Pular para o conteúdo principal

Crônica 'fake' atribuída a Humberto de Campos deu azar para o Correio da Manhã


(Autor: Professor Caviar)

O Brasil é mais ignorante e desinformado, sobre a questão de paranormalidade, em relação ao Velho Mundo. Este ainda está engatinhando nas questões paranormais a ponto de não entender certos problemas, como supostas psicografias "ventiladas" por videntes de credibilidade muito duvidosa mas considerados de alta visibilidade para o sensacionalismo midiático.

Lembremos de Jesus Cristo, que falava em "dar a quem tem", ou seja, ensinar a quem está interessado e preparado para aprender. O Brasil, completamente "virgem" em paranormalidade, seria um dos últimos países do mundo que traria uma resposta, se não pronta, ao menos avançada em termos de paranormalidade (que usualmente se chama de "mediunidade"), e só as conveniências e os jogos de interesses é que fizeram Francisco Cândido Xavier um "médium respeitável".

Ao longo dos tempos e com maior intensidade hoje em dia, vemos que a "psicografia" de Chico Xavier é extremamente irregular, cheia de profundas e vergonhosas falhas referentes a estilos, linguagens e outros aspectos de ordem pessoal, que se chocam com as personalidades dos respectivos autores mortos atribuídos.

Humberto de Campos é um caso ilustrativo. Seu nome foi usurpado por Chico Xavier de maneira tendenciosa e leviana. Os livros "psicográficos" que levam o nome do autor maranhense revelam um estilo completamente diferente do original. Mas como os brasileiros médios não possuem um hábito aprofundado de leitura, mesmo os que consomem muitos livros mas não entendem totalmente seus conteúdos, deixa-se passar a obra do "espírito Humberto de Campos", que hoje se classifica como obra fake, apenas pela carteirada religiosa conquistada por Chico Xavier.

A obra fake sob o nome Humberto de Campos e, depois, "Irmão X" tem a qualidade dos fakes de Internet. A suposta erudição literária engana, mas, observando bem, é tudo qualquer nota. Podia-se creditar o texto que publicaremos não a Humberto de Campos mas, digamos, a Coelho Neto ou Alphonsus de Guimarães, ou mesmo Machado de Assis, que não faria diferença.

O Correio da Manhã mordeu a isca e, na edição de 28 de julho de 1939, publicou um capítulo fake que passou a fazer parte do livro Novas Mensagens, intitulado "Marte" e que, recentemente, foi atribuído pelas fake news do presidente da Rádio Rio de Janeiro, o jornalista e radialista Gerson Simões Monteiro, como "pioneirismo" de Chico Xavier em relação às descobertas sobre presença de água e vida humana em Marte.

Sabe-se que o mau agouro atingiu o Correio da Manhã a partir de 1964. As energias de Chico Xavier só são favoráveis para quem está de acordo com o conservadorismo social por ele defendido. Rompendo com esse conservadorismo rígido, as energias se tornam maléficas. O Correio da Manhã, administrado por Niomar Moniz Sodré Bittencourt, viúva do proprietário Paulo Bittencourt, até defendeu a queda de João Goulart e o golpe militar de 1964, mas depois se opôs ao regime dos generais, que Chico Xavier apoiava abertamente e com um entusiasmo que seus fanáticos seguidores menosprezam.

Resultado. O Correio da Manhã sofreu intervenção militar em 1969, depois que um de seus ex-jornalistas, o deputado Márcio Moreira Alves, fez um discurso irônico contra os militares e teve o mandato cassado. O discurso teria sido a "gota d'água" para o AI-5 (também apoiado por Chico Xavier). O jornal passou a ser "chapa-branca", mas depois faliu, em 1974, e, em 1978, um estranho incêndio aconteceu no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, que tinha Niomar como membro-fundador e integrante do conselho administrativo, destruindo um enorme acervo de pintura e artes plásticas.

O texto completo aparece abaixo. Ele destoa do estilo de Humberto de Campos, embora uma leitura superficial traga a falsa sensação de profundas semelhanças. Mas a ideia do "falso" é buscar o maior número de semelhanças com o verdadeiro. Semelhança não garante veracidade. Até porque existem vários aspectos que comprometem, no caso de Humberto de Campos, qualquer hipótese de que teria sido ele o autor das obras espirituais.

Marte

Por Francisco Cândido Xavier - 25 de julho de 1939 - livro Novas Mensagens, atribuído a Humberto de Campos. Também publicado no Correio da Manhã de 28 de julho de 1939.

