(Autor: Professor Caviar)
Um dos mais graves deturpadores da história de todo o Espiritismo, Francisco Cândido Xavier goza, de toda a mídia comercial, de uma reputação baseada na imagem adocicada e fantasiosa do "médium", desenvolvida em padrões infantilizados e piegas, escondendo os aspectos negativos dele.
Mesmo assim, a mídia solidária a Chico Xavier não esconde aspectos estranhos, mesmo quando divulga as mensagens piegas do "médium". E a Editora Alto Astral, do astrólogo João Bidu, voltada ao que há de mais banalizado na mídia televisiva, não ficaria de fora dessas apelações tão cafonas e mistificadoras.
Reproduzimos o texto que soa como um release que transforma Chico Xavier num produto de adoração religiosa, a exemplo de Madre Teresa de Calcutá, no exterior, com aqueles "apelos bonitos de caridade e humildade" que originalmente vieram das mentes maliciosas de gente hoje esquecida como o inglês Malcolm Muggeridge. Estranho não haver, entre os chiquistas, a mesma adoração prestada a Muggeridge e Antônio Wantuil de Freitas, porque, se não fossem eles, Chico Xavier simplesmente não seria tão idolatrado assim, ainda que pela "idolatria às avessas" que atribui a ele um "homem simples e bom", uma falácia que em nada resolve quanto ao deslumbramento cego das paixões religiosas.
O texto tem muitas inverdades, como dizer que Chico Xavier é "pai da Doutrina Espírita no Brasil" - afinal, ele foi deturpador e não precursor - e também apresenta frases atribuídas a outros autores mortos. É risível que, contraditoriamente, os redatores atribuam esses textos às lições de Chico Xavier se eles apresentam identidades diferentes (que não conferem com o estilo, que é absolutamente igual). Como a burrice protege Chico Xavier.
Como sempre, recomendamos que a leitura seja feita com muito cuidado, para que as pessoas não se sintam seduzidas pelas armadilhas dessas paixões. A fascinação obsessiva desse "canto de sereia" contemporâneo é muito forte e leva muita gente à perdição. Por isso, é necessário muita cautela diante do apelo aparentemente belo de tais frases, porque, como preveniram os ensinamentos originais do Espiritismo, elas escondem perigosos mecanismos de mistificação, dominação e escravidão mental das pessoas.
==========
Lições de Chico Xavier sobre caridade e humildade
Da Redação Alto Astral
Inspire-se nas mensagens do médium Chico Xavier sobre caridade e humildade, faça a vida de alguém mais feliz e alimente sua alma com prosperidade!
Pai da Doutrina Espírita no Brasil, Chico Xavier dedicou toda a vida a fim de propagar o bem ao próximo, através de suas lições e sua mediunidade. Para alimentar sua alma com prosperidade, confira algumas mensagens psicografadas pelo médium sobre caridade e a humildade!
A caridade é a salvação
“Caridade é, sobretudo, amizade. Para o faminto é o prato de sopa. Para o triste é a palavra consoladora. Para o mau é a paciência com que nos compete auxiliá-lo. Para o desesperado é o auxílio do coração. Para o ignorante é o ensino despretensioso. Para o ingrato é o esquecimento. Para o enfermo é a visita pessoal. Para o estudante é o concurso no aprendizado. Para a criança é a proteção construtiva. Para o velho é o braço irmão. Para o inimigo é o silêncio. Para o amigo é o estímulo. Para o transviado é o entendimento. Para o orgulhoso é a humildade. Para o colérico é a calma. Para o preguiçoso é o trabalho. Para o impulsivo é a serenidade. Para o leviano é a tolerância. Para o deserdado da Terra é a expressão de carinho. Caridade é amor em manifestação incessante e crescente. É o sol de mil faces brilhando para todos e o gênio de mil mãos, amparando, indistintamente, na obra do bem, onde quer que se encontre, entre justos e injustos, bons e maus, felizes e infelizes, por que, onde estiver o espírito do Senhor aí se derrama a claridade constante dela, a benefício do mundo inteiro.”
(Emmanuel, psicografado por Chico Xavier na obra Viajor)
O perdão
“Use o tostão que sobra e que em nada te aproveita. Dar sempre é exemplificar a caridade perfeita! Caridade é, muitas vezes, fazer-se sempre o menor. Está na luz da humildade a caridade melhor. Caridade é perdoar a quem te causa uma dor. É converter todo o espinho numa braçada de flor. Caridade, enfim, na Terra é buscar a perfeição, A perfeição de si mesmo no templo do coração.”
(Casimiro Cunha, psicografado por Chico Xavier em 1938)
Amor e humildade
“Nós viveremos, universo afora, Trazendo dentro d’alma a vida acesa No ritmo da luz da natureza, Que é a eterna vibração da eterna aurora. A dor, somente a dor nos aprimora, Nos caminhos da prova e da aspereza, elevando a nossa alma na grandeza da grande claridade redentora. Somos os lutadores peregrinos, sonhando pela estrada dos destinos, um castelo de paz, ventura e glórias. Sabemos do passado envolto em ruínas que a luz do amor e as rudes disciplinas, são as chaves das últimas vitórias.”
(Raul de Leoni, soneto psicografado por Chico Xavier em 1936)
Sem magoas no coração
“A humildade não está na pobreza, não está na indigência, na penúria, na necessidade, na nudez e nem na fome. A humildade está na pessoa que tendo o direito de reclamar, julgar, reprovar e tomar qualquer atitude compreensível no brio pessoal, apenas abençoa.”
(Emmanuel, psicografado por Chico Xavier)
Renovação e fé
“Alguém hoje ainda, talvez te procure pedindo auxílio. Alguém que provavelmente não fale, mas que trará nos olhos ou nos próprios atos a súplica de amparo que a palavra nem sempre diz. Alguém que terá errado a rogar-te um gesto de simpatia, a fim de retificar-se; Que se vê sob o frio da angústia, esmolando segurança; Que haverá perdido afeições inesquecíveis no nevoeiro da morte, a implorar-te reconforto; Que padecerá solidão, mendigando momentos de companhia. Não te afirmes incapaz, nem te digas inútil. Auxilia como puderes. O Céu saberá usar-te. Organiza as tuas prateleiras de bondade e serve esperança e coragem aos que te busquem apoio. Oferece-te para o trabalho do bem, como te encontras e tal qual és, fazendo o melhor de ti. Não temas. Se desejas renovação e se tens fé, podes claramente entrar no serviço ao próximo, a colaborar no supermercado da luz, entregando as bênçãos de Deus.”
(Meimei, psicografado por Chico Xavier)
Comentários
Postar um comentário