lhe fraudes (com provas robustas e argumentos sólidos), que despertou a reação repulsiva do "médium".

Além disso, Chico Xavier, que sempre foi católico-medieval - em oposição ao Catolicismo propriamente dito, que buscava repaginar-se e adequar aos novos tempos - , mais parecia próximo ao velho Catolicismo jesuíta que, no episódio, deve ter sido a opção da sobrinha de uma senhora.

Nesse segundo texto, também a Fé tornou-se a ênfase de Chico Xavier, que devemos reconhecer como um anti-kardeciano, porque a religiosidade no Espiritismo original não autoriza a supremacia da Fé sobre a Razão, mas somente a sua coexistência, dentro dos limites racionais. Quando a Fé, que é o caso das ideias de Chico Xavier, se coloca acima da Razão, ela se torna, segundo Allan Kardec, uma "fé cega", e, portanto, o "médium" mineiro comprovou estar em completo desacordo com os ensinamentos espíritas originais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Publio Lentulus nunca existiu: é invenção de "Emmanuel" da Nóbrega! - Parte 3

OBS de Profeta Gandalf: Este estudo mostra que o personagem Publio Lentulus, utilizado pelo obsessor de Chico Xavier, Emmanuel, para tentar dizer que "esteve com Jesus", é um personagem fictício, de uma obra fictícia, mas com intenções reais de tentar estragar a doutrina espírita, difundindo muita mentira e travando a evolução espiritual. Testemunhos Lentulianos Por José Carlos Ferreira Fernandes - Blog Obras Psicografadas Considerações de Pesquisadores Espíritas acerca da Historicidade de Públio Lêntulo (1944) :   Em agosto de 1944, o periódico carioca “Jornal da Noite” publicou reportagens investigativas acerca da mediunidade de Francisco Cândido Xavier.   Nas suas edições de 09 e de 11 de agosto de 1944, encontram-se contra-argumentações espíritas defendendo tal mediunidade, inclusive em resposta a uma reportagem anterior (negando-a, e baseando seus argumentos, principalmente, na inexistência de “Públio Lêntulo”, uma das encarnações pretéritas do

Provas de que Chico Xavier NÃO foi enganado por Otília Diogo

 (Autor: Professor Caviar) Diante do caso do prefeito de São Paulo, João Dória Jr., que divulgou uma farsa alimentícia durante o evento Você e a Paz, encontro comandado por Divaldo Franco, o "médium" baiano, beneficiado pela omissão da imprensa, tenta se redimir da responsabilidade de ter homenageado o político e deixado ele divulgar o produto vestindo a camiseta do referido evento. Isso lembra um caso em que um "médium" tentava se livrar da responsabilidade de seus piores atos, como se ser "médium espírita" permitisse o calote moral. Oficialmente, diz-se que o "médium" Francisco Cândido Xavier "havia sido enganado" pela farsante Otília Diogo. Isso é uma mentira descarada, sem pé nem cabeça. Essa constatação, para desespero dos "espíritas", não se baseia em mais um "manifesto de ódio" contra um "homem de bem", mas em fotos tiradas pelo próprio fotógrafo oficial, Nedyr Mendes da Rocha, solidário a

Um grave equívoco numa frase de Chico Xavier

(Autor: Professor Caviar) Pretenso sábio, o "médium" Francisco Cândido Xavier é uma das figuras mais blindadas do "espiritismo" brasileiro a ponto de até seus críticos terem medo de questioná-lo de maneira mais enérgica e aprofundada. Ele foi dado a dizer frases de efeito a partir dos anos 1970, quando seu mito de pretenso filantropo ganhou uma abordagem menos confusa que a de seu antigo tutor institucional, o ex-presidente da FEB, Antônio Wantuil de Freitas. Nessa nova abordagem, feita sob o respaldo da Rede Globo, Chico Xavier era trabalhado como ídolo religioso nos moldes que o jornalista católico inglês Malcolm Muggeridge havia feito no documentário Algo Bonito para Deus (Something Beautiful for God) , em relação a Madre Teresa de Calcutá. Para um público simplório que é o brasileiro, que anda com mania de pretensa "sabedoria de bolso", colecionando frases de diversas personalidades, umas admiráveis e outras nem tanto, sem que tivesse um