 Enquanto as empresas de turismo organizam na Terra os grandes cruzeiros intercontinentais, realizando um dos mais belos esforços de socialização do século XX, no mundo dos Espíritos organizam-se caravanas de fraternidade, nos planos do intermúndio.
        Enquanto os astrônomos europeus e americanos examinam, cuidadosamente, os seus telescópios, para a contemplação da paisagem de Marte, à distância, de quase trinta e sete milhões de milhas, preparando as lentes poderosas de seus instrumentos de óptica, fomos felicitados com uma passagem gratuita ao nosso admirável vizinho do Sistema_Solar, cujo percurso, nas adjacências do orbe, vem empolgando igualmente os núcleos de seres invisíveis, localizados nas regiões mais próximas da Terra.
        Depois de alguns segundos, chegávamos ao termo de nossa viagem vertiginosa.
        Dentro da atmosfera marciana, experimentamos uma extraordinária sensação de leveza... Ao longe, divisei cidades fantásticas pela sua beleza inaudita, cujos edifícios, de algum modo, me recordavam a Torre Eiffel ou os mais ousados arranhacéus de Nova York. Máquinas possantes, como se fossem sustidas por novos elementos semelhantes ao “Hélium”, balouçavam-se, ao pé das nuvens, apresentando um vasto sentido de estabilidade e de harmonia, entre as forças aéreas.
        Aos meus olhos, desenhavam-se panoramas que o meu Espírito imaginara apenas para os mundos ideais da mitologia grega, com os seus paraísos cariciosos.
        Aturdido, interpelei o chefe da nossa caravana, que se conservava silencioso: “Se a Terra julga a influência de Marte como profundamente belicosa, como poderemos conciliar a definição dos astrólogos com os espetáculos que estamos presenciando?“
        — “E porventura — respondeu-me o excelente mentor espiritual — chegaste a conhecer no planeta terrestre um homem ou uma idéia, que retirasse a humanidade de sua rotina, sem sofrimento e sem guerra?  Para o nosso mundo, Marte é um irmão mais velho e mais experimentado na vida. Sua atuação no campo magnético de nossas energias cósmicas visam a auxiliar os homens terrenos para que possam despir os seus envoltórios de separatividade e de egoísmo.”
        Mas, nesse instante, havíamos chegado a um belo cômoro atapetado de verdura florida.
        Ante os meus olhos atônitos, rasgavam-se avenidas extensas e amplas, onde as construções eram fundamente análogas às da Terra.
        Tive então ensejo de contemplar os habitantes do nosso vizinho, cuja organização física difere um tanto do arcabouço típico com que realizamos as nossas experiências terrestres. 
Notei, igualmente, que os homens de Marte não apresentam as expressões psicológicas de inquietação em que se mergulham os nossos irmãos das grandes metrópoles terrenas. 
Uma aura de profunda tranquilidade os envolve.
        É que, esclareceu o mentor que nos acompanhava, os marcianos já solucionaram os problemas do meio e já passaram pelas experimentações da vida animal, em suas fases mais grosseiras. Não conhecem os fenômenos da guerra e qualquer flagelo social seria, entre eles, um acontecimento inacreditável. Evolveram sem as expiações coletivas, amarguradas e terríveis, com que são atormentados os povos insubmissos da Terra. As pátrias, ali, não recebem o tributo do sangue ou da morte de seus filhos, mas são departamentos econômicos e órgãos educativos, administrados por instituições justas e sábias.
        Era tempo, contudo, de observarmos a cidade com as suas disposições interessantes.
        O leitor não poderá dispensar o nome dessa cidade prodigiosa, e à falta de termos comparativos, chamemos-lhe Marciópolis.
        Orientados pelo amigo que nos dirigia a singular excursão, atingimos extensa praça, onde se erguia um templo maravilhoso pela sua imponência, tocada de majestosa simplicidade, e onde, ao que fomos informados, se haviam reunido todos os credos religiosos.
        De uma de suas eminências, vimos o nosso Sol, bastante diferenciado, entornando na paisagem as tintas do crepúsculo.
        A vegetação de Marte, educada em parques gigantescos, sofria grandes modificações, em comparação com a da Terra. É de um colorido mais interessante e mais belo, apresentando uma expressão de tonalidade avermelhada em suas características gerais.
        Na atmosfera, ao longe, vagavam nuvens imensas, levemente azuladas, que nos reclamaram a atenção, explicando-nos o mentor da caravana fraterna que se tratava de espessas aglomerações de vapor d'agua, criadas por máquinas poderosas da ciência marciana, a fim de que sejam supridas as deficiências do líquido nas regiões mais pobres e mais afastadas do largo sistema de canais, que ali coloca os grandes oceanos polares em contínua comunicação, uns com os outros.
        Tais providências, explica o Espírito superior e benevolente, destinam-se a proteger a vida dos reinos mais fracos da natureza planetária; porque, em Marte, o problema da alimentação essencial, através das forças atmosféricas, já foi resolvido, sendo dispensável aos seus habitantes felizes a ingestão das vísceras cadavéricas dos seus irmãos inferiores, como acontece na Terra, superlotada de frigoríficos e de matadouros.
        Todavia, ao apagar das luzes diurnas, o grande templo de Marciópolis enchia-se de povo. Observei que a nossa presença espiritual não era percebida, dai podermos examinar a multidão, à vontade, em seus mínimos movimentos.
        Todos os grandes centros deste planeta, esclareceu o nosso amigo e mentor espiritual, sentem-se incomodados pelas influências nocivas da Terra, o único orbe de aura infeliz, nas suas vizinhanças mais próximas, e, desde muitos anos, enviam mensagens ao globo terráqueo, através das ondas luminosas, as quais se confundem com os raios_cósmicos, cuja presença, no mundo, é registrada pela generalidade dos aparelhos radiofônicos.
        Ainda há pouco tempo, o Instituto de Tecnologia da Califórnia inaugurou um vasto período de experimentações, para averiguar a procedência dessas mensagens, misteriosas para o homem da Terra, anotadas com mais violência pelos balões estratosféricos, conforme as demonstrações obtidas pelo Dr. Robert Millikan, nas suas experiências científicas. (Ver: misteriosa explosão)
        A palestra esclarecedora seguia o seu curso interessante, mas os movimentos na praça acentuavam-se, sobremaneira.
        No horizonte, surgia uma grande estrela de luz avermelhada, enquanto os dois satélites marciáticos resplandeciam.
        Todos os olhares fitavam o céu, ansiosamente.
        Aquela estrela era a Terra.
        Uma comissão de cientistas iniciou, da tribuna maior do santuário, uma vasta série de estudos sobre o nosso mundo distante. Aparelhos luminosos foram afixados, na praça pública, ao passo que presenciávamos a exibição de mapas quase irrepreensíveis dos nossos continentes e dos nossos mares.  Teorias notáveis com respeito à situação espiritual do planeta terrestre foram expendidas, entendendo-se perfeitamente as idéias dos estudiosos que as expunham, através da linguagem universal do pensamento.
        A Terra enviava-nos a sua claridade, em reflexos trêmulos e tristes. Observamos, então, que os marcianos haviam colocado em seu templo poderosos telescópios.
        Enquanto os melhores aparelhos da América possuem um diâmetro de duzentas polegadas, com a possibilidade de aumentar a imagem de Marte doze mil vezes, a astronomia marciana pode contemplar e estudar a Terra, aumentando-lhe a imagem mais de cem mil vezes, chegando ao extremo de examinar as vibrações de ordem psíquica, na sua atmosfera.
        A nossa grande surpresa não parou ai, entre os mais avançados aspectos de evolução e de cultura.
        Enquanto a luz avermelhada da Terra tocava a nossa visão espiritual, víamos que todas as multidões do templo se haviam aquietado, de leve... A Ciência unida à Fé apresentava um dos espetáculos mais belos para o nosso espírito.
        Vimos, então, que ao influxo poderoso daquelas mentes irmanadas no mesmo nível evolutivo, pela sabedoria e pelo sentimento, formara-se sobre o santuário uma estrada luminosa, em cujos reflexos descera do Alto um mensageiro celeste.
          Recebido com as intensas vibrações de júbilo divino e silencioso, a figura, quase angélica, começou a falar, depois de uma prece comovedora:
        — “Irmãos, ainda é inútil toda tentativa de comunicação com a Terra rebelde e incompreensível!  Debalde os astrônomos terrenos vos procuram ansiosos, nos abismos do Infinito!
        Seus telescópios estão frios, suas máquinas, geladas. Faltam-lhes os ardores divinos da intuição sublime e pura, com as vibrações da fé que os levariam da ciência_transitória à sabedoria imortal.  Fatigados na impenitência que lhes caracteriza as atividades inquietas e angustiosas, os homens terrestres precisam de iluminação pelo amor, a fim de que se afastem do círculo vicioso da destruição, na tecnocracia da guerra.
        Irmãos, contemplemos a Terra e peçamos ao Senhor do Universo que as_modificações,_precisas_ao_seu_aperfeiçoamento, sejam menos dolorosas ao coração de suas coletividades! Oremos pelos nossos companheiros, iludidos nas expressões animais de uma vida inferior, de modo que a luz se faça em seus corações e em suas consciências, possibilitando as vibrações recíprocas de simpatia e comunicação, entre os dois mundos!...”
        A multidão ouvia-lhe a palavra, atenta e comovida, e nós lhe escutávamos a exortação profunda, como se fôramos convocados, de longe, pela harmonia mágica da lira de Orfeu, quando o nosso mentor espiritual nos acorda, do êxtase, a nos bater levemente nos ombros, chamando-nos ao regresso.
        Em todos os lugares, há os que mandam, e vivem os que obedecem. Na categoria dos últimos, voltamos às esferas_espirituais da Terra, como o homem ignorante que fizesse um vôo, sem escalas, através do mundo, confundido e deslumbrado, embora não lhe seja possível definir o mais leve traço de seu espantoso caminho. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Publio Lentulus nunca existiu: é invenção de "Emmanuel" da Nóbrega! - Parte 3

OBS de Profeta Gandalf: Este estudo mostra que o personagem Publio Lentulus, utilizado pelo obsessor de Chico Xavier, Emmanuel, para tentar dizer que "esteve com Jesus", é um personagem fictício, de uma obra fictícia, mas com intenções reais de tentar estragar a doutrina espírita, difundindo muita mentira e travando a evolução espiritual. Testemunhos Lentulianos Por José Carlos Ferreira Fernandes - Blog Obras Psicografadas Considerações de Pesquisadores Espíritas acerca da Historicidade de Públio Lêntulo (1944) :   Em agosto de 1944, o periódico carioca “Jornal da Noite” publicou reportagens investigativas acerca da mediunidade de Francisco Cândido Xavier.   Nas suas edições de 09 e de 11 de agosto de 1944, encontram-se contra-argumentações espíritas defendendo tal mediunidade, inclusive em resposta a uma reportagem anterior (negando-a, e baseando seus argumentos, principalmente, na inexistência de “Públio Lêntulo”, uma das encarnações pretéritas do

Provas de que Chico Xavier NÃO foi enganado por Otília Diogo

 (Autor: Professor Caviar) Diante do caso do prefeito de São Paulo, João Dória Jr., que divulgou uma farsa alimentícia durante o evento Você e a Paz, encontro comandado por Divaldo Franco, o "médium" baiano, beneficiado pela omissão da imprensa, tenta se redimir da responsabilidade de ter homenageado o político e deixado ele divulgar o produto vestindo a camiseta do referido evento. Isso lembra um caso em que um "médium" tentava se livrar da responsabilidade de seus piores atos, como se ser "médium espírita" permitisse o calote moral. Oficialmente, diz-se que o "médium" Francisco Cândido Xavier "havia sido enganado" pela farsante Otília Diogo. Isso é uma mentira descarada, sem pé nem cabeça. Essa constatação, para desespero dos "espíritas", não se baseia em mais um "manifesto de ódio" contra um "homem de bem", mas em fotos tiradas pelo próprio fotógrafo oficial, Nedyr Mendes da Rocha, solidário a

Um grave equívoco numa frase de Chico Xavier

(Autor: Professor Caviar) Pretenso sábio, o "médium" Francisco Cândido Xavier é uma das figuras mais blindadas do "espiritismo" brasileiro a ponto de até seus críticos terem medo de questioná-lo de maneira mais enérgica e aprofundada. Ele foi dado a dizer frases de efeito a partir dos anos 1970, quando seu mito de pretenso filantropo ganhou uma abordagem menos confusa que a de seu antigo tutor institucional, o ex-presidente da FEB, Antônio Wantuil de Freitas. Nessa nova abordagem, feita sob o respaldo da Rede Globo, Chico Xavier era trabalhado como ídolo religioso nos moldes que o jornalista católico inglês Malcolm Muggeridge havia feito no documentário Algo Bonito para Deus (Something Beautiful for God) , em relação a Madre Teresa de Calcutá. Para um público simplório que é o brasileiro, que anda com mania de pretensa "sabedoria de bolso", colecionando frases de diversas personalidades, umas admiráveis e outras nem tanto, sem que tivesse